spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosPARQUE DA MOBILIDADE URBANA CENTRO-OESTE DISCUTE DESAFIOS NO CENÁRIO DA MOBILIDADE URBANA...

PARQUE DA MOBILIDADE URBANA CENTRO-OESTE DISCUTE DESAFIOS NO CENÁRIO DA MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO

O evento reuniu 310 participantes em discussões sobre o futuro da mobilidade, contando com a presença de líderes influentes e o lançamento do 3º Anuário Nacional da Mobilidade Elétrica (PNME).


No último dia 14 de dezembro, o Parque da Mobilidade Urbana Centro-Oeste encerrou sua edição de forma marcante, reunindo 310 participantes presenciais em um evento que se destacou pela diversidade de discussões e pela qualidade do conteúdo apresentado ao longo de mais de 19 horas de programação.

Com 12 painéis e 4 palcos presenciais, o evento se propôs a abordar desafios cruciais no cenário da mobilidade urbana no Brasil. Entre os temas em destaque estavam questões fundamentais, como o impacto do novo PAC na eletrificação da frota nas cidades brasileiras, alternativas de custeio do transporte público para garantir a gratuidade no transporte e estratégias para incentivar o crescimento da indústria e infraestrutura para carros elétricos no país.

“O ano de 2024 será um grande ano para a Mobilidade Urbana no Brasil. Já temos um número de investimentos e uma expectativa de renovação de frota, sendo 2024 o ano da grande transformação da mobilidade urbana no país”, sinaliza Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades durante a abertura da edição. 

Durante as intensas discussões, os participantes também tiveram a oportunidade de refletir sobre como os 48,8 bilhões do PAC podem impactar a transformação urbana nas cidades brasileiras, além de explorar maneiras de ampliar o protagonismo do setor público na inovação dos transportes. Tópicos como a redução de congestionamentos e tempo em deslocamentos nas cidades da região CO e a promoção da Mobilidade como Serviço (MaaS) no país foram abordados, juntamente com painéis dedicados à mobilidade ativa e segurança viária, este último em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Um momento de destaque do evento foi o Lançamento Oficial do 3º Anuário Nacional da Mobilidade Elétrica (PNME): Rumo à expansão do mercado, políticas e tecnologias no Brasil, realizado pelo PNME. O anuário, que oferece uma visão abrangente do panorama atual da mobilidade elétrica no Brasil, pode ser acessado aqui.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades do setor de mobilidade urbana, incluindo Paula Faria, Idealizadora e CEO – Connected Smart Cities e Parque da Mobilidade Urbana; Gilmar Marques, Coordenador de Tecnologia e Inovação da FAP-DF; Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana – Ministério das Cidades; Alex Carreiro, Secretário Executivo – SEMOB/DF; e Leonardo Reisman, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – Distrito Federal.

A presença e contribuição dos palestrantes enfatizaram a importância do evento e demonstraram o comprometimento de diferentes setores em buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela mobilidade urbana na região Centro-Oeste.

Gilmar Marques, da FAP-DF, abordou a importância de espaços de discussão como o Parque da Mobilidade Urbana como forma de abordar diferentes questões por diversos prismas a partir de seus atores: “Quando nós falamos de Mobilidade Urbana estamos falando de um problema complexo, que exige soluções complexas, atividade de pesquisa e de gestão multidisciplinar. Só por meio de atividades realizadas de maneira multidisciplinar vamos chegar em resultados satisfatórios”

O Parque da Mobilidade Urbana Centro-Oeste encerra sua primeira edição com a certeza de que as discussões e colaborações iniciadas durante o evento continuarão a impactar positivamente o desenvolvimento de estratégias para uma mobilidade urbana mais sustentável e eficiente no Brasil. Confira as fotos do evento aqui. e veja como foi a abertura aqui.

Serviço:

Parque da Mobilidade Urbana  – Regional Centro-Oeste 2023

Local: PMURC –  Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Brasília – DF

Site: https://parquedamobilidadeurbana.com.br/pmu-regional-centro-oeste/

Parque da Mobilidade Urbana  – Edição Nacional 2024

Local: São Paulo

Data: 13 e 14  de junho de 2024

Site: https://parquedamobilidadeurbana.com.br

Realização: Necta 

Sobre a Necta

A Necta desenvolve plataformas que conectam pessoas, criando ecossistemas de negócios nos segmentos de aeroportos, aviação, PPPs, infraestrutura, cidades, mobilidade, segurança pública e inovação social. A equipe é formada por profissionais das áreas de marketing, comercial, comunicação, designer, web, mídia social, pesquisa e estratégia. A Necta cria plataformas de conteúdo para clientes e parceiros, e também desenvolve projetos próprios, como o Connected Smart Cities & Mobility; AirConnected & Connected Urban Air Mobility, PMU – Parque da Mobilidade Urbana. 

Assessoria de Imprensa:
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-8829

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos