spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSSegurançaENVIADO ESPECIAL DA ONU VISITA BRASIL PARA PROMOVER DIRETRIZES DE SEGURANÇA VIÁRIA

ENVIADO ESPECIAL DA ONU VISITA BRASIL PARA PROMOVER DIRETRIZES DE SEGURANÇA VIÁRIA

Representante da ONU também irá a países como Honduras, El Salvador e Paraguai

O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Jean Todt, visitará o Brasil entre os dias 26 e 29 de agosto para se encontrar com ministros, representantes do setor público e privado e ONGs. A visita faz parte de um roteiro pela América Latina que inclui os países de Honduras, El Salvador e Paraguai.

De acordo com a organização, a viagem é realizada para defender a implementação eficaz do Plano Global para a Década de Ação pela Segurança Viária 2021-2030. O projeto determina diretrizes para reduzir o número de vítimas nas estradas até 2030.

Acidentes de trânsito são a principal causa de mortalidade juvenil na América Latina. No Brasil, a taxa de mortalidade é de 19,7 por 100.000 habitantes. Segundo a ONU, os condutores de motocicletas são os que estão em maior risco nas estradas do país.

No último ano, a organização revelou que mais de 80% das recomendações feitas ao Brasil pelo Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos não foram cumpridas. Além disso, quase metade delas está em retrocesso, segundo o diagnóstico.

“Os acidentes de trânsito são um dos principais causadores de morte de crianças na América Latina. Isso não é aceitável. Precisamos construir cidades com crianças e adolescentes no centro para garantir que todos tenham acesso a uma mobilidade segura e sustentável”, afirma Todt.

Visita da ONU à América Latina

O roteiro de visitas se iniciou na segunda-feira, dia 21, em Honduras. As próximas paradas serão em El Salvador, nos dias 23 e 24, Brasil e, então, no Paraguai, no final do mês de agosto, nos dias 30 a 31.

A visita do enviado especial também será uma oportunidade para avaliar o progresso dos projetos do Fundo de Segurança Viária da ONU (UNRSF) na região. O plano promove transporte não motorizado e o uso do transporte público para ajudar a reduzir acidentes de trânsito, congestionamento e degradação ambiental na região.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos