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SEMINÁRIONTU: SETOR DISCUTE SOLUÇÕES PARA REDUZIR EMISSÃO DE GASES GERADOS PELOS ÔNIBUS

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A chegada do padrão Euro 6 em 2023, as tecnologias disponíveis no mercado brasileiro e a importância da renovação da frota em circulação no país permearam as discussões do 6º painel do Seminário Nacional NTU 2022

“Do Euro à Descarbonização do ônibus urbano” foi tema do debate que reuniu lideranças do setor na discussão sobre a versatilidade das tecnologias para suprir as mudanças no padrão de emissão de carbono dos veículos. Ulisses Lacava Bigaton, Coordenador de Comunicação da NTU e mediador do painel, destacou que este encontro de ideias fortalece iniciativas que entregam soluções de menor impacto ao meio ambiente. “Temos a oportunidade de entender o que as empresas estão fazendo nesta frente e ainda compreender que descarbonização não é unicamente eletrificação. É preciso que todas as opções sejam levadas em consideração para serem pensadas de acordo com as necessidades de cada realidade”, avaliou.

Marcello Von Schneider, diretor institucional & Head da Unidade de Ônibus Elétricos da BYD, e Mauricio Cunha, vice-presidente Industrial da Caio, também pensam da mesma forma. Cunha observou ainda que não há uma matriz única capaz de suprir as necessidades do Brasil. “É importante entender que o veículo elétrico, por exemplo, tem seu nicho em cidades preparadas para que essa tecnologia seja utilizada, mas tão importante quanto a evolução da matriz energética é termos um programa de renovação da frota. É isso que vai trazer benefícios exponenciais para o país”, enfatizou.



Tornar o Brasil protagonista do debate sobre a sustentabilidade do sistema de transporte também foi o ponto de fala da diretora executiva da Eletra, Ieda Maria Oliveira. A executiva explanou sobre o papel da rede privada nessa proposição de mudanças e destacou que o avanço do setor e as novas tecnologias tornam possíveis pensar em alternativas de menor impacto a curto prazo. “Nossa estimativa é que no próximo ano, tenhamos um aumento na demanda por veículos elétricos no país e, falando de um país como o Brasil, que detém a terceira maior frota de ônibus urbano do mundo, é preciso evoluir os modelos de gestão energética para dominarmos todas as tecnologias. Não podemos ter apenas uma tecnologia para aplicação. Todas são importantes. Projetos fundamentais, como biocombustíveis, refletem que precisamos de uma matriz diversificada”, enfatizou Ieda.

Danilo Fetzner, diretor de Vendas Ônibus América Latina da Iveco, destacou que a realidade tecnológica é indiscutível e irreversível. O executivo detalhou também que desenvolver soluções para o mercado brasileiro e pensar em alternativas que acompanhem o crescimento dessas alternativas, como os veículos a gás, somam ao debate e acenam para evolução continua desta agenda. “O Brasil é um dos maiores produtores de extração de gás e pode ser uma alternativa para os elétricos. É de suma relevância termos opções na mesa e debater sobre outras fontes de energia. Apesar de ter mais capilaridade, ainda enfrentemos dificuldades estruturais e precisamos de políticas públicas sérias de incentivo à produção de distribuição de outras matérias-primas”.

Eclético

A diversidade de modais, as experiências observadas em outros países latino-americanos, além da importância da renovação das frotas também foram expostas pelo diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo, João Paulo Ledur. “O futuro não é elétrico. O futuro é eclético. Não há uma única solução em termos de matriz energética nos rumos da descarbonização. Para além da perspectiva da Marcopolo, o caminho da descarbonização passa por uma convergência no mindset dos principais atores do setor para que, de fato, o Brasil seja protagonista desta jornada”, avaliou.

Outro destaque do painel foi a diversidade de negócios no mercado de transportes do país que, segundo o diretor de Vendas e Marketing de Ônibus Brasil da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, e Celso Mendonça, da gerência de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania, há vários Brasis no Brasil, e pensar em soluções direcionadas para cada necessidade gera benefícios que passam pelo equilíbrio de recursos, com tecnologias distintas. Além disso, os executivos observaram ainda que apenas 50% da matriz energética brasileira é hídrica e é essencial entender a origem da eletricidade para que as ponderações sejam feitas, respeitando as peculiaridades de cada região. “Transporte sustentável com uma visão mais sistêmica”, enfatizou Celso.

Jorge Carrer, diretor da Volkswagen Ônibus e Caminhões, reiterou os profundos impactos da pandemia para a economia e ainda que este é um processo gradativo para um setor tão amplo e diverso. “Precisamos de todos os recursos na mesa e de boas fontes de energia para alcançarmos um transporte mais limpo e para que esta seja uma realidade. Em um futuro não muito distante é fundamental que as soluções de mobilidade sejam estratégicas e holísticas, sem dar à tecnologia a responsabilidade de transformar o transporte público.  Estamos falando de renovação ou substituição de frotas e fomentar de forma inteligente o próprio transporte público, com políticas públicas sérias e bem estruturadas”, ressaltou Carrer.

“Se fizermos um retrospecto é notória a evolução do nosso setor. Então, produto não é mais problema. Acessar o produto e torná-lo uma alternativa sustentável é o grande desafio e para isso é urgente política de governo efetiva de longo prazo com programa de renovação de frota ágil”. Esta é a percepção do diretor Comercial de Ônibus Mercado Brasil da Volvo, Paulo Arabian. Ele também aponta para as principais adversidades do setor e alerta para a necessidade de envolver todos os atores nesta agenda. “Não andamos sozinhos. A responsabilidade é dividida”, reforçou.

Coube ao CEO do Grupo Vamos, Gustavo Henrique Braga Couto, a responsabilidade de concluir as discussões do painel. Ele explicou que no país os veículos têm vida útil de 12 anos, em média, uma condição que precisa ser repensada, segundo ele. “Precisamos pensar em opções tangíveis para retirar esses ônibus de circulação e tecnologia não é mais um desafio. Agora, é preciso avançar e pensar como operar uma matriz energética mais limpa, com veículos mais eficientes, com soluções híbridas e tecnologias complementares. É Pensar sobre uma ótica estrutural para desenvolver soluções economicamente viáveis”, concluiu.

Fonte: NTU

REDE 5G MAIS CEDO NAS CIDADES BRASILEIRAS

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Conecta 5G oferece aos municípios acesso facilitado à quinta geração móvel e pode render receitas acessórias às prefeituras

A luminária pública inteligente com antena 5G integrada é a solução que vai antecipar o acesso à rede 5G para municípios brasileiros. Desenvolvida exclusivamente para o projeto Conecta 5G, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a luminária é um caminho para a instalação da infraestrutura necessária para a quinta geração móvel, e pode render às prefeituras receitas acessórias para seus municípios, além de novos modelos de negócios que contribuam para o desenvolvimento regional.

O Conecta 5G é um projeto da ABDI em parceria com o Parque São José dos Campos, e apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A luminária, desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu, contém uma antena 5G embutida e utiliza a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.



Curitiba, no Paraná, foi a primeira capital brasileira a receber a tecnologia. O programa vai funcionar, no primeiro momento, em caráter de teste, em uma zona urbana limitada pelas prefeituras.

“Estamos criando a oportunidade de o município testar a conexão 5G, por meio da iluminação pública, que vai contribuir para a melhoria da segurança pública, da mobilidade urbana e dos serviços em geral. Isso significa internet de alta qualidade para o cidadão e, para a prefeitura, a possibilidade de testar modelos de negócios com aplicações de 5G voltadas a empresas ou startups”, afirma o presidente da ABDI, Igor Calvet.

A transmissão do sinal do 5G requer a instalação de, pelo menos, cinco vezes mais antenas em relação à quantidade utilizada pelo 4G. Para isso, as cidades precisam adequar suas legislações locais àC, um processo que pode causar lentidão para o acesso à quinta geração móvel.

Com as luminárias inteligentes do projeto Conecta 5G, os municípios resolvem esta questão de infraestrutura porque podem instalar a tecnologia nos postes de iluminação pública. “Colocar antenas dentro das luminárias vai resolver a questão da falta de locais nas cidades, independentemente da lei de antenas, que regula o uso de espaços privados para sua colocação. Isso porque no Brasil, o poste é da concessionária de energia, e, portanto, um espaço privado, mas a luminária é do município, é pública”, explicou o gerente de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstein.

A instalação das luminárias inteligentes com antena 5G começa em julho, nas primeiras cidades que aderiram ao projeto. Nesta primeira fase, o Conecta 5G terá a duração de 36 meses e recursos da ordem de R$ 10,3 milhões, sendo R$ 10 milhões da ABDI e o restante de contrapartida. Os testes serão realizados nas faixas de frequência 3.7; 3.8; 27.5; e de 27.9 GHz (gigahertz) da tecnologia 5G.

Nesta etapa, a luminária oferecerá a rede 5G para conexões entre equipamentos urbanos, como semáforos inteligentes, e aplicações empresariais. O cidadão não terá acesso ao sinal 5G, mas poderá usufruir de uma internet de alta qualidade, a partir da rede WiFi instalada também na luminária.

Após a fase de testes, Tiago explica que os municípios poderão montar seu parque de iluminação pública com luminárias inteligentes por meio de recursos advindos da contribuição municipal de iluminação pública, chamada em alguns municípios de Contribuição de Iluminação Pública (CIP). E poderão, inclusive, gerar receita acessória com o aluguel das luminárias para as operadoras de telefonia.

Esse modelo, segundo ele, pode resultar ainda em parcerias público-privadas (PPPs), onde as operadoras podem estar junto com o município – a operadora atendendo o usuário final e gerando renda, e o município tendo seu serviço próprio.

De modo geral, a rede 5G vai habilitar tecnologias que terão impacto na economia e que vão melhorar a vida das pessoas, como telemedicina, sensores nas cidades, medidores inteligentes, entre outras. “Vai melhorar nossa segurança pública, nossa mobilidade, nossa saúde e nossa educação, com melhor conexão nas escolas, aulas on-line, por exemplo, em tempo real”, afirmou o gerente da ABDI.

Atualmente, fazem parte do Conecta 5G  as capitais Curitiba (PR) e Maceió (AL) e 12 municípios do país: Juiz de Fora (MG); Ceará-Mirim (RN); Petrolina (PE); Araguaína (TO); Jaraguá do Sul (SC);  Picos (PI); Sorocaba (SP); Paraipaba (CE); Pato Branco (PR); Foz do Iguaçu (PR); Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA).

Fonte: ABDI

NA SEMANA DO CICLISTA, KLM REFORÇA DESAFIO DE BIKE PARA PLANTIO DE ÁRVORES NA AMAZÔNIA

Desafio KLM Pedale por Árvores está aberto para pessoas de todo o Brasil até 28 de agosto; ação converte quilômetros pedalados na recuperação de ecossistemas na Amazônia

Para celebrar a Semana do Ciclista, cuja data principal é o Dia Nacional do Ciclista, na sexta-feira (19), a KLM está reforçando a importância da participação da população no Desafio KLM Pedale por Árvores — iniciativa lançada pela companhia no início deste mês que convida pessoas de todo o país a pedalar e ter os quilômetros percorridos convertidos no plantio de árvores na Amazônia. O desafio já ultrapassou a marca de 60 mil quilômetros, e a companhia tem a meta de atingir 150 mil quilômetros até 28 de agosto, o que garantirá o plantio de seis mil árvores para a recuperação de ecossistemas na Amazônia.

Cada 25 quilômetros pedalados pelos participantes do desafio serão convertidos pela KLM no plantio de uma árvore na Amazônia. Para participar do desafio, é necessário baixar o app Km Solidário, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos, se registrar e selecionar o Desafio KLM Pedale por Árvores, que durante o período da ação está em destaque na plataforma. Após esta primeira etapa, o participante pode começar a pedalar e, ao final da atividade, sincronizar seus quilômetros, sem nenhum custo financeiro. Com o app Km Solidário baixado, os participantes também podem contabilizar a atividade via apps Strava e Garmim.



“Esta é uma semana muito especial para o Desafio KLM Pedale por Árvores, pois contempla uma das datas mais especiais para as milhões de pessoas apaixonadas por bikes. Queremos justamente unir esta paixão mútua pela bicicleta com uma causa nobre como a que estamos apresentando para proporcionar um retorno à sociedade e conscientizar sobre o futuro do nosso meio ambiente. Apostamos na força da união das pessoas e do apoio coletivo para que possamos ampliar ainda mais o desafio e ver cada um dos participantes deixando sua marca para o plantio de árvores na Amazônia”, diz Christine Honore Briso, líder de sustentabilidade do grupo Air France-KLM na América do Sul.

Para simbolizar e dar ainda mais visibilidade à ação, a companhia conta com um espaço exclusivo na Ciclovia Rio Pinheiros em São Paulo: a KLM Bike House, que traz uma série de iniciativas da empresa focadas em sustentabilidade e conta com uma bicicleta fixa para quem quiser contribuir ainda mais para o desafio.

Na KLM Bike House, a comunidade pode acompanhar os quilômetros pedalados no desafio em um placar digital, atualizado diariamente, assim como saber mais sobre os compromissos da KLM com o programa Fly Responsibly. A casa da companhia na Ciclovia do Rio Pinheiros também conta com o concurso* KLM Bike House, com o sorteio de três passagens para Amsterdã entre aqueles que visitarem o lugar. O espaço está aberto a qualquer pessoa — de atletas a famílias e grupos de amigos — que queira aproveitar para descansar, apreciar o pôr do sol no mezanino ou mesmo recarregar dispositivos móveis em redes alimentadas exclusivamente por energia solar.

Retorno à sociedade

O plantio de árvores resultante do Desafio KLM Pedale por Árvores será feito em parceria com a startup Meu Pé de Árvore e contemplará três áreas de preservação permanentes com condições de área úmidas, as quais abrangem duas nascentes d’água. As árvores serão plantadas em novembro, quando se inicia o período de chuvas na região. Todos os detalhes estão disponíveis em uma página dedicada.

Os parceiros da KLM Bike House e do Desafio KLM Pedale por Árvores

Ciclovia Rio Pinheiros abrange 22,2 km e faz parte do Programa Novo Rio Pinheiros, do Governo do Estado de São Paulo. No início de 2020 foi adotada pela Farah Service, em um contrato firmado com a CPTM (STM). Houve, então, uma expansão de atuação para implantação de maiores estruturas. A ciclovia conta hoje com cafés, pista para aula de bikes, container com área de descanso, chuveiros, pontos para carregamento de celulares, bombas de ar para enchimento de pneus e outros atrativos, além de desenvolver ações culturais e de preservação da fauna e flora da região. Atualmente, a ciclovia registra cerca de 160 mil acessos por mês.

Km Solidário tem como missão combater o sedentarismo e amplificar as boas práticas sociais, por meio de um aplicativo que conecta praticantes de atividades físicas com pessoas, projetos e empresas que buscam contribuir para a redução da desigualdade social e econômica existentes no Brasil. Lançado em fevereiro de 2021, o app conta com mais de 130 mil usuários e 14 instituições cadastradas, entre elas Instituto Ayrton Senna, GRAACC e Gerando Falcōes.

Meu Pé de Árvore trabalha na recuperação de áreas degradadas da floresta amazônica no estado de Rondônia, por meio de sistemas de produção regenerativos e autossustentáveis implementados em conjunto com agricultores familiares.

Como acessar a KLM Bike House

A KLM Bike House está localizada na Ciclovia do Rio Pinheiros em São Paulo, entre os acessos da Vila Olímpia e do Parque do Povo. A entrada é totalmente gratuita e só é possível com bicicleta.

Horários de funcionamento:

KLM Bike House — diariamente das 7h00 às 22h00

Ciclovia Rio Pinheiros — diariamente das 5h30 à 0h00

Com informações da Assessoria de Imprensa

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GOOGLE PRORROGA ATÉ DOMINGO (21) PRAZO PARA INSCRIÇÕES DE PROJETOS DE ONGS E ACADÊMICOS EM WORKSHOP DO PROGRAMA AI FOR SOCIAL GOOD

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Workshop reunirá organizações e pesquisadores para troca de experiência e desenvolvimento dos projetos, em setembro. Propostas selecionadas após o workshop receberão suporte operacional e recurso financeiro para execução da iniciativa

O Google prorrogou até as 23h59 do próximo domingo, dia 21 de agosto, as inscrições para a terceira edição do workshop colaborativo do programa AI for Social Good — que ocorrerá em setembro deste ano — para projetos de Organizações Não Governamentais (ONGs) e de pesquisadores acadêmicos, que utilizam Inteligência Artificial (I.A.) em soluções nos campos de Sustentabilidade e Clima e de Oportunidade Econômica.

As iniciativas selecionadas, após a participação no workshop, receberão aportes de US$ 75 mil (ONGs) e US$ 30 mil (Acadêmicos) do Google. org, braço filantrópico do Google, para a execução das propostas, além de suporte operacional para dar vida às ideias.



O objetivo central do workshop é reunir trabalhos que tenham um potencial significativo de impacto e, se possível, preocupados com a promoção da equidade e da justiça racial. Será uma oportunidade para que a academia e as organizações possam apresentar seus projetos e compartilhar experiências, apostando também em possíveis colaborações nas respectivas rotinas de trabalho e no desenvolvimento das iniciativas.

Vale destacar que, também após o workshop, os participantes terão a possibilidade de uma nova aplicação para o programa, com novos projetos conjuntos entre as ONGs e os acadêmicos.

Uma equipe de especialistas do Google analisará cuidadosamente cada proposta, e as selecionadas estarão qualificadas para financiamento e suportes adicionais do Google, que podem incluir a oportunidade de colaboração de pesquisadores, engenheiros, gerentes de programas e produtos do Google e o acesso a créditos do Google Cloud para atender às necessidades de computação em nuvem.

As ONGs selecionadas podem receber US$ 75 mil em financiamento do Google. org para apoiar o projeto detalhado nas propostas de pesquisa. Já os acadêmicos escolhidos serão nomeados “Impact Scholars”, e reconhecidos por seus esforços na liderança de projetos de I.A. que tenham impacto no mundo real.

Os Impact Scholars receberão um prêmio irrestrito de US$ 30 mil. Espera-se que os projetos financiados tenham o escopo de um ano. No final deste período, projetos que conduzam pesquisas inovadoras e validem a hipótese inicial por meio de testes-piloto poderão ser considerados para financiamento e apoio adicionais.

AI For Social Good

O Google acredita que IA pode fornecer novas maneiras para contribuir na solução de problemas e melhorar significativamente a vida das pessoas, devido às ferramentas disponíveis para a exploração de questões difíceis ou ainda não respondidas. Porém, por mais que IA possa ajudar, não é uma solução mágica: o progresso requer colaboração entre todos os setores da sociedade.

É por isso que o Google tem investido em IA for Social Good, incluindo trabalho colaborativo na previsão de enchentesajuda a pessoas com fala atípica e doença ocular diabética. Além disso, a empresa também fundou organizações como Climate TRACE, um consórcio de grupos que trabalham para rastrear as emissões globais de gases de efeito estufa, e BlueConduit, que trabalha para criar uma comunidade-informada, ferramentas de código aberto que mapeiam as principais linhas de serviço.

O Google anunciou apoio a seis projetos de IA for Social Good em 2020 e outros 30 projetos em 2021. Esses projetos são colaborações entre acadêmicos e parceiros de ONGs. Os pares desenvolveram ideias de projetos no workshop organizado em parceria entre Google Research, o programa de Relações Universitárias do Google e Google.org, e foram incentivados a enviar propostas de pesquisa que foram avaliadas por especialistas do Google e selecionadas para financiamento.

A empresa também forneceu essa seleção de projetos com apoio em espécie, assistência pro bono e muito mais —tudo para ajudar as equipes de projeto a obterem um impacto real em campo. Para ver uma amostra de projetos financiados no Workshop AI for Social Good 2021. Além disso, o Google está focado em apoiar avanços científicos que impactam positivamente a vida de comunidades que tradicionalmente não foram beneficiadas pelo avanço tecnológico.

Para organizações sem fins lucrativos que foram selecionadas para receber o financiamento, o contrato padrão exigirá que qualquer propriedade intelectual criada com o suporte do Google. org seja disponibilizada ao público gratuitamente sob uma licença de código aberto permissiva.

O IP pré-existente não é um requisito. A ideia é permitir que a comunidade de pesquisa se baseie nesse trabalho. Os projetos iniciais deram passos significativos e o Google está confiante de que o avanço de um modelo colaborativo é importante para alcançar impacto científico e no terreno no campo da IA ​​para o Bem Social.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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MOBILIDADE ELÉTRICA PELO MUNDO

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  • Bogotá, na Colômbia, deve encerrar 2022 com a maior frota de ônibus elétricos da América Latina 

  • Living Lab em Corroios, Portugal, tem centro de investigação inteiramente dedicado à mobilidade elétrica 

A Colômbia consome hoje cerca de 40% de sua energia do petróleo diretamente para o transporte, por isso, o governo implementou uma política que busca substituir esse recurso por energias renováveis. Está promovendo o uso de veículos elétricos e de emissão zero. Esta política incluiu a substituição de cerca de 30% dos novos veículos públicos durante os próximos seis anos. E o melhor disso tudo? A Siemens é sua principal aliada. 

Bogotá, a capital da Colômbia, tem pouco mais de 7 milhões de habitantes (bastante equivalente à cidade do Rio de Janeiro, com 6,75 milhões) e está atualmente em um processo de descarbonização do transporte para alcançar compromissos climáticos e melhorar a qualidade do ar na cidade e, assim, tornar-se uma capital líder em mobilidade motorizada de emissão zero. 



A Siemens, por sua vez, por meio de seu negócio de Infraestrutura Inteligente, deu um grande passo em direção ao futuro da eletromobilidade na América Latina, fornecendo 119 Sichargers e 381 Distribuidores CCS que permitem o carregamento de mais de 400 ônibus do depósito. Por isso, a Siemens, em parceria com a FANALCA e a TRANSDEV, junta-se ao projeto abrangente que transformará Bogotá em uma das cidades com maior frota de ônibus eletrônicos da América Latina. Esta solução beneficiará mais de 300 mil usuários de Transmilenio, sistema de transporte público metropolitano de veículo leve sobre pneus. 

De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Bogotá, foram previstas ambiciosas metas de reforma para o transporte público, que deve encerrar 2022 apenas com ônibus elétricos, e estima-se que até 2036, tanto a SITP (Sistema de Transporte Público de Bogotá) quanto os táxis serão elétricos. 

A renovação da frota oficial está sendo feita progressivamente desde o início de 2022, buscando alcançar que 100% da frota para o transporte de passageiros das entidades seja elétrica até 2030. A Siemens fará parte desse processo através da consolidação de sua tecnologia e infraestruturas inteligentes e Bogotá será uma cidade sustentável, atenta à acessibilidade e competitiva globalmente.

Enquanto isso, em Corroios, Portugal

A Siemens criou em Portugal, na freguesia de Corroios, o ecossistema Living Lab para a mobilidade elétrica que reúne capacidade produtiva, investigação e desenvolvimento e um centro de competências de vendas, engenharia, gestão de projeto e serviços. Além de apoiar o desenvolvimento de soluções de carregamento que serão implementadas em todo o mundo, permite facilitar a realização de ensaios em fábrica. Lá já foram produzidos carregadores elétricos para 13 países de quatro continentes. 

O Living Lab de Corroios é inteiramente dedicado à mobilidade elétrica e está disponível para clientes e parceiros que queiram realizar ensaios e provas de conceito dos carregadores de veículos elétricos que são produzidos na fábrica da Siemens em Portugal – a família SICHARGE UC. Equipado com um veículo elétrico de grande porte para transporte de passageiros, convertido e modernizado, o Living Lab tem sala de controle, uma zona dedicada ao Depot Charging, ou seja, ao carregamento em terminal ou entreposto, e uma área para o Opportunity Charging, onde é simulado o carregamento feito durante os períodos em que os passageiros são aguardados. 

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

PROGRAMA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO INICIA ACELERAÇÃO E RESIDÊNCIA GRATUITAS COM STARTUPS VERDES

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Green Sampa garante apoio a empresas, geração de empregos e aumento da competitividade econômica na Capital

O programa Green Sampa, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, deu a largada para a quarta edição com 30 startups selecionadas para aceleração e residência gratuitas. Durante dez meses, os negócios focados em soluções de economia sustentável terão a chance de se desenvolver e fortalecer as atividades. O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento.

A solenidade de abertura foi realizada na quinta-feira (11), no Centro de Inovação Verde Bruno Covas, em Pinheiros, com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira, e as empresas que serão aceleradas. No equipamento, no andar do Hub Green Sampa, as empresas terão acesso a um espaço exclusivo com infraestrutura completa para desenvolver e expor produtos e soluções.



“A economia verde é resultado de uma agenda que contempla cada vez mais temas ambientais e de impacto social. ?O nosso principal objetivo com a aceleração de startups é, justamente, aumentar as oportunidades de negócio de uma empresa ainda em desenvolvimento, além de potencializar ainda mais as que já estão bem estruturadas, ajudando não apenas o meio ambiente, mas promovendo também o potencial competitivo do setor”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O processo é voltado para negócios que atuam com foco em eficiência energética e indústria limpa, melhoria da qualidade do ar, da água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; mobilidade urbana e transporte; parques e áreas verdes; e ecoeficiência.

“A economia verde e a sustentabilidade, aliadas às iniciativas criadas pelo poder público, se tornam a cada dia temas de grande relevância e impacto social. Em um momento em que empresas e sociedade passam a enxergar a necessidade de fortalecimento de ações voltadas para o meio ambiente, a iniciativa da Prefeitura de São Paulo cria um futuro para que essa cadeia produtiva se fortaleça e continue promovendo a geração de emprego, renda e de uma cidade mais sustentável”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Green Sampa – Lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders. Anualmente, oferta chamadas para aceleração e residência de empresas de tecnologias verdes, oferecendo qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócio e demodays.

Conheça as startups que serão aceleradas:
Triciclo

É uma empresa do Grupo Ambipar. Atua com logística reversa, hoje tem três tipos de máquinas no mercado, que tem como foco a reciclagem de materiais e o cashback para os nossos usuários.

Um Bom App
Empresa participante do Shark Tank Brasil. Uma Foodtech que desenvolve soluções para o combate ao desperdício de alimentos e a mitigação da fome. Uma solução tecnológica criada para facilitar a comercialização de alimentos excedentes ou produtos próximos da validade.

Metarecicla
Já passou pelo programa Vai Tec. Coleta descarte de eletroeletrônicos e destinamos para aplicamos em educação Socioambiental, robótica e cultura maker.

Filaap
Conecta caminhoneiros aos pontos de entrega com tecnologia e uso da geolocalização em tempo real, com agilidade, previsibilidade e cuidado com o profissional, determinam o lucro dos entregadores.

Coletalixo.com
Uma startup de tecnologia com um software inovador que identifica ofertas e demandas de serviços de coleta de lixo. Operar por meio de economia compartilhada, aproveitando toda malha disponível das empresas de coleta em todas as regiões, oferecendo qualidade e segurança a preços competitivos.

SaveAdd
A SaveAdd estabelece ações e relacionamentos, baseado em regras de negócio cadastradas em nossa IA, para novos usos, tendo as conexões feitas via aplicativo. Fazemos a auditoria automatizada, para aprender e reavaliar processo, visando reduzir a perda ao máximo hoje e no futuro, oferecendo relatórios gerados com o processo de machine learning.

Larbor
Tratamento automático de água, hoje focados em piscinas coletivas. Controle e dosagem pelo celular.

Topten
A topten.eco.br é uma plataforma online inovadora que analisa a eficiência energética de produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, buscando auxiliar o consumidor a realizar uma compra com maior consciência ambiental.

Água Quente para Todos
Implantação de aquecedores solares de água em residências de famílias de baixa renda.

Realixo
É um serviço de coleta seletiva de resíduos recicláveis e orgânicos, por meio de uma série de ferramentas (físicas e digitais) que permite que os clientes tenham um estilo de vida mais sustentável, saudável e feliz.

Sítio Sampa
O Sítio Sampa é uma das maiores Hortas Urbanas Certificadas Orgânica de São Paulo, localizada no bairro do Jaguaré. Atualmente sua área plantada é de 2 hectares, podendo ser ampliada para até 12 hectares. O projeto visa a ampliação de áreas verdes na cidade, vender direto ao consumidor a preços acessíveis, fomentar a criação de outras hortas urbanas e promover e resgatar a cultura alimentar e hábitos alimentares por meio de ações educacionais.

Santa Food
Transformando o futuro das cidades por meio da micro economia verde circular. A plataforma fortalece cultura local, combate a gentrificação, respeita recursos naturais e meio ambiente, através da educação, geração renda para famílias urbanas e rurais, conexão ponta a ponta da cadeia de alimentos da produção até o descarte e compostagem, usando tecnologia e inteligência, tornando a região autônoma, empoderando os moradores e empresas da comunidade na criação deste ambiente mais justo e sustentável.

Mama Filó
A Mama Filó é um modelo de indústria alimentícia com governança ambiental, social e econômica. A Mama é um ecossistema colaborativo que através da venda de refeições saudáveis contribui para um mundo mais inclusivo, que se regenere ambientalmente e seja mais equilibrado financeiramente.

Eleventec
Proporciona recargas rápidas a veículos elétricos de forma conveniente, utilizando um equipamento portátil, para atender o cliente onde e quando necessitar.

hiBike
Um meio de pagamento e programa de fidelidade que além de trazer bons resultados e novas receitas para os parceiros, está totalmente ligado aos princípios ESG. Atitude e bons negócios: simples assim. Transformamos o uso da bicicleta em pontos com os quais ciclistas adquirem vantagens e descontos exclusivos no preço final de vários produtos e serviços.

Toca do Pet Eco Arte
Utilizando material em descarte ou reciclado, criamos novas peças para o lar e seu amigo Pet (cão e gato).

Reciclabeer Soluções Sustentáveis.
A empresa trabalha com tambor amassador de latas de alumínio.

AZ Maria
Já passou pelo programa Vai Tec. Uma marca de moda que se define como um negócio de impacto socioambiental por propor soluções a três grandes desafios da indústria têxtil: 1. Impacto social, trabalho análogo a escravidão: Oferecem treinamento gratuito para costureiras precificarem sua mão de obra; 2. Impacto ambiental, utilizam resíduos têxteis, impedindo assim que eles cheguem até lixões, aterros sanitários e que sejam incinerados; 3. Impacto social, o corpo real na centralidade da criação.

ESR Soluções Sustentáveis
A ESR será um HUB para a conexão de soluções em reciclagem do Isopor®. Através de uma plataforma, serão conectadas universidades e centros de tecnologia, empresas, cooperativas, operadores de reciclagem e outros agentes da cadeia de reciclagem de Isopor®. A empresa busca a promoção da inovação, compartilhamento de conhecimentos e negociações comerciais e oferece projetos, PMO de projetos, capacitações e eventos. O objetivo é o de mitigar o descarte incorreto de EPS.

Zee Sustentabilidade
Uma greentech compromissada com a segurança nas Mudanças Climáticas, desenvolvimento sustentável no agronegócio e Sustentabilidade. A carteira verde é nosso produto de impacto idealizado para promover a descarbonização de solo para o produtor rural. Por meio deste projeto pequenos produtores e agricultores rurais passam a ter acesso ao mercado voluntário de carbono, garantindo uma safra mais segura e incentivando a produção mais verde livre de insumos poluentes.

Menzani Chapas Ecológicas
Fabricação de chapas ecológicas utilizando resíduo pós indústria e pós consumo.

Eco Circuito – biodigestor
O principal produto da Eco Circuito é o biodigestor ECO PRO, que realiza o descarte sustentável do resíduo orgânico de forma automatizada e inteligente, com controle de procedência personalizada para reduzir o desperdício de alimentos em cozinhas profissionais, hotéis, hospitais, refeitórios industriais e outros. Os equipamentos possuem tecnologia biomecânica e 100% natural que transformam resíduos de alimentos, crus ou cozidos, típicos de qualquer cozinha profissional em efluente, sem odor.

Be.Sun
A startup é gerida por mulheres. São coletados resíduos e sobras da construção civil que estejam em bom estado e possam ser vendidos a baixo custo para o público B2B B2C, retirando doações de resíduos sólidos (RCC) em bom estado, que possam ser reutilizados. Ajudam a empresas e profissionais de construção civil a realizar a destinação correta, diminuindo os descartes irregulares.

Projeto Flow
Um dispositivo que permite o reuso de água em vasos sanitários. Flow adapta o vaso sanitário em um minuto sem a necessidade de reforma ou mão de obra especializada. O projeto acredita que soluções ecológicas podem ser bons investimentos, por isso trabalha para oferecer produtos com alto retorno financeiro e ambiental adaptados ao âmbito domiciliar e urbano.

Cidades.co
Negócio social que nasceu com o propósito de revitalizar os espaços públicos, que de forma geral, estão em péssimas condições. Criaram um modelo de “adoção colaborativa” de praças e espaços públicos, onde potencializamos grupos de cidadãos engajados nas transformações de seus bairros. Por meio de uma plataforma de tecnologia, aliada à metodologia colaborativa, grupos de vizinhança criam projetos de mobilização comunitária e revitalizam as praças de forma ágil e simples.

u-Shar
Plataforma digital baseada em economia circular, que conecta as pessoas que possuem bens com janelas de tempo ociosas com aqueles que precisam deles B2B, B2C, C2C. Tem sistema de pagamento integrado, agenda automatizada, geolocalização e logística. Produz dados sobre o tempo, uso e custo de manutenção. Conta com prateleiras inteligentes: o locatário faz a reserva, paga na plataforma e pega na prateleira mais próxima. Usam IoT e AI para automatizar e controlar a retirada e devolução de produtos.

Bio Educação Digital
É especializada em produção, distribuição de conteúdo e formação profissional na área de Divulgação Científica (DC). A equipe é formada por pesquisadores voluntários, atuantes em instituições científicas de vários estados do Brasil. Para este edital, a empresa tem como objetivos desenvolver o podcast “Fala, Bio!” após a primeira testagem do MVP e se inserir no ecossistema empreendedor de São Paulo.

Horta Urbana Cinequebrada
Projeto focado em promover atividades ocupacionais para pessoas da terceira idade e desenvolver socioeconomicamente a região da Cohab Juscelino K. em uma horta de 3 mil metros quadrados serão produzidos alimentos como mandioca, feijão guandu, banana, couve, milho, abóbora, feijão carioca, quiabo, morango, mamão, entre outros. A startup conta com a participação de cinco pessoas nesta atividade sendo três delas da terceira idade.

Recicla.se
Plataforma de gestão de resíduos que soluciona o desafio do descarte adequado de resíduos sólidos recicláveis. Por meio de tecnologia, coleta, destina e certifica todo o ciclo de vida de resíduos recicláveis. A Recila.se gera impacto socioambiental positivo para que as empresas sejam mais sustentáveis e eficientes.

Pm For Future
Plataforma de mentoria especializada em gestão de produto digital que impulsiona a agenda 2030 de ODSs ligados ao meio ambiente conectando product managers a ONGs. Para o aluno de product management, é a oportunidade de receber mentoria e de desenvolver soluções de impacto para o meio ambiente. Para o mentor, é a oportunidade de fortalecer seu portfólio e de previsibilidade de mentorias. Para ONGs, é uma oportunidade de desenvolver produtos digitais para seus principais desafios.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

HIDROGÊNIO VERDE TEM FORTE POTENCIAL COMO FONTE ENERGÉTICA NO BRASIL, DIZ PESQUISA

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Estimativa mostra que, considerando somente os projetos de larga escala do setor, anunciados a partir de 2021, os investimentos chegam a US$ 500 bilhões até 2030

Apesar da matriz energética brasileira ser majoritariamente de fontes renováveis – 61,8% do sistema é abastecido pelas hidrelétricas, por exemplo – ainda há muito potencial para que diferentes setores se tornem mais sustentáveis. Uma das soluções que tem ganhado força nos últimos anos é a adoção do hidrogênio sustentável.

De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês), desde 2000, 990 projetos de hidrogênio foram identificados no mundo. São 67 países com pelo menos uma iniciativa sustentável na área. As informações da agência também revelam a capacidade brasileira nesse aspecto: são quatro projetos dessa natureza no Brasil.



Estimativas do Hydrogen Council mostram que, considerando somente os projetos de larga escala do setor, anunciados a partir de 2021, os investimentos chegam a US$ 500 bilhões até 2030. O mapeamento faz parte do estudo Hidrogênio Sustentável: Perspectivas para a Indústria Brasileira, realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O material será lançado no encontro “Estratégias da Indústria para uma Economia de Baixo Carbono”, que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, em São Paulo.

Além das vantagens econômicas ao país, o hidrogênio sustentável também é extremamente viável ao Brasil em termos de produção. “Temos todas as condições para ser protagonista no processo de descarbonização da economia no mundo através de tecnologias limpas como o hidrogênio verde”, afirmar o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

O levantamento feito pela CNI identifica duas modalidades de produção do hidrogênio sustentável adequadas para uso no setor industrial: o hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis, como energia solar e eólica sem emissão de gases de efeito estufa, e o hidrogênio azul, obtido a partir do gás natural e com emissões reduzidas por meio da tecnologia de captura e armazenamento de carbono.

“A consolidação do Brasil como produtor de hidrogênio tem o potencial de gerar empregos, atrair novas tecnologias e investimentos e desenvolver modelos de negócios, bem como inserir o país numa posição relevante na cadeira global de valor, o que pode alterar positivamente a balança comercial do país”, destaca Robson.

A confederação faz a ressalva que o desenvolvimento desse tipo de solução no país depende de medidas estruturais, entre elas a elaboração de uma política industrial que impulsione a produção de equipamentos e a prestação de serviços, com incentivos fiscais para descarbonização dos setores, contribuindo para um desenvolvimento econômico sustentável.

Entre os ramos que mais se beneficiariam do uso imediato da produção de hidrogênio sustável, a CNI destaca os setores industriais de refino e fertilizantes, por serem grandes consumidores dessa matéria prima. No caso de ramos como a siderurgia, metalurgia, cimento e cerâmica, a adoção do hidrogênio sustentável seria de curto e médio prazo.

Além de surgir como oportunidade para descarbonizar a indústria nacional, o hidrogênio verde também poderia ser exportado, em especial para a Europa. Entre os potenciais parceiros do Brasil nesse negócio está a Alemanha, que tem feito acordos como diversos países para a compra de hidrogênio sustentável para uso final e modernização de seu sistema produtivo. Em troca, o país venderia ou transferiria tecnologia de produção alemã.

Para incentivar a estruturação e consolidação nesse mercado no país, a CNI propõe a criação do Observatório da Indústria para o Hidrogênio Sustentável, uma plataforma para a divulgação de informações e análises sobre tecnologias e políticas públicas voltadas à indústria nacional.

“O foco é a construção marcos regulatórios que tragam segurança aos investimentos, incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias, adoção das melhores práticas internacionais e promoção de estudos que dimensionem adequadamente o potencial do segmento”, finaliza o presidente da CNI.

Fonte: CNN Brasil

SUSTENTÁVEL E MAIS BARATO: ENTENDA COMO AS PEQUENAS HIDRELÉTRICAS PODEM ECONOMIZAR MILHÕES DE REAIS DO BOLSO DO CONSUMIDOR

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Para 2022, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) projeta um aumento de mais 21%

A energia elétrica acumulou uma alta de 114% em 2021, segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), e a tendência é de piora do cenário. Para 2022, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) projeta um aumento de mais 21%.

Já a tarifa de energia residencial do brasileiro deve fechar o ano de 2022 com alta média de 9,8%, segundo previsão da TR Soluções, empresa de tecnologia especializada em tarifas de energia. No primeiro semestre do ano, 20 distribuidoras passaram por reajustes tarifários homologados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com uma média de 13,57%.



Entretanto, há ainda outras 33 concessionárias que vão passar pelo processo de revisão tarifária e devem observar uma alta média de 5,6%, menos da metade do reajuste médio do semestre.

A redução dos percentuais se deve principalmente ao fato de que a maior parte dos custos da crise hídrica do ano passado já foram repassados às tarifas das concessionárias cujos processos tarifários se dão na segunda metade do ano.
PCHS e CGHS podem ser a solução

Diante dessa realidade, duas modalidades de geração de energia têm chamado a atenção do mercado. Conhecidas como PCHs e CGHs, as Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas estão se apresentando como alternativas sustentáveis e baratas.

Um dos motivos para o ânimo do mercado é que as usinas hidrelétricas, por terem sua tarifa indexada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), oferecem uma alternativa muito mais econômica do que as termelétricas, por exemplo, que têm seus valores diretamente vinculados ao preço do barril de petróleo no exterior.

Um elemento que vai ajudar a desacelerar as variações das tarifas de energia é a perspectiva de aporte de R$5 bilhões relativos às outorgas de hidrelétricas da Eletrobrás ao orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) neste ano. O montante, já vem sendo considerado pela Aneel nos processos tarifários realizados no mês de junho.

Energia cara, comida cara

A energia cara também impacta o agronegócio brasileiro que depende da água e da energia elétrica.

A cada segundo, 941 mil litros de água são distribuídos em plantações de todo o Brasil. Isso significa que, em um ano, são utilizados mais de 29,7 trilhões de litros para irrigação de 8,2 milhões de hectares no país. As informações estão no 2º Atlas Irrigação — Uso da água na agricultura irrigada, divulgado este ano pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Ainda de acordo com o documento, a necessidade de captação de água para as lavouras, em 2019, correspondeu a 49,8% de toda a demanda nacional. Em comparação, o uso humano (rural e urbano) foi equivalente a 25,9%. A tendência, por sua vez, é que esse uso seja cada vez maior, já que pesquisas e especialistas apontam espaço para que a área irrigável no país cresça até 700%.

“Segurança hídrica é igual a mais segurança alimentar. Os agricultores recebem um mix de energias com alto conteúdo de térmicas fósseis e caras, o que, em suma, encarece o custo da produção, que é repassado ao consumidor final”, afirma a presidente da Abrapch, Alessandra Torres de Carvalho.

Para ela, uma saída para esse cenário está, novamente, no investimento de hidrelétricas de pequeno porte, que ajudam a baratear o custo geral da energia, ajudam a reduzir a necessidade de contratar térmicas mais caras e a reduzir a tarifa para o consumidor.
“Ao fazer reservatório, as hidrelétricas ajudam o agricultor a economizar. Ao invés de cada agricultor fazer um açude, gastar dinheiro, cuidar a manutenção cuidar da segurança do açude, colocar bomba d’água e tudo mais, a hidrelétrica faz o reservatório, aumenta a vazão do rio na seca, então aumenta naquele período crítico que é quando o agricultor precisa e ajuda a resolver esse problema do agricultor, barateia custos, reduz a conta de luz do agricultor e resolve o problema e ainda pereniza os rios, tirando essa pressão deles”, explica a presidente da Abrapch.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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EDUCAÇÃO COMO BASE PARA CIDADES INTELIGENTES

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Avanços tecnológicos implementados nos municípios, impulsionados pela pandemia, são exemplos de indicadores do eixo

O Ranking Connected Smart Cities, um estudo anual cujo evento de apresentação dos vencedores deste ano está marcado para o mês de outubro, conta com 11 eixos temáticos, que, juntos, formam um grande painel dos elementos que identificam as cidades inteligentes. Educação, como uma disciplina transversal, tem conexão com diversos outros eixos.

“O tema, bem como sua normalização internacional, permeia aspectos como recreação, esportes, cultura, lazer, entre muitos outros”, diz Iara Negreiros, consultora associada da Spin e participante da Comissão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)/CEE 268, comissão internacional de estudos que aperfeiçoa indicadores de cidades inteligentes.



Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória (ES), cidade que ficou em primeiro lugar em Educação, no ranking de 2021, conta que o município possui 412 escolas, da educação infantil até a educação de jovens e adultos, totalizando 43.287 estudantes. “Hoje, atendemos a 98% da nossa demanda manifesta a partir dos 6 meses, ou seja, as famílias que nos procuram e desejam que os filhos estejam no ensino infantil”, diz.

Segundo ela, a escolaridade dos profissionais é um diferencial do município. “Temos 100% dos nossos profissionais formados, a maior parte possui pós-graduação, 5% têm mestrado e doutorado e possuímos, inclusive, pós-doutorandos. Tudo isso é resultado de uma construção de longo prazo, do Plano Nacional de Educação e de outras políticas públicas”, diz.

Inovações e pandemia

Centros de Cultura, de Ciências e de Línguas e a Escola de Inovação são algumas das novidades de Vitória. “Outras mudanças que têm trazido bons resultados é a ampliação da carga horária em 30 minutos, neste momento em que é necessário o reforço após a fase mais crítica da pandemia, que equivale a quase um mês a mais de aulas por ano, além de um programa de fortalecimento da aprendizagem no contraturno, com foco em português e matemática”, explica Juliana.

Medidas parecidas também foram tomadas em Mineiros, município do Estado de Goiás, que ficou em terceiro lugar, no ranking do ano passado. “Atuamos com uma base curricular forte e apoiados pela tecnologia. Uma novidade que adotamos são o que chamamos de contra-turnos dentro dos próprios turnos, ou seja, são professores extras, que tratam, individualmente, com os alunos que mais necessitam de orientação”, diz Carlos Roberto de Oliveira Amorim, secretário de Educação da prefeitura de Mineiros (GO).

Construção de longo prazo

No ano passado, São Caetano do Sul (SP) ficou com a segunda posição, nesse eixo, apresentando boas práticas que podem ser compartilhadas com as demais cidades. Com 20 mil alunos na rede municipal de educação, 100% das escolas possuem Wi-Fi. “A matrícula online já acontece na nossa rede, por um sistema totalmente digitalizado. Essa plataforma traz dados como documentos, cruza o CEP, entre outros. Além disso, também estamos digitalizando os livros didáticos”, diz Fabio Toro, representante da Secretaria Municipal da Educação de São Caetano do Sul (SP).

Para Toro, a tecnologia na educação não é representada apenas por equipamentos como tablets, lousas digitais, entre outros. “Entendemos esse processo de maneira mais ampla, como conectividade às atividades escolares, às práticas e aos processos pedagógicos, ou seja, toda situação em que os recursos tecnológicos mediam a prática da educação. E enxergamos essa como uma grande oportunidade em nosso município”, afirma.

Fonte: Mobilidade Estadão

ANPTRILHOS APRESENTA PROPOSTAS AO PODER PÚBLICO PARA O AVANÇO DA MOBILIDADE URBANA SOBRE TRILHOS

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O documento Eleições 2022 – Propostas para o Avanço da Mobilidade Urbana Nacional visa contribuir com os candidatos à Presidência da República e governos estaduais, e suas equipes, para estruturar e ampliar a rede de atendimento aos cidadãos brasileiros.

A entidade mapeou os projetos para ampliar a rede de transporte sobre trilhos, que representa 2/3 da extensão dos sistemas hoje em operação.

O Brasil conta com mais de 3 mil quilômetros de projetos de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos mapeados para implantação. Para que esses trechos possam ser concretizados é necessário que políticas públicas eficientes sejam implementadas pelo poder público. Visando contribuir com o desenvolvimento da rede de atendimento, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) apresenta o documento Eleições 2022 – Propostas para o Avanço da Mobilidade Urbana Nacional, que expõe aos candidatos à Presidência e governos estaduais as proposições para o crescimento da rede de trilhos, que tem 1.105 quilômetros de linhas, apenas um terço do banco de projetos do setor.

“A rede metroferroviária brasileira possui 21 sistemas, distribuídos em 11 Estados e no Distrito Federal, cobrindo menos de 50% do território nacional. Somos um País de dimensões continentais que precisa de uma rede de transporte público integrada e eficiente, à exemplo da Europa, um continente com dois milhões de km² a mais que o Brasil e com 250 mil km de trilhos. Precisamos investir no transporte público sobre trilhos, proporcionando deslocamentos rápidos e seguros aos milhões de brasileiros que dependem desse tipo de condução todos os dias”, enfatiza Joubert Flores, Presidente do Conselho da ANPTrilhos.



O documento Eleições 2022 – Propostas para o Avanço da Mobilidade Urbana Nacional apresenta quatro propostas para o crescimento da rede metroferroviária: Reformulação do Marco Legal do Transporte Público Urbano; Política de Financiamento; Autoridade Metropolitana de Transporte e Plano Nacional de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiros.

A ANPTrilhos ressalta que investir na reformulação do Marco Legal do Transporte Público Urbano proporcionará mais segurança jurídica aos projetos, atraindo investimentos para o desenvolvimento deles. Hoje, o setor conta com 56% de participação privada e com o novo marco legal é possível ampliar essa representação para 75% em apenas 5 anos. Para isso, devem ser levados em conta o financiamento do custeio e de investimentos em infraestrutura; a qualidade e a produtividade; e a regulação de contratos, garantindo maior segurança jurídica e participação da união no papel de indutora da política nacional de mobilidade urbana.

Também é necessária uma Política de Financiamento do Transporte Público, pois o atual modelo de remuneração está falindo o sistema público de transporte urbano. A substituição do modelo remuneratório precisa evoluir do critério de “número de passageiros transportados” para um sistema por “serviços prestados” ou por “disponibilidade” – com a criação de um indicador de performance operacional, que aumentará a segurança jurídica, proporcionará maior atratividade aos investimentos e, ainda, estimulará os operadores a investir em melhorias e em medidas para reduzir gastos.

À Autoridade Metropolitana de Transporte cabe coordenar a mobilidade urbana e impulsionar projetos estruturais para o atendimento das regiões metropolitanas. É um modelo de governança em atividade, e de sucesso, em vários países e contribuirá significativamente para termos uma rede de trilhos urbanos estruturada para atender a população. A proposta é que, no Brasil, ela seja formada pela União, estados e municípios, sendo responsável pelo planejamento de longo prazo; a expansão da rede de transporte; a integração modal; a redução de sobreposições entre modos; a modicidade tarifária; o aprimoramento da regulação; e a atração de investimentos.

O quarto ponto que o documento apresenta é o Plano Nacional de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiros, a base para o Brasil investir nas ligações regionais e inter-regionais – um nicho de alta demanda e baixa oferta. O desenvolvimento dessas linhas tem potencial para atrair investimentos e é a oportunidade para desenvolver uma indústria forte; uma nova cadeia produtiva e profissional, gerando mais empregos e renda. Uma das estratégicas é a interligação inicial, via trilhos para passageiros, das 25 regiões metropolitanas com mais de 1 milhão de habitantes cada. Os trens de longa distância fortalecerão o poder de escolha dos usuários, além das opções de transporte aéreo ou rodoviário regional. Também irá propor diretrizes para a formulação de um modelo de negócio atrativo ao mercado e permitirá a ocupação e uso do solo em regiões ainda não desenvolvidas fortemente e potencializará os benefícios sociais e ambientais característicos do modo ferroviário de passageiros.

“O Brasil hoje tem mais projetos por executar do que sistemas em operação. Isso é um indício de que precisamos avançar com as políticas públicas setoriais, para alavancar o desenvolvimento do setor, e as propostas apresentadas pela ANPTrilhos têm exatamente esse objetivo. É urgente que nossos candidatos olhem para esse importante setor econômico e social e apresentem propostas para buscar a segurança jurídica do mercado e a atratividade do investimento, o único caminho possível para permitir o avanço da mobilidade urbana sobre trilhos em nossas cidades e em nosso País”, destaca Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.

BANCO DE PROJETOS PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS SOBRE TRILHOS

O levantamento feito pela ANPTrilhos mostra que o Brasil conta com mais de 3 mil quilômetros de projetos de transporte de passageiros sobre trilhos mapeados. Eles estão distribuídos em mais de 70 trechos de metrôs, trens urbanos, veículos leves sobre trilhos (VLT), trens regionais e inter-regionais.

O Estado de São Paulo concentra o maior número de trechos, com mais de 800 quilômetros. O Distrito Federal soma em torno de 500 km de trens de passageiros. No Estado do Rio de Janeiro temos mais de 330 quilômetros de extensão mapeados para andamento. Enquanto na Bahia os projetos totalizam mais de 240 km de extensão. Já no Rio Grande Sul são mais 85 quilômetros de linhas para implantação. Esses projetos somam-se a outros divididos em diferentes regiões brasileiras e que podem ampliar o atendimento de transporte de passageiros sobre trilhos do País.

“Esses projetos contam com estudos que possibilitam o avanço imediato de implantação. É de suma importância que os candidatos olhem para o transporte público de maneira diferente, já que ele é utilizado todos os dias pela população brasileira. Investir nos sistemas é garantir um legado aos estados e municípios”, explica Joubert Flores, Presidente do Conselho da ANPTrilhos.

O documento Eleições 2022 — Propostas para o Avanço da Mobilidade Urbana Nacional está disponível no site da ANPTrilhos — www.anptrilhos.org.br

Fonte: ANPTrilhos