spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeCARROS INTELIGENTES TRANSFORMAM A RELAÇÃO ENTRE O TR NSITO E O MOTORISTA

CARROS INTELIGENTES TRANSFORMAM A RELAÇÃO ENTRE O TR NSITO E O MOTORISTA

Douglas Tokuno
Douglas Tokuno
Douglas Tokuno é Head de Parcerias para América Latina e EMEA do Waze. O executivo entrou para o time do Waze em 2017 para liderar a chegada desse serviço ao país. Antes disso, Douglas fazia parte da equipe de Produtos e Estratégia do YouTube no Google. Em paralelo à sua atuação na empresa, o executivo foi mentor de negócios na Startup Farm e no Google Campus por dois anos. O executivo é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Administração pela FEA-USP.

Tecnologia nos veículos auxilia na estruturação de cidades mais dinâmicas 

O primeiro automóvel movido a gasolina foi inventado em 1885, e desde então a tecnologia já evoluiu a ponto de tornar coisas inimagináveis em realidade. Se há 30 anos alguém falasse que não demoraria muito para que fosse possível dirigir um carro sem encostar no volante, provavelmente daríamos risada. 

Por mais que esse tipo de veículo ainda não seja um dos mais acessíveis, grande parte dos carros populares atuais são criados para serem automatizados, tanto que algumas montadoras praticamente suspenderam a fabricação de automóveis com câmbio manual. No Brasil, os carros automáticos já conquistaram os motoristas: de acordo com o levantamento de emplacamento entre janeiro e maio de 2022 da revista Quatro Rodas, 63% dos veículos de passeio e picapes do mercado têm caixa automática. 

Os carros automáticos oferecem funções aparentemente simples, mas que facilitam a vida dos passageiros e tornam a experiência no volante superior à de um veículo manual. Um carro inteligente, por exemplo, permite que o motorista pague pedágios, estacionamentos e outros estabelecimentos automaticamente, sem a necessidade de se preocupar com carregar dinheiro ou usar cartões. Imagine a tranquilidade de uma longa viagem de carro com esse recurso à disposição.

Funcionalidades como um sistema de emergência que entra em contato automaticamente com autoridades e órgãos públicos em caso de incidente e até mesmo um dispositivo que auxilia o motorista a fazer uma curva de maior risco são alguns exemplos do conforto que um carro moderno pode oferecer. Com artifícios assim, motoristas PCDs também são beneficiados e tendem a ter uma experiência mais conveniente ao volante. 

Um trânsito mais sustentável e seguro

Outra grande tendência dos carros inteligentes é o carregamento elétrico, benéfico para o meio ambiente, por conta da baixa emissão de carbono, e para o bolso do condutor, com a economia em combustível. Felizmente, esse tipo de veículo está ganhando popularidade no Brasil. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), houve um crescimento de 41% na venda de carros elétricos em 2022, em comparação a 2021. Atualmente, a frota nacional de veículos eletrificados chega a aproximadamente 126 mil.

Os novos modelos de carros contribuem para uma cidade conectada. Em breve, os automóveis facilitarão não apenas a vida de seus condutores, mas também de toda a população, pois serão capazes de reportar prontamente alguns problemas da cidade, como buracos, acidentes e até condições climáticas. 

Desde que foi criado, o Waze tem o objetivo de transformar qualquer carro em um veículo mais inteligente. Por meio da comunidade de usuários, o aplicativo consegue reportar tráfego lento, acidentes de trânsito, radares e buracos, além de outras funções que contribuem para o bom desempenho da mobilidade urbana. 

Recentemente, o Waze deu mais um passo na ampliação de serviços para os veículos mais autônomos: agora todos os carros com Google Built-in (Serviços Automotivos do Google) podem visualizar rotas e alertas em tempo real do Waze diretamente na tela embutida do carro, sem a necessidade de um smartphone. Além disso, o app também sinaliza postos de carregamento para veículos elétricos. 

Enquanto o carro que praticamente dirige sozinho não se torna acessível para mais pessoas, usufruir das tecnologias já disponíveis é o melhor caminho para que qualquer motorista tenha uma experiência mais cômoda em seu automóvel. E mais importante, consciência, prudência e cuidado ao pegar no volante sempre serão a melhor forma de tornar o trânsito mais eficaz para todos. 

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos