spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio Ambiente5 MOTIVOS PARA AS CIDADES INCLUÍREM AS ÁRVORES NAS AÇÕES PELO CLIMA

5 MOTIVOS PARA AS CIDADES INCLUÍREM AS ÁRVORES NAS AÇÕES PELO CLIMA

Cidades e comunidades no mundo todo estão avançando para reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) e prevenir os impactos mais perigosos das mudanças climáticas. Em geral, as estratégias focam na redução de emissões em setores como transportes, energia, habitação e resíduos. Mas existe outro setor que muitas comunidades têm subestimado em seus planos climáticos: árvores e florestas.

Essa é uma grande oportunidade, uma vez que as árvores não apenas liberam carbono na atmosfera quando são derrubadas como o removem enquanto crescem. Além disso, também fornecem uma série de outros benefícios para as pessoas vivendo em cidades e comunidades.

Por que as comunidades deixam as árvores de fora da ação climática?

Os inventários de GEE são um primeiro passo importante para elaborar uma estratégia de ação climática, uma vez que apontam de onde vêm as emissões e quais áreas apresentam as maiores oportunidades de redução. Até agora, no entanto, cidades e comunidades não contavam com uma orientação detalhada de como fazer um inventário das emissões de GEE das árvores e florestas localizadas dentro de seus perímetros territoriais.

Novas orientações desenvolvidas pelo WRI, pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e pelo C40 buscam mudar esse cenário. As novas diretrizes focadas em árvores e florestas são complementares ao Protocolo Global para Inventários de GEE em Escala Comunitária (GPC, na sigla em inglês) – testado em Jacarta, Cidade do México, Mumbai, Salvador e diversas comunidades nos Estados Unidos. As orientações guiam as cidades e comunidades no processo de estimar as emissões e remoções anuais de carbono pelas árvores e florestas dentro de seus territórios, incluindo as árvores urbanas e as que fazem parte de terras agrícolas.

Fonte: WRI Brasil

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos