spot_img
HomeCONTEÚDOSCidades5 dicas para evitar o estresse no trânsito

5 dicas para evitar o estresse no trânsito

Manter a calma também pode contribuir para evitar acidentes.

O trânsito pode ser desafiador. Sobretudo nas grandes metrópoles, em que o congestionamento é uma realidade em quase todos os dias.

Assim, é preciso manter a calma. Tanto para não sofrer com as consequências do estresse na saúde quanto para evitar acidentes.

Confira 5 dicas para evitar o estresse no trânsito e ter viagens mais tranquilas:

1 – Se planeje antes de sair

Em vez de dirigir pelo caminho que você já conhece e sair de casa em cima da hora, avalie suas possibilidades. Se planejar antes de sair pode garantir melhores rotas.

Além disso, você pode usar a tecnologia ao seu favor. Por exemplo, se você precisa chegar às 9h em algum destino, no dia anterior você pode usar aplicativos para calcular o melhor horário para sair de casa.

Assim, você evita o estresse de olhar para o relógio a cada cinco minutos enquanto vê seu carro preso no congestionamento. Além disso, terá mais tempo para estacionar quando chegar ao seu destino.

2 – Use roupas confortáveis

Embora dirigir não seja um esporte, também é importante usar roupas confortáveis. Afinal, você vai pisar várias vezes nos pedais, movimentar os braços e a cabeça.

Assim, evite sapatos que machucam os dedos dos pés e roupas que restringem a mobilidade. Ao dirigir de forma confortável, as chances de se estressar reduzem.

3 – Respire fundo

Quando a raiva chega ao ápice, a última coisa que alguém quer ouvir é “respire fundo”. Contudo, a técnica realmente funciona, pois ajuda a controlar os níveis de estresse.

Assim, quando estiver diante de alguma situação estressante, respire profundamente. A prática também é benéfica antes mesmo de acontecer um conflito no trânsito. Portanto, se perceber que a tensão está chegando, respirar pode ajudar.

Se você preferir, também pode usar aromatizantes no carro. Um sachê com cheiro de hortelã ou lavanda pode contribuir para atrair a calma enquanto dirige.

4 – Fuja dos conflitos

Muitas vezes, a pessoa que está dirigindo pode nem estar estressada, mas alguém pode tentar puxar uma briga ou confusão. Neste caso, o melhor a se fazer é fugir do conflito.

Portanto, se alguém buzinar para você ou mesmo te ofender, ignore e não continue a briga. Afinal, para um desentendimento ocorrer, é preciso mais de uma pessoa.

Além disso, mesmo que alguém esteja errado no trânsito e faça algo que te prejudique, desvie sem xingar. Na hora, você vai se sentir correto se posicionando, mas no fim o único resultado será um estresse maior para ambas as partes.

5 – Ouça música

Ouvir músicas divertidas ou suaves enquanto dirige ajuda a relaxar. Assim, a sua energia vai continuar positiva e dificilmente alguém vai conseguir te tirar do sério.

Caso perceba que está em um dia difícil, escolha uma playlist que você sabe que vai te relaxar. Deste modo, você contribui para ter uma viagem mais tranquila e feliz.

Fonte: Mobilidade Estadão

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos