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No Dia Mundial Sem Carro, é hora de repensar o papel dos estacionamentos

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Todo mês de setembro nos lembra de uma pergunta simples, porém muito necessária: como seriam nossas cidades se tivéssemos menos carros ocupando espaço público e mais opções integradas de deslocamento? O Dia Mundial Sem Carro, celebrado no dia 22 deste mês, é uma oportunidade para além do gesto simbólico. Que tal aproveitarmos a data para repensar infraestrutura, serviços e hábitos que definem a mobilidade urbana?

A transformação já está em curso. De acordo com uma pesquisa do McKinsey Center for Future Mobility, 37% dos entrevistados afirmam que a melhoria da infraestrutura de micromobilidade é o primeiro passo para alcançar um modelo ideal de mobilidade, enquanto 33% acreditam que poderiam substituir até 50% ou mais de suas viagens de carro por bicicletas, scooters e outros modais leves. Outro estudo da McKinsey mostra que quase um terço dos respondentes planeja aumentar o uso da micromobilidade no futuro, e 62% já mudam seus hábitos motivados por preocupações com a sustentabilidade.

Diante dessas possibilidades de mudanças de hábitos, o papel dos estacionamentos também precisa se transformar. Eles deixam de ser “depósitos passivos” de veículos para se tornarem hubs conectados à cidade, capazes de apoiar a “última milha” e a multimodalidade. Em outra pesquisa global também da McKinsey revela que 46% dos entrevistados estariam dispostos a substituir o uso do veículo privado por outras opções de transporte nos próximos dez anos.

A boa notícia é que as tecnologias de gestão de estacionamento, conhecidas como sistemas de smart parking, já têm impactos comprovados, mostrando que é possível otimizar o uso ao mesmo tempo em que se reduz o congestionamento e a poluição. Em São Francisco, o projeto SFpark reduziu em até 43% o tempo que motoristas gastavam procurando vagas, além de diminuir em cerca de 30% as emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, as garagens também possuem potencial para funcionarem como micro-hubs de logística. Experiências internacionais já mostram esse caminho. Um estudo publicado pela revista Sustainability (MDPI) analisou diferentes cidades e concluiu que transformar estacionamentos em pequenos centros de distribuição, os chamados micro-hubs, ajuda a reduzir a circulação de caminhões nas áreas do centro, cortar emissões e tornar as entregas mais rápidas.

Na prática, estamos falando de abrir espaço para bicicletários, vagas dedicadas a bikes de carga e veículos elétricos de entrega e pontos de coleta em lockers. Tudo isso ainda pode ser integrado por meio de plataformas digitais. Paralelamente, a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos e a digitalização dos serviços de reserva e pagamento também chegam para agregar. Na INDIGO Brasil,  por exemplo, já contamos com projetos de recarga elétrica e soluções digitais que transformam operações tradicionais em plataformas de serviços.

Para empresas e gestores, fica cada vez mais evidente a necessidade de abandonar a lógica de “quantidade de vagas” e adotar a visão de ecossistema. Estacionamentos bem projetados e tecnologicamente integrados ampliam receitas por meio de serviços adicionais, aumentam a atratividade dos empreendimentos. Ainda podemos colocar nessa conta a contribuição para redução de emissões.

Vamos aproveitar esse mês e refletir sobre isso?

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

Mídia OOH como motor da transformação urbana: de que forma o futuro das cidades inteligentes se conecta com a mobilidade e a mobília urbana

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Com mais de 45 anos de atuação, Kallas Mídia OOH alia inovação, tecnologia e presença estratégica para transformar o espaço urbano brasileiro

À medida em que as cidades se desenvolvem, cresce o clamor por modelos mais inteligentes, econômicos, conectados e principalmente centrados no bem-estar do cidadão. Na mesma esteira, intensifica-se a exigência para empresas irem além do seu core business e se tornarem agentes ativos dessa transformação urbana. É isso que a Kallas Mídia OOH, uma das maiores empresas de mídia exterior do Brasil, vem há décadas construindo.

Pioneira na publicidade em aeroportos no País, a Kallas ocupa hoje a terceira posição entre as maiores do setor OOH, com presença em 26 estados e uma rede de mais de 85 mil oportunidades de mídia. Com o DNA disruptivo e inovador, incutindo por seu fundador e praticado por gerações desde o início de suas atividades, contribui para a modernização dos espaços urbanos com soluções inovadoras em mobiliário urbano e mobilidade.

Diante da crescente concorrência, manteve-se relevante e competitiva em nichos importantes aos cidadãos, como transportes (aeroportos, metrô, ônibus e mobilidade) e em áreas urbanas públicas e privadas (mobiliário urbano e grandes formatos). Não só isso. Em um Brasil continental foi vanguarda ao apostar e desenvolver uma gestão regionalizada que garantisse ampla capilaridade e permitisse ofertar soluções multiplataforma que conectassem marcas à vida do Brasil profundo de forma eficiente e alinhada à realidade local.

Porém, o trabalho construído transcendeu a comunicação. A empresa se consolidou como parceira estratégica na transformação das cidades. Em um contexto global no qual o conceito de smart cities se cristaliza como protagonista dos debates sobre o futuro urbano, como no Connected Smart Cities 2025, maior encontro de cidades inteligentes da América Latina, a Kallas reforça seu papel ao viabilizar e impulsionar essa evolução com um portfólio robusto e inovador de mobiliário urbano e soluções voltadas à mobilidades urbana.

Aliás, é imprescindível destacar o mobiliário urbano como plataforma para cidades inteligentes. O que antes foi coadjuvante na paisagem urbana passou a ser e a atuar como canal de comunicação e pontos de serviço público ao cidadão; ganhou status de fundamental no ecossistema urbano inteligente. São abrigos de ônibus, telas digitais interativas, totens provedores de serviços, painéis de mensagens, relógios urbanos deixam de ser apenas suportes para anúncios e passam a gerar, obter, transmitir e gerenciar informações de relevância pública.

“Gerenciamos um dos maiores acervos de mobiliário urbano nas principais regiões do País, integrando esses elementos ao cotidiano das cidades com tecnologia, funcionalidade e estética. Os abrigos, por exemplo, protegem do sol e da chuva e, hoje, podem oferecer informações em tempo real sobre o transporte público, integração com plataformas de mobilidade, suportar câmeras de monitoramento e até recursos como recarga de celulares ou carros elétricos. Tudo isso aliado à veiculação de campanhas publicitárias com alta visibilidade e impacto”, explica Rodrigo Kallas, CEO da empresa.

Segundo o executivo, esses pontos de contato com a população modernizam o espaço urbano e fornecem dados valiosos à gestão pública e ao planejamento inteligente, ao mesmo tempo em que conectam marcas a consumidores em seus deslocamentos diários.  Outro foco da empresa é a mobilidade urbana, tema central nas discussões sobre smart cities. A empresa tem convicção que comunicação, informação e deslocamento caminham juntos.

Ao agregar tecnologia e sensores voltados a IOT em coletivos e mobiliário distribuídos por vias arteriais, corredores de ônibus, estações, terminais e áreas de grande circulação, gera informações e insights que contribuem para um ecossistema de mobilidade mais fluido, integrado e informado. “Nossa visão vai ao encontro dos princípios das cidades inteligentes. Não é somente vender espaço publicitário, mas entregar experiências urbanas completas, aliando tecnologia, conveniência e conexão”, destaca o CEO.

A presença da companhia nos espaços públicos se dá de forma inteligente e estratégica. A empresa transforma pontos de espera em experiências de marca, cria campanhas que dialogam com o entorno e promove iniciativas que fortalecem o vínculo entre a cidade e seus habitantes atuando como conectora de ecossistemas urbanos e viabilizando investimentos em infraestrutura urbana que antes seriam custeados pelos cofres públicos. Seus projetos consideram o entorno, o fluxo de pessoas, as demandas da mobilidade e o potencial de cada espaço para entregar valor real ao cidadão e às marcas.

Futuro conectado e soluções integradas – A participação da Kallas Mídia OOH no contexto das cidades inteligentes é prova de que o segmento de mídia exterior pode e deve ter papel ativo na construção de soluções urbanas. Tecnologia, dados, design, mobilidade e comunicação são, hoje, elementos indissociáveis da paisagem urbana. E é na interseção entre esses pilares que a Kallas atua.

“A presença da Kallas simboliza essa convergência entre comunicação e inovação urbana. Ao transformar o mobiliário em instrumento de cidadania, informação e conexão, a empresa reafirma seu compromisso com cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis”, conclui Rodrigo Kallas.

Primeira edição do BethaCon em SP discutirá transformação digital da IA no setor público com diretor da Amazon Web Services

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Evento promovido pela Betha Sistemas será realizado durante o Connected Smart Cities; inovação aplicada à gestão pública será destaque na programação

A Betha Sistemas, govtech sediada em Criciúma com presença em 22 estados brasileiros, realiza em setembro a 10ª  edição do BethaCon, evento que abre espaço para discussões sobre inovação na gestão pública brasileira. Neste ano, o encontro ocorre pela primeira vez em São Paulo, dentro da programação oficial do Connected Smart Cities, no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, entre os dias 24 e 25 de setembro. Paulo Cunha, o PaCu, diretor do Setor Público da Amazon Web Services (AWS) no Brasil, é uma das atrações confirmadas, e abordará o tema transformação digital no setor público com iniciativas de Inteligência Artificial (IA).

Baseada nos 10 Desafios da Transformação Digital, a programação do BethaCon25 terá como foco soluções que impulsionam a eficiência, a transparência e a inovação nas cidades brasileiras, com exemplos práticos trazidos por cidades de estados como Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. As vagas são limitadas, e os ingressos para participar já estão disponíveis (confira os detalhes abaixo).

Reconhecido como um dos grandes nomes da transformação digital no setor, Paulo Cunha tem mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança e desenvolvimento de negócios em empresas como Motorola, Microsoft e Intel. Atualmente, lidera projetos estratégicos com foco em inovação para governos, saúde, educação, ONGs e serviços financeiros.

O BethaCon25 debaterá ainda temas como arrecadação e inteligência fiscal; digitalização de processos administrativos; gestão escolar orientada por dados; apoio à tomada de decisão com tecnologia; inovação na saúde pública; liderança feminina na administração pública; e exploração de plataformas integradas para gestão municipal.

SERVIÇO
Arena Betha dentro do Connected Smart Cities
24 e 25 de setembro de 2025
Expo Center Norte – São Paulo/SP
Mais informações: https://conteudo.betha.com.br/lp-bethacon

Sobre a Betha Sistemas: Com quase 40 anos de história e sediada em Criciúma (SC), a Betha Sistemas vem transformando, através da tecnologia, a gestão pública no Brasil. Suas soluções são aplicáveis às áreas de Planejamento e Contabilidade; Gestão de Compras e Contratos, de Pessoas; Arrecadação e Fiscalização; Atendimento; Educação e Gestão Escolar; Saúde e Assistência Social; entre outros . Seguindo tendências de tecnologia dentro do conceito de web 2.0 e computação em nuvem, focadas na agilidade e segurança das soluções, os programas da Betha dispensam a necessidade de instalação de softwares. Atualmente, conta com 61 soluções e seis aplicativos mobile, mais de 3 mil clientes e 2,5 milhões de usuários, com presença em 22 estados brasileiros, impactando mais 44,5 milhões de pessoas.

Sobre o Cidade CSC 2025: Reconhecido como o maior evento de cidades inteligentes da América Latina, o Cidade CSC 2025 será realizado de 23 a 25 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A programação inclui trilhas temáticas que abordam urbanismo sustentável, mobilidade urbana, transformação digital e inovação no setor público, além de temas emergentes como mobilidade aérea urbana. Com público formado por prefeitos, secretários, CEOs e especialistas do setor público e privado, o evento promove masterclasses, demonstrações tecnológicas e espaços de networking com o objetivo de transformar ideias em ações concretas para cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis.

Cidade de São Paulo é lider disparada em ônibus elétricos – isso é bom e ruim

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Brasil terá alguns bons números sobre transporte público sustentável para mostrar na COP30, mas eles já podiam ser muito melhores

A cidade de São Paulo lidera com folga a corrida pela descarbonização das frotas municipais de transporte coletivo e puxa o crescimento dos ônibus elétricos no Brasil. No ano em que o país sediará a COP30, isso é bom e ruim.

Bom, porque reafirma a histórica liderança da maior cidade brasileira com o transporte elétrico sustentável, inaugurada em 1949 quando lançou a primeira linha de trólebus da América Latina.

Ruim, porque a concentração dessa liderança num único município, ainda que o maior deles, mostra que a eletromobilidade no transporte público segue sendo uma preocupação distante para a maioria das grandes cidades brasileiras.

Segundo dados da ABVE Data, o mercado emplacou 306 ônibus elétricos no primeiro semestre do ano. Foi o melhor desempenho da série histórica, com um aumento de 141% sobre o mesmo período de 2024 (127).

Desses 306 emplacamentos, nada menos do que 275 ocorreram na cidade de São Paulo, ou 90% do total. Abrindo um pouco mais o foco, chega-se a 295 no estado de São Paulo, no período – 96% do total.

O crescimento do mercado de ônibus elétricos no Brasil, portanto, é um fenômeno eminentemente paulistano e paulista.

A cidade de São Paulo registrou em julho 841 ônibus elétricos em circulação. Ainda muito distantes dos 2.400 prometidos na última campanha eleitoral, mas suficientes para liderar com folga o ranking brasileiro e tirar do México o terceiro lugar entre os países da América Latina com mais ônibus elétricos.

Em julho, segundo a última atualização do site e-Bus Radar, o Brasil tinha 1.143 ônibus elétricos em circulação, incluindo 327 trólebus. O Chile segue na liderança com 2.761, seguido da Colômbia com 1.541. O México agora está em quarto lugar, com 849.

A proeminência de São Paulo tem, como vimos, raízes históricas, mas deve-se também a motivos institucionais e políticos. 

A sustentabilidade do transporte público é um tema apoiado por quase todos os prefeitos paulistanos desde 2009, quando Gilberto Kassab lançou a Política Municipal de Mudança do Clima. Hoje, está no topo da agenda do atual prefeito Ricardo Nunes.

A primeira lição a tirar da experiência de São Paulo é: quando o prefeito e as autoridades municipais efetivamente se engajam na agenda ambiental, a eletromobilidade tem uma chance de sair do papel e virar política pública.

O fato é que já existem condições propícias para ela acontecer em todas as regiões do país. O que está faltando?

O Brasil já tem hoje uma sólida indústria de ônibus elétricos e respectivos componentes, capaz de dar conta da demanda nacional por transporte público sustentável. Essa indústria produz veículos com tecnologia Made in Brazil e conta com fornecedores instalados em território nacional, inclusive de baterias elétricas.

O governo federal também conseguiu estruturar programas financeiros mais atraentes para os operadores de transporte, como o PAC Cidades, via financiamento pelo BNDES. 

Mas os números do primeiro semestre contam uma história diferente.

Municípios que emplacaram ônibus elétricos no 1º semestre de 2025:

  • São Paulo (SP): 275
  • São Bernardo do Campo (SP): 11
  • Resende (RJ): 4
  • Ribeirão Preto (SP): 4
  • Salvador (BA): 3
  • Goiânia (GO): 3
  • Campinas (SP): 2
  • Taboão da Serra (SP): 2
  • Cariacica (ES): 1
  • Barueri (SP): 1
FONTE: ABVE DATA

Por que cidades e capitais importantes estão fora dessa lista? Estariam pouco interessadas em eletrificar suas frotas de ônibus a diesel, a despeito do inegável apelo popular e eleitoral do tema?

Acredito que responder as essas perguntas deveria ser uma das prioridades do Ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento, BNDES e outras instâncias do governo federal.

Teremos alguns bons números para mostrar na COP30, é verdade, mas eles poderiam ser muito melhores.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

O P3C Nordeste vai reunir líderes e especialistas para debater futuro da infraestrutura sustentável na região

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Com 600 participantes, mais de 60 palestrantes e representantes dos nove estados da região, evento trará debates sobre energias renováveis, saneamento, mobilidade, turismo e desenvolvimento social

O Nordeste se prepara para receber um dos mais importantes encontros sobre infraestrutura e desenvolvimento sustentável do país. O P3C Nordeste será realizado em breve e promete reunir mais de 600 participantes e mais de 60 palestrantes, em uma programação intensa que contará com quatro palcos simultâneos e 12 painéis dedicados às grandes pautas que impactam a região. Representantes dos nove estados nordestinos já confirmaram presença, consolidando o evento como um espaço estratégico para discutir soluções integradas em áreas como descarbonização, energias renováveis, mobilidade, transporte, portos, abastecimento de água, saneamento e temas sociais.

A infraestrutura de abastecimento de água e saneamento estará entre os grandes destaques da programação, com discussões sobre universalização e melhoria dos serviços, redução de perdas, experiências em parcerias público-privadas e, principalmente, a urgência de ampliar investimentos para irrigação do semiárido, apontada como essencial para o desenvolvimento econômico e social da região. Os temas sociais também terão espaço garantido, com foco em saúde, educação básica e gestão de resíduos sólidos, trazendo novos modelos de eficiência e viabilidade econômica capazes de atrair investidores e operadores especializados.

Leia mais: Mato Grosso sedia Reunião Estratégica do P3C para impulsionar parcerias em infraestrutura 

Outro eixo relevante será o desenvolvimento urbano e o turismo, em que estarão em pauta projetos de revitalização de áreas históricas, criação de modernos centros administrativos e iniciativas voltadas para a dinamização econômica através do turismo, com parques, centros de convenções e valorização das orlas das cidades. Já no campo energético, o P3C Nordeste irá reforçar o protagonismo da região, que concentra 90% da capacidade instalada de energia eólica do país. Mais de 50 projetos estão em análise para novas usinas, além do potencial crescente da energia solar, que vai além do turismo e se apresenta como um ativo estratégico para geração elétrica em larga escala.

A mobilidade e o transporte também estarão no centro dos debates, abordando os desafios rodoviários e ferroviários que impactam a logística de distribuição nacional e regional, mas que também carregam forte dimensão social e econômica, sobretudo em relação ao turismo. Essa visão integrada promete reafirmar o P3C como um espaço de articulação entre desenvolvimento econômico e bem-estar coletivo.

Leia mais: Lançamento do evento P3C marca encontro decisivo para o futuro das PPPs e Concessões no Brasil 

Além dos conteúdos programados, o evento oferecerá experiências complementares que devem atrair a atenção do público. As rodadas de negócios possibilitarão encontros entre executivos e investidores, fomentando parcerias estratégicas. O Work Station e as salas de reunião garantirão ambientes adequados para reuniões e trabalhos colaborativos, enquanto a Expo reunirá empresas de soluções, tecnologias inovadoras e consultorias especializadas no cenário nordestino.

Leia mais: Lançamento do Evento P3C marca encontro decisivo para o futuro das PPPs e Concessões no Brasil 

Com um público esperado formado por executivos de empresas privadas e estatais, investidores, operadores de infraestrutura, consultores, financiadores, agentes públicos, acadêmicos e estudantes, o P3C Nordeste é um espaço fundamental para projetar o futuro da região. Mais do que um evento, será uma oportunidade para transformar potencial em ação, unindo inovação, sustentabilidade e compromisso social em torno dos desafios e oportunidades do Nordeste.

Clique aqui para saber mais sobre o evento. 

 

Camada de ozônio deve ter recuperação total nas próximas décadas

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Buraco sobre a Antártida foi menor que nos últimos anos

A camada de ozônio da Terra apresentou sinais de recuperação em 2024, segundo o Boletim de Ozônio da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O documento foi divulgado nesta terça-feira (16), Dia Mundial do Ozônio e marco dos 40 anos da Convenção de Viena, evento que reconheceu a redução do ozônio estratosférico como um problema global.

O boletim aponta que o buraco sobre a Antártida foi menor que nos últimos anos e credita a melhora à ação científica e internacional coordenada.

Caso as atuais políticas sejam mantidas, a expectativa é que a recuperação total ocorra até 2066 na Antártida, até 2045 no Ártico e até 2040 no restante do mundo.

“A Convenção de Viena e seu Protocolo de Montreal tornaram-se um marco de sucesso multilateral. Hoje, a camada de ozônio está se recuperando. Essa conquista nos lembra que, quando as nações acatam os alertas da ciência, o progresso é possível”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.

O Protocolo de Montreal é um tratado internacional de 1989 que prevê a eliminação da produção e do consumo das substâncias responsáveis pela destruição do ozônio. Segundo a OMM, ele levou à eliminação de mais de 99% das substâncias nocivas, utilizadas em sistemas de refrigeração, ar-condicionado, espumas e até sprays.

A recuperação da camada aos níveis da década de 1980 deve reduzir riscos de câncer de pele, catarata e danos a ecossistemas causados pela radiação ultravioleta.

A secretária-geral da OMM, Celeste Saulo, destacou o papel da ciência no processo.

“A pesquisa científica da OMM sobre a camada de ozônio remonta a décadas. Ela é sustentada pela confiança, colaboração internacional e compromisso com a livre troca de dados – todos pilares do acordo ambiental mais bem-sucedido do mundo”, disse.

Buraco da Antártida em 2024

Segundo a OMM, a profundidade do buraco na camada de ozônio sobre a Antártida ficou abaixo da média de 1990 a 2020, com déficit máximo de 46,1 milhões de toneladas em 29 de setembro de 2024. Foi menor do que os buracos relativamente grandes entre 2020 e 2023.

Matt Tully, presidente do Grupo Consultivo Científico da OMM sobre Ozônio e Radiação Solar UV, lembrou que o trabalho não está concluído.

“Apesar do grande sucesso do Protocolo de Montreal nas décadas seguintes, este trabalho não está concluído, e ainda há uma necessidade essencial de que o mundo continue monitorando sistematicamente e cuidadosamente tanto o ozônio estratosférico quanto as substâncias que destroem a camada de ozônio e seus substitutos”, disse Tully.

Além do Protocolo de Montreal, a Emenda de Kigali de 2016, ratificada por 164 partes, prevê a redução gradual de hidrofluorcarbonetos, gases de efeito estufa usados como substitutos das substâncias nocivas à camada de ozônio.

A medida pode evitar até 0,5°C de aquecimento global até o fim do século.

Fonte: Agência Brasil

Petrobras pode reduzir dependência do petróleo e se tornar potência em energia limpa, mostram estudos

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Pesquisa da UFRJ e do Observatório do Clima defende que estatal tem condições de diversificar investimentos, ampliar atuação em biocombustíveis e hidrogênio e liderar a transição energética no país.

A Petrobras pode deixar de depender quase que exclusivamente do petróleo e se consolidar como uma potência em energia limpa, indicam dois estudos divulgados nesta terça-feira (16) por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Observatório do Clima (OC).

Para isso, a estatal precisará diversificar seu portfólio, investir em novas tecnologias e assumir de forma mais clara o papel de agente da transição energética no país, defendem as análises.

Atualmente, a estratégia da empresa ainda está fortemente centrada no petróleo.

Segundo o OC, seu plano de negócios até 2029 prevê investimentos de US$ 111 bilhões, dos quais apenas US$ 9,1 bilhões, menos de 10%, são destinados a iniciativas de baixo carbono, como biocombustíveis, hidrogênio e energias renováveis. O restante está concentrado em exploração e produção de óleo – a Petrobras contesta esse valor (entenda mais ABAIXO).

Por isso, os relatórios alertam que essa aposta pode se tornar um problema junto com a busca por novas fronteiras de exploração, como na Foz do Amazonas e na Bacia de Pelotas (RS).

Segundo os pesquisadores, há grande chance de que esses projetos se tornem “ativos encalhados”, ou seja, áreas de exploração que não terão retorno financeiro diante da redução do consumo e da pressão internacional por cortes nas emissões.

“Ainda vamos conviver por bastante tempo com a necessidade de explorar petróleo. Trata-se de um recurso esgotável, de preço volátil, e, para garantir autossuficiência e manutenção das reservas, a exploração continuará sendo necessária”, explicou em uma coletiva de imprensa o professor do Instituto de Economia da UFRJ, Helder Queiroz, que coordenou um dos estudos.

“Ao mesmo tempo, como o estudo aponta, é preciso colocar mais atenção no lado da demanda. O dilema está em como lidar com os diferentes derivados e suas possibilidades de substituição, assim como nas políticas que permitam reduzir progressivamente cada um deles”, acrescentou o pesquisador.

Na avaliação de Queiroz, contudo, a fragmentação crescente da geopolítica torna os desafios dessa transição energética ainda maiores.

Isso porque, segundo ele, as petroleiras têm demonstrado hesitação, e até mesmo recuo, na diversificação de seus portfólios.

A Shell, por exemplo, cancelou em março de 2025 seus projetos de energia solar e eólica onshore no Brasil, alegando baixa rentabilidade.

Globalmente, também suspendeu novos projetos de eólica offshore e reduziu investimentos em hidrogênio.

Já a BP interrompeu 18 projetos de hidrogênio verde, vendeu ativos de eólicas onshore nos Estados Unidos e abandonou um megaprojeto de hidrogênio de US$ 36 bilhões na Austrália.

“A Petrobras, porém, está em posição de vantagem competitiva em relação a outras empresas do setor, pela excelência técnico-operacional e pela experiência já acumulada em novos combustíveis e biocombustíveis.” — Helder Queiroz, professor do Instituto de Economia (IE) da UFRJ e coordenador do Grupo de Economia da Energia do IE.

As análises foram construídas com base em dados recentes sobre produção e exportação de petróleo do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), em informações financeiras da própria Petrobras, em cenários globais da Agência Internacional de Energia (AIE) e em estimativas do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa).

Além disso, os autores consideraram nos estudos parâmetros do Acordo de Paris, a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) submetida pelo Brasil em 2024, a Estratégia Nacional de Mitigação lançada pelo governo federal em 2025 e também propostas independentes de metas climáticas elaboradas pelo OC.

O processo envolveu também oficinas de debate com organizações da sociedade civil, especialistas em energia e clima e o cruzamento de projeções econômicas, como a estimativa de crescimento médio de 2,1% ao ano do PIB brasileiro até 2050.

Cenário da transição é desafidor

Entre as rotas sugeridas pelos estudos estão ampliar investimentos em biocombustíveis de segunda e terceira geração (ou seja, produzidos a partir de resíduos e insumos que não concorrem com a produção de alimentos), desenvolver hidrogênio de baixo carbono e apostar em combustível sustentável de aviação (SAF).

Há também recomendações para que a estatal volte a investir em distribuição de energia, criando pontos de recarga para veículos elétricos ou até recomprando a BR Distribuidora.

Outro ponto levantado é a possibilidade de usar parte dos dividendos da estatal para financiar ações de mitigação, como o combate ao desmatamento, e projetos de adaptação às mudanças climáticas.

Segundo as análises, isso permitiria que a empresa se mantivesse lucrativa ao mesmo tempo em que contribuiria diretamente para que o Brasil cumprisse suas metas de redução de emissões — entre 59% e 67% até 2035, em comparação com 2005 — e alcançasse a neutralidade de carbono em 2050.

“A demanda do Observatório do Clima é que o petróleo perca progressivamente importância no portfólio da Petrobras, abrindo espaço para que a empresa avance em outras áreas de energia”, aponta Suely Araújo, coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima e uma das autoras do trabalho.

Araújo destaca ainda que a Petrobras costuma enfatizar reduções em suas operações diretas — como extração e refino —, mas lembra que o maior impacto climático dos combustíveis fósseis ocorre na queima, responsável por cerca de 80% a 90% das emissões totais.

Segundo dados analisados pelo site Fakebook.eco, uma plataforma do OC criada para combater a desinformação sobre meio ambiente, as emissões indiretas de gases de efeito estufa da Petrobras (chamadas tecnicamente de escopo 3) responderam por 85,2% do total entre 2015 e 2022, o que em 2022 equivalia a 421 milhões de toneladas de CO₂ equivalente, mais do que todas as emissões do Reino Unido no mesmo período .

“Hoje o Brasil exporta pouco mais da metade do petróleo que produz. E esse petróleo, mesmo queimado fora do país, contribui para o aumento das emissões globais de gases de efeito estufa e para o aquecimento do planeta — ainda que não pese diretamente na contabilidade nacional.” — Suely Araújo, coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima (OC).

Os estudos também destacam a necessidade de alinhar a Petrobras ao Acordo de Paris e às metas climáticas brasileiras.

Segundo o Observatório do Clima, a estatal deveria adotar um cronograma compatível com a limitação do aquecimento a 1,5°C e incorporar diretrizes de uma transição justa, garantindo empregos e desenvolvimento social.

Isso exigiria, ainda segundo os autores, rever a prioridade dada à expansão do petróleo e redirecionar recursos para setores de baixo carbono.

“É preciso aumentar o investimento em transição energética e também em mitigação”, acrescenta Carlos Eduardo Young, que também é professor do Instituto de Economia da UFRJ.

O g1 procurou a Petrobras, que afirmou estar ampliando os aportes em transição energética. A companhia destacou que, no Plano 2025-2029, destinou US$ 16,3 bilhões para iniciativas de baixo carbono, o equivalente a 15% do investimento total, o que representa, segundo ela, “um crescimento de 42% em relação ao Plano Estratégico anterior”.

A empresa acrescentou que essa fatia inclui projetos de descarbonização de operações, diversificação de produtos e pesquisa e inovação em baixo carbono.

Sobre o risco de novos projetos se tornarem ativos encalhados, a estatal disse que fará a transição “de forma gradual, responsável e compartilhada” e que a demanda por petróleo segue essencial “em todos os cenários previstos pelo Acordo de Paris”.

A companhia ressaltou que “não há contradição entre descarbonização e exploração responsável” e que o petróleo brasileiro tem uma das menores intensidades de carbono do mundo, “70% inferiores à média global por barril”.

A Petrobras também apontou reduções recentes nas emissões, citando que entre 2015 e 2024 diminuiu em 40% os gases de efeito estufa de suas operações. Segundo a estatal, houve “redução de 70% das emissões de metano” no período, resultado de soluções tecnológicas e de gestão aplicadas principalmente ao pré-sal.

Em relação a biocombustíveis, hidrogênio e SAF, a empresa informou que o plano de negócios prevê US$ 4,3 bilhões em bioprodutos e US$ 0,5 bilhão em projetos de hidrogênio, incluindo a instalação de uma unidade para produção de diesel renovável e SAF em Cubatão (SP), com início previsto em 2029.

A Petrobras afirmou ainda acreditar que o combustível sustentável de aviação “pode ser uma solução prática e imediata para reduzir as emissões do setor aéreo” e lembrou que já realizou testes em São José dos Campos (SP) para produção desse tipo de combustível.

Fonte: G1

IBGE: taxa de desemprego no Brasil cai para 5,6% e atinge mínima histórica

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A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre móvel encerrado em julho. Trata-se do menor patamar da série histórica deste indicador, que teve início em 2012. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta terça-feira, 16, pelo IBGE.

Na pesquisa anterior do IBGE, referente ao trimestre encerrado em junho, a taxa de desemprego tinha ficado em 5,8%, até então a mínima recorde. A taxa de desemprego caiu 1 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre móvel anterior (6,6%) e 1,2 p.p. ante o mesmo trimestre móvel de 2024 (6,9%).

O número de brasileiros desempregados caiu para 6,118 milhões, o menor contingente desde o último trimestre de 2013 (6,100 milhões). Já a população ocupada, ou seja, o total de trabalhadores do país, bateu novo recorde, chegando a 102,4 milhões.

A população desalentada (aqueles que desistiram de procurar emprego) caiu para 2,7 milhões, recuando 11% (332 mil pessoas a menos) no trimestre e mostrando redução de 15% (menos 475 mil pessoas) no ano.

Para William Kratochwill, analista do IBGE, “esses indicadores demonstram que as pessoas que deixaram a população desocupada não estão se retirando da força de trabalho ou caindo no desalento, elas estão realmente ingressando no mercado de trabalho, o que é corroborado pelo recorde na ocupação”.

O resultado superou as expectativas o mercado. Economistas consultados em pesquisa da Reuters previam que a taxa ficaria em 5,7% no período.

Outros recordes do mercado de trabalho

O nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) manteve o percentual recorde: 58,8%. Além disso, o número de empregados com carteira assinada também foi recorde, chegando a 39,1 milhões.

O rendimento real do trabalhador ficou em R$ 3.484 no trimestre também foi recorde, crescendo nas duas comparações: 1,3% no trimestre e 3,8% no ano. Já a massa de rendimentos do trabalho atingiu a nova marca recorde de R$ 352,3 bilhões, crescendo em ambas as comparações: 2,5% (mais R$ 8,6 bilhões) no trimestre e 6,4% (mais R$ 21,3 bilhões) no ano.

O economista André Perfeiro destaca que os dados revelam um mercado de trabalho robusto, contudo, limitam a perspectiva de corte de juros. “Salários em alta mantém o custo de serviços em alta e esta é a variável chave da análise da maioria dos economistas e do Banco Central para avaliar os componentes subjacentes da inflação”, afirma.

O Banco Central, que anuncia nesta quarta-feira, a sua decisão para a Selic, tem chamado atenção para a resiliência do mercado de trabalho mesmo em meio a sinais de desaceleração gradual da atividade econômica. A expectativa é de manutenção da taxa no patamar de 15%.

A divulgação do dado de julho para o desemprego, inicialmente prevista para o final de agosto, foi postergada após o IBGE ter detectado a necessidade de correções técnicas. Os números dos três meses encerrados em agosto serão divulgados em 30 de setembro.

Fonte: Istoé Dinheiro

Onde o rico anda de transporte público e de bicicleta: a verdadeira medida de uma cidade próspera

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Existe uma frase popular, de autoria incerta, mas de circulação mundial, que diz: “País rico não é aquele em que o pobre anda de carro, mas sim aquele em que o rico anda de transporte público”. A ideia por trás dessa afirmação é que a verdadeira medida de riqueza de um país ou cidade não se baseia na posse individual de bens, mas sim na qualidade e eficiência de seus serviços públicos, acessíveis a todos.

Essa perspectiva se estende além do transporte coletivo e abrange também o uso de meios de locomoção mais sustentáveis, como a bicicleta. A imagem de uma cidade próspera, portanto, não é a de vias congestionadas por carros particulares, mas a de ruas vibrantes com pessoas se locomovendo de maneira fluida e segura, seja em ônibus, metrô ou, cada vez mais, de bicicleta.

Cidades que priorizam o transporte público e as ciclovias criam um ambiente mais humano. Isso porque elas diminuem o tráfego e a poluição, promovem a saúde e o bem-estar e, o mais importante, democratizam o espaço urbano, antes dominado por automóveis. Nesses lugares, a necessidade de ter um carro particular se torna menor, pois a qualidade de vida está garantida pela infraestrutura disponível para todos.

Niterói: um exemplo de mobilidade e sustentabilidade

Um exemplo inspirador dessa mudança de mentalidade pode ser visto em Niterói, no Rio de Janeiro. A cidade vem investindo em um programa de sucesso chamado “Niterói de Bicicleta”, que não apenas promove o uso da bicicleta, mas também integra a cultura ciclística ao cotidiano dos moradores. A cidade tem ampliado sua malha cicloviária, incentivado o uso das bicicletas compartilhadas e educado a população sobre a importância de uma mobilidade mais verde.

Esse compromisso de Niterói com a mobilidade sustentável foi reconhecido com a escolha da cidade para sediar o evento Bicicultura 2025, que aconteceu em setembro. A realização de um evento tão significativo na cidade demonstra que a visão de um futuro mais sustentável não é apenas um ideal distante, mas uma realidade que está sendo construída ativamente, um pedal de cada vez.

Niterói mostra que uma cidade verdadeiramente rica é aquela que investe em pessoas, e não em veículos. É um lugar onde a qualidade de vida é percebida pela liberdade de se mover e pelo acesso a um ambiente mais saudável e acolhedor. A escolha da bicicleta ou do transporte público não é vista como uma necessidade, mas como a opção mais inteligente e agradável.

Estiagem, seca e chuva forte levam 18 cidades à situação de emergência

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A medida é do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Dezoito cidades brasileiras tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional nesta segunda-feira. Estiagem, seca e chuvas fortes são as causas dos desastres.

Os municípios que sofrem com estiagem são Água Branca, Dois Riachos e Mata Grande, em Alagoas; Envira, no Amazonas; Malhada e Pintadas, na Bahia; Uruaçu, em Goiás; Parari e Boqueirão, na Paraíba; e Frei Paulo, em Sergipe.

Passam por um período de seca as cidades de Messias Targino e Monte das Gameleiras, no Rio Grande do Norte.

Já chuvas fortes atingiram os municípios de Canguçu, Chuvisca e Jaguarão, no Rio Grande do Sul. Inundações foram registradas na cidade gaúcha de São Lourenço do Sul e em Óbidos, no Pará. Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro,  sofreu com queda de granizo.

Prefeituras com a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal podem solicitar cestas básicas, água mineral e kits de limpeza e de higiene pessoal  por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, no endereço s2id.mi.gov.br.

Fonte: Agência Brasil