spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeDESAFIOS DE MOBILIDADE URBANA EM 2023: COMBUSTÍVEIS E FLEXIBILIDADE DE TRABALHO

DESAFIOS DE MOBILIDADE URBANA EM 2023: COMBUSTÍVEIS E FLEXIBILIDADE DE TRABALHO

Impacto da inflação dos combustíveis na mobilidade urbana

O ano de 2023 apresenta-se como um período particularmente desafiador no mercado de combustíveis no Brasil, marcado por uma significativa elevação nos preços da gasolina e do óleo diesel. Este aumento, impulsionado por fatores internacionais como restrições na oferta de petróleo e demanda crescente, pressiona as finanças dos consumidores e afeta diretamente vários setores. Dados do IBGE evidenciam que a alta nos combustíveis é um dos principais motores da inflação, com o IPCA-15 registrando um aumento de 0,21% em outubro.

Tendências globais e seus efeitos no Brasil

No cenário global, as ações de potências petrolíferas como a Rússia e a Arábia Saudita estão moldando os preços dos combustíveis, tornando o mercado mais volátil. No Brasil, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis aponta para um preço médio da gasolina de R$ 5,80 em setembro, o mais alto do ano. Além disso, ajustes nas tarifas de pedágios e aumento de preços em rodovias administradas pela CCR refletem a necessidade de equilibrar as contas após os prejuízos da pandemia.

A resposta das empresas à nova realidade de mobilidade

Diante desse cenário, a importância de benefícios flexíveis ofertados pelas empresas é ressaltada por Matheus Rangel, CGO da Niky, uma empresa que auxilia outras organizações a se adaptarem aos novos modelos de mobilidade urbana. Rangel aponta que, com o aumento nas opções de locomoção e modelos de trabalho diversificados, os benefícios devem acompanhar as demandas e hábitos dos colaboradores. Os cartões de benefícios flexíveis surgem como uma solução inovadora, permitindo que as empresas demonstrem cuidado com seus colaboradores, que gastam em média 120 minutos por dia no trânsito, utilizando uma variedade de meios de transporte.

A necessidade de flexibilidade e adaptação

Em um mundo onde os desafios de mobilidade urbana são cada vez mais complexos, a flexibilidade nas políticas de benefícios das empresas torna-se essencial. Este cuidado não apenas apoia os colaboradores em suas jornadas diárias, mas também reflete um compromisso maior das empresas com o bem-estar de sua força de trabalho. A tendência é que, com o passar do tempo, mais empresas adotem essas práticas para manter seus colaboradores engajados e satisfeitos, apesar dos desafios impostos pela inflação dos combustíveis e pelas mudanças no modelo de trabalho.

O aumento dos preços dos combustíveis e a necessidade de flexibilidade no modelo de trabalho representam desafios significativos para a mobilidade urbana em 2023. Empresas como a Niky estão à frente, oferecendo soluções que ajudam outras organizações a se adaptarem a esses novos desafios, garantindo a saúde financeira e o bem-estar de seus colaboradores.

Fonte: Milena Almeida – assessora da Niky

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos