spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaNÚMERO DE STARTUPS E PMES FOCADAS EM SOLUÇÕES PARA O SETOR PÚBLICO...

NÚMERO DE STARTUPS E PMES FOCADAS EM SOLUÇÕES PARA O SETOR PÚBLICO É SEIS VEZES MAIOR EM COMPARAÇÃO A ESTUDO REALIZADO EM 2020

Dados são do Mapa GovTech, estudo desenvolvido pelo BrazilLAB e Oracle sobre empresas brasileiras focadas em tecnologia para o setor público

O BrazilLAB, primeiro hub de inovação GovTech do Brasil e da América Latina, lançou o Mapa GovTech, estudo sobre o ecossistema de empresas brasileiras focadas em tecnologias para o setor público (“govtechs”), realizado com o apoio da Oracle, empresa de tecnologia em nuvem que fornece às organizações infraestrutura de computação e software.

De acordo com o estudo, mais de 470 startups e PMEs oferecem atualmente soluções para desafios públicos, tendo ao longo dos últimos 4 anos prestado serviços, colaborado de alguma forma ou manifestado interesse em colaborar com entes públicos no Brasil. O número é aproximadamente seis vezes maior do que o número de empresas mapeadas em 2020 no estudo pioneiro feito sobre o tema no Brasil.

A Região Sudeste é a região com maior número de govtechs (51,79%), seguida das regiões Sul (21,47%), Nordeste (14,32%), Centro-Oeste (8,63%), e Norte (2,53%). Dentre as mais de 470 empresas mapeadas, 30 foram classificadas na lista de startups e PMEs de destaque, e 55 foram incluídas na lista “Para Ficar de Olho”, a partir de critérios como número de contratos com o Poder Público e quantidade de investimentos captados.

Além disso, o Mapa GovTech identificou mais de 330 iniciativas de inovação do poder público no Brasil, como laboratórios de inovação a programas de inovação aberta, listando todas essas iniciativas e apresentando 30 delas de maneira mais detalhada no estudo. A maioria das iniciativas está vinculada ao Poder Executivo (55,92%), em seguida ao Judiciário (33,43%) e, por último, ao Legislativo (3,85%).

Os resultados demonstram o crescimento e amadurecimento do ecossistema GovTech brasileiro nos últimos anos. O Mapa GovTech apresenta também as principais mudanças recentes na legislação brasileira que impactaram o setor, destacando sobretudo a adoção do novo tripé regulatório GovTech (Marco Legal de Startups e Empreendedorismo Inovador, Lei de Governo Digital e Nova Lei de Licitações), além de informações sobre o fluxo de investimentos nesse ecossistema, indicando ainda oportunidades, desafios e tendências no setor para os próximos anos.

“O Mapa GovTech tem uma importância fundamental por ser a mais abrangente radiografia já feita sobre o estágio atual do ecossistema de startups e iniciativas do Poder Público ligadas à temática de inovação e transformação digital. Informação de qualidade é fundamental para tomada de decisão pelos atores envolvidos nesse segmento, especialmente empresas, governos e investidores. Esperamos qualificar o debate público relacionado à pauta GovTech no Brasil, ampliando as conexões público-privadas tão necessárias para o avanço dessa agenda”, afirma Guilherme Dominguez, autor do estudo e CEO do BrazilLAB.

Utilizando dados primários e secundários, o mapeamento foi realizado ao longo de 2022 e 2023, por meio de uma chamada aberta divulgada amplamente pelo BrazilLAB e pela Oracle, bem como por organizações parceiras de todas as regiões do Brasil.

“O compromisso de longa data da Oracle com o setor público brasileiro e a colaboração com empresas do setor refletem nosso propósito de promover a transformação digital centrada no cidadão e apoiar o progresso do país, por isso é apoiadora desse projeto desde o seu nascimento”, acrescenta Maria Carolina Faria, gerente de Alianças e Parcerias na Oracle. “Govtechs representam um catalisador essencial para a modernização do setor público. Quando essas empresas conseguem se integrar, elas não apenas trazem inovação, mas também desafiam as estruturas tradicionais, acelerando o processo de entrega de serviços e melhorando a vida dos cidadãos de forma significativa”, complementa.

O estudo foi lançado no dia 12 de março e é possível conferir a gravação da transmissão no canal do Youtube do BrazilLAB pelo link: https://youtu.be/KlBX5sgADjA

Para baixar o Mapa GovTech – Brasil 2024, acesse https://brazillab.org.br/mapa-govtech.

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB é o primeiro hub de inovação GovTech do Brasil e da América Latina, que acelera soluções e conecta startups com os desafios do Poder Público. Nosso objetivo é estimular no Brasil uma cultura voltada para a inovação e transformação digital no setor público, de fora para dentro. Fazemos isso apoiando empreendedores que estão engajados em buscar soluções para os desafios mais complexos vividos pela sociedade atual, capacitando servidores públicos nessa temática, além de qualificar o debate sobre o tema com a realização de estudos e eventos. Saiba mais em http://www.brazillab.org.br.

Informações para imprensa: Rhana Silva – Analista de Comunicação

Telefone: +55 (61) 996930319

Email: comunicacao@brazillab.org.br

Sobre a Oracle

A Oracle é uma empresa de tecnologia em nuvem que fornece as organizações infraestrutura de computação e software para ajudá-las a inovar, desbloquear eficiências e se tornarem mais eficazes. Referência no gerenciamento de bancos de dados e servidores para empresas, escolas e governos ela foi a primeira e única empresa a criar um banco de dados autônomo do mundo para ajudar a organizar e proteger os dados de seus clientes.

Marcas registradas
Oracle, Java, MySQL e NetSuite são marcas registradas da Oracle Corporation. A NetSuite foi a primeira empresa na nuvem, desbravando a nova era de computação na nuvem.
Informações para imprensa: OracleBrasil@CurrentGlobal.com
Marcella Costa – (11) 96387-5297
Fabi Primilla – (11) 91198-0325
Natália Coelho – (11) 93044-9447
Verônica Andrade – (11) 91260-6474

Fonte: Assessoria de Imprensa

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos