spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeBRASIL AMPLIA ELETRIFICAÇÃO VEICULAR

BRASIL AMPLIA ELETRIFICAÇÃO VEICULAR

Joao Paulo Ledur
Joao Paulo Ledur
Diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo: Profissional com experiência internacional na indústria automotiva, João Paulo Pohl Ledur atualmente é diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo, onde responde também pelas áreas de Corporate Venture Capital e Inovação da companhia. Atuando na gestão da estratégia de inovação e seus desdobramentos na cultura organizacional, fazendo conexão do atual negócio com o futuro da mobilidade. Há 18 anos na empresa, parte deles atuando na África do Sul, o executivo tem formação pela Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos e Fundação Getúlio Vargas – FGV.

2023 foi marcado por demonstrações de ônibus elétricos e consolidação da fabricação destes veículos, com tecnologia 100% brasileira

De acordo com a plataforma E-Bus Radar, até o final de 2023 a América Latina contabilizava cerca de 5 mil ônibus elétricos de diferentes marcas. Deste total, a Colômbia tem 1.589 unidades em circulação, enquanto o Brasil cresce gradativamente, com mais de 400 ônibus pelas ruas.

Por aqui, além da infraestrutura para receber os ônibus elétricos, que tem avançado com a chegada de estações de recargas, e discussões sobre a capacidade de atendimentos das operadoras de energia elétrica no país, a indústria nacional investe no desenvolvimento de soluções próprias, com fabricação aqui no Brasil. O objetivo é levar para a eletromobilidade a qualidade, garantia, segurança e conforto peculiares aos produtos brasileiros.

Os ônibus elétricos 100% nacionais já são uma realidade, com modelos em demonstração em grandes cidades brasileiras, assim como veículos que já foram comprados para compor a frota urbana de ônibus. Um dos exemplos é a cidade de Porto Alegre (RS), que adquiriu veículos com chassis e carroceria integralmente fabricados no Brasil para começar a circular ainda no primeiro semestre deste ano.

Aliado a todos esses avanços, o final de 2023 também marcou um importante passo para a indústria automotiva brasileira, com o anúncio do investimento de R$ 50 milhões para início da produção de ônibus elétricos 100% Marcopolo, na cidade de São Mateus (ES). A iniciativa ampliará a capacidade produtiva da companhia para atender à demanda pelos veículos eletrificados, ajudará na distribuição logística para diferentes regiões do país, além de contribuir com a geração de empregos na região.

Todos esses avanços reforçam a posição do país como um importante player do setor de mobilidade, demonstrando a capacidade e o conhecimento técnico da engenharia automobilística brasileira. Para 2024, com mais ônibus elétricos 100% brasileiros nas ruas, todo o ecossistema será beneficiado, a população que passa a contar opções de transporte mais sustentáveis, assim como a indústria nacional, que se consolida entre as melhores do mundo.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos