spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadePRESIDENTES DAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS DECLARAM APOIO AO FÓRUM DE MOBILIDADE ANPTRILHOS

PRESIDENTES DAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS DECLARAM APOIO AO FÓRUM DE MOBILIDADE ANPTRILHOS

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Evento reunirá candidatos à Presidência da República para debaterem propostas para mobilidade urbana sobre trilhos, no dia 27 de julho, em Brasília   

Os Presidentes das operadoras metroferroviárias Trensurb, SuperVia, ViaQuatro, ViaMobilidade, Metrô-DF, CTB, CCR Metrô Bahia, MetrôRio e CBTU confirmaram a participação na segunda edição do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, que será realizado no dia 27 de julho, em Brasília (DF).  O Fórum tem o objetivo de debater as propostas dos candidatos à Presidência da República para o futuro do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil. 

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), criada em 1980, atende a Região Metropolitana de Porto Alegre, diretamente ligada aos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Pedro Bisch Neto, Diretor-Presidente da companhia, afirma que as grandes cidades não podem mais deixar de dar importância à mobilidade urbana. “A importância deste evento é pautar, para os próximos governos, a prioridade que entendemos como essencial com que a mobilidade deve ser tratada. As grandes cidades não podem mais viver sem equacionar essa questão”, disse. 

Antonio Carlos Sanches, Diretor-Presidente da SuperVia, que opera o serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, comentou que está muito grato e honrado em participar do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos porque tem a certeza de que o debate proporcionado por este evento vai contribuir com resultados práticos e objetivos. “Estamos em um momento importante de virada da economia do País e pensar em mobilidade urbana é pensar em desenvolvimento sustentável para todos. Melhorias são necessárias no nosso setor, assim como estabelecer possíveis parcerias a fim de que pensemos na solução dos problemas, existentes e conhecidos, em um curto espaço de tempo”, afirmou Sanches.  



Já a ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de Metrô e a ViaMobilidade administra a concessão da Linha 5-Lilás, além das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, na capital paulista. Francisco Pierrini, Diretor-Presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade, diz que “o Fórum da ANPTrilhos é uma oportunidade estratégica para alinharmos as principais necessidades do setor e as propostas de ações em prol da mobilidade urbana; podendo contribuir para o planejamento de um transporte mais seguro e eficiente a milhares de passageiros.” 

Para Handerson Cabral, Presidente do Metrô-DF, sistema que atende a população da capital federal, a mobilidade urbana é um grande desafio para as cidades brasileiras e o transporte de alta capacidade, como o metroferroviário, desponta como uma das principais soluções. “O Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos é uma grande oportunidade para debater não apenas o setor, mas como integrá-lo com as novas tecnologias, a infraestrutura urbana e os demais modais de transporte. Será um encontro importantíssimo para sensibilizar governantes sobre as pautas estratégicas para o setor tão afetado pela pandemia, e projetar parcerias futuras em benefício da prestação de serviços à população”, afirmou.

José Eduardo Ribeiro Copello, Diretor-Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), responsável pela implantação do novo sistema sobre trilhos de Salvador e pelo acompanhamento da implantação e operação do sistema metroviário da capital baiana, comenta que “o Fórum de Mobilidade, promovido pela ANPTrilhos, se constitui em grande oportunidade para debates e proposições sobre temas fundamentais para o avanço da mobilidade urbana no Brasil, em especial para ampliação e melhoria dos serviços de transporte de passageiros sobre trilhos”. 

O Diretor da CCR Metrô Bahia, André Costa, afirma que o desafio da mobilidade urbana depende da união de esforços, de ideias e investimentos de especialistas que vivenciam o dia a dia da mobilidade urbana do País, em prol da sociedade. “Essas iniciativas, como o Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos, são fundamentais para que possamos continuar avançando, compreendendo os anseios da população, as necessidades dos clientes do sistema metroviário e de como os diversos modais podem ser integrados de acordo com a realidade e infraestrutura de cada cidade”, completou Costa.

Já o Presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho, destacou dois desafios fundamentais da mobilidade urbana que demandam participação ativa do governo federal: “a criação de um programa que permita um fluxo constante de investimento em modais estruturantes, com fontes de custeio previamente identificadas e planejamento setorial de longo prazo, e a criação de políticas públicas que incentivem o transporte público, por meio do planejamento integrado entre os modais e da redução do custo das passagens”

Para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o transporte ferroviário é a solução para o desenvolvimento urbano, econômico e sustentável das cidades. “O Fórum de Mobilidade, realizado pela ANPTrilhos, é uma referência para definirmos as diretrizes deste modal para os próximos anos. Somando esforços e know how com operadores, empresas e grandes profissionais do ramo envolvidos neste processo, seremos vetores de políticas habitacionais, atividades econômicas, preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, explica José Marques de Lima, Diretor-Presidente da CBTU.

A última edição do Fórum de Mobilidade, realizada em 2018, contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre presidenciáveis, ministros, governadores, secretários, iniciativa privada e representantes do setor, que se uniram para debater novas propostas. Com mais de 150 jornalistas presentes, o evento marcou as discussões presidenciais para a área de mobilidade urbana no Brasil.   

Outras informações sobre o 2º Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, você encontra no site.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos