spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadePARIS ANUNCIA PLANO PÚBLICO PARA INCENTIVAR PEDESTRES NAS RUAS

PARIS ANUNCIA PLANO PÚBLICO PARA INCENTIVAR PEDESTRES NAS RUAS

Cidade de Paris pretende criar 100 novos hectares de espaços para pedestres até 2030

O Plano 2023-2030, também conhecido como “Plan Piéto“, anunciado neste mês pela Prefeitura de Paris, estipula uma série de medidas para incentivar e valorizar a caminhada. Segundo Emmanuel Grégoire, vice-prefeito da cidade, o projeto é uma medida pública para diminuir o uso de veículos e, consequentemente, amenizar os impactos ambientais provocados pelos automóveis.

“Neste sentido, caminhar não é um meio de transporte como qualquer outro, é uma solução universal para os desafios do nosso tempo”, afirma. De acordo com um estudo prévio realizado para o projeto, cerca de 65% das viagens acontecem a pé.

O documento também faz uma avaliação das práticas a pé realizadas pelos cidadãos parisienses. Entre 2020 e 2023, por exemplo, a cidade ampliou em 33% o espaço exclusivo para pedestres, saindo de 65 para 92 hectares.

O plano já começa com 300 milhões de euros em investimentos para, segundo o documento, “tornar a caminhada mais acessível, segura e agradável para todos os residentes e visitantes da nossa cidade”. Para isso, ele se baseia em 3 objetivos:

  • Dar mais espaço aos pedestres e garantir a prioridade dos pedestres em todos os lugares;
  • Elevar os padrões de qualidade, segurança e conforto dos espaços para pedestres;
  • Adaptar a caminhada às questões climáticas.

Medidas em Paris

Com base nesses objetivos, o projeto ainda detalha algumas práticas que devem ser tomadas a curto prazo. Até 2026, por exemplo, a cidade de Paris planeja priorizar os pedestres em pelo menos 100 novas ruas perto de escolas primárias, faculdades e estabelecimentos públicos.

Além disso, o projeto também quer ampliar ações anteriores, voltadas para a redução de emissão de carbono, como o “Paris Respire” ou “Paris Breathes”. Lançado em 2016, a ação limita o uso de carros em certos distritos da cidade, fechando para o tráfego motorizado. Com a atualização, a prefeitura pretende estender a ação para todo fim de semana do verão.

Fonte: Mobilidade Estadão

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos