spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosMOBILIDADE URBANA DISRUPTIVA, SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA NO CENTRO-OESTE

MOBILIDADE URBANA DISRUPTIVA, SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA NO CENTRO-OESTE

 Está chegando o Parque da Mobilidade Urbana Regional Centro-Oeste que acontecerá no dia 14 de dezembro de 2023


O Parque da Mobilidade Urbana, uma iniciativa do Connected Smart Cities em parceria com o Mobilidade Estadão, surge como um compromisso dedicado à promoção da mobilidade sustentável e inclusiva. Diante do desafio do rápido crescimento urbano, o projeto busca soluções estratégicas para aprimorar a dinâmica do ecossistema de mobilidade urbana. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, oferece exposições, demonstrações interativas, test drives, atividades recreativas e conteúdo relevante para impulsionar reflexões e experiências enriquecedoras. O Parque da Mobilidade Urbana Regional Centro-Oeste, marcado para 14 de dezembro de 2023 em Brasília, destaca questões locais e investimentos significativos, como o programa Brasília Vida Segura e a expansão de ciclovias, como reflexo do compromisso com a mobilidade urbana sustentável na região.

Palestrantes Confirmados

O Parque da Mobilidade Urbana conta com palestrantes que representam uma diversidade de setores e instituições relevantes no cenário da mobilidade urbana. Dentre eles, destacamos Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, que trará sua vasta experiência governamental. Além disso, teremos a participação de líderes como Ibaneis Rocha, Governador do Distrito Federal, e Flávio Murilo Gonçalves Prates de Oliveira, Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, oferecendo perspectivas essenciais sobre as estratégias locais. Outros notáveis incluem Adalberto Maluf Filho, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental no Ministério do Meio Ambiente, e Mariana Cappellari, Gerente Executiva de Estratégia do Mercado Setor Público do Banco do Brasil. A presença diversificada desses palestrantes, representando esferas governamentais, setor privado e entidades estratégicas, promete enriquecer as discussões e contribuir para soluções inovadoras no âmbito da mobilidade urbana.

Ainda, destacamos Gustavo Marques de Oliveira, Prefeito de Formosa, trazendo insights valiosos sobre as dinâmicas municipais. Igor Calvet, Diretor Executivo da ANFAVEA, contribuirá com sua experiência no setor automotivo, enquanto Juares Silveira Samaniego, Secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Cuiabá, trará uma perspectiva municipal única. Camila de Carvalho Lammers, Diretora de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos, representarão o compromisso com a sustentabilidade e inovação em seus respectivos setores. Rogério Cruz, Prefeito de Goiânia, Vandete Mendonça, Analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Valter Casimiro Silveira, Servidor de Carreira da DNIT, Marcelo Torrubia, Secretário de Mobilidade da Prefeitura de Goiânia, e Saulo Nacif Araújo, Superintendente de Mobilidade da BRB, também trarão contribuições valiosas para a abordagem abrangente dos desafios e oportunidades na mobilidade urbana.

Temas em Destaque no Parque da Mobilidade Urbana Regional Centro-Oeste

Mobilidade Ativa e Compartilhada

O Distrito Federal conta com Plano de Mobilidade Ativa, que visa orientar e coordenar as ações voltadas à mobilidade a pé e à ciclomobilidade. Além dos 664,7 km de ciclovias, o governo irá publicar edital de mais 105 km de ciclovias e prevê para os próximos anos a existência de 1.000 paraciclos para bicicletas compartilhadas.

Eletrificação do Transporte Coletivo

Em circulação desde 2018 em Brasília, ônibus elétricos já deixaram de emitir cerca de três mil toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale ao plantio de mais de 21 mil árvores. No mesmo período foram economizados mais de 150 mil litros de óleo diesel.

Já em Goiás, o Governo do Estado prevê a modernização e aquisição de 65 ônibus elétricos para circular no Eixo Anhanguera, principal corredor de mobilidade urbana da Região Metropolitana de Goiânia.

Tendências

Entre os temas e tendências para a mobilidade urbana no Centro-Oeste, estão: aplicativos públicos para o sistema de caronas compartilhadas; o uso de informações e dados para a gestão da mobilidade urbana e o transporte coletivo; a expansão dos centros de operação e controle para outras cidades, assim como já existente no Distrito Federal; o sistema de pagamento digital ampliado para novos formatos; a integração modal; a eletrificação da frota de veículos e muito mais.

A edição Regional Centro-Oeste do Parque da Mobilidade Urbana conta com a FAP-DF (Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal), como Patrocinador Apresentador, apoiando ações que promovem o desenvolvimento de uma mobilidade mais inteligente, sustentável e segura.

Serviço:

Parque da Mobilidade Urbana  – Regional Centro-Oeste 2023

Local: PMURC –  Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Brasília – DF

Quando: 14 de dezembro de 2023

Site: https://parquedamobilidadeurbana.com.br/pmu-regional-centro-oeste/

Realização: Necta e Instituto Evolui 

Sobre a Necta

A Necta desenvolve plataformas que conectam pessoas, criando ecossistemas de negócios nos segmentos de aeroportos, aviação, PPPs, infraestrutura, cidades, mobilidade, segurança pública e inovação social. A equipe é formada por profissionais das áreas de marketing, comercial, comunicação, designer, web, mídia social, pesquisa e estratégia. A Necta cria plataformas de conteúdo para clientes e parceiros, e também desenvolve projetos próprios, como o Connected Smart Cities & Mobility; AirConnected & Connected Urban Air Mobility, PMU – Parque da Mobilidade Urbana. 

Assessoria de Imprensa:
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-8829

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos