spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosPARQUE DA MOBILIDADE URBANA DEBATERÁ PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS CIDADES

PARQUE DA MOBILIDADE URBANA DEBATERÁ PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS CIDADES

Principal desafio é amplificar soluções mais eficientes e sustentáveis, que gerem menos impactos ao meio ambiente e favoreçam expansão das smart cities

O mercado de tecnologia e inovação vem avançando de forma acelerada juntamente com o crescimento das cidades. Para a manutenção da qualidade de vida e a conservação do meio ambiente, essa realidade pode ajudar na reformulação de estratégias de uso dos espaços urbanos, tornando-os mais conectados, sustentáveis e inclusivos.

Nesse trajeto, destacam-se a importância de repensar a indústria de mobilidade urbana para a melhoria das condições de deslocamento, o combate às desigualdades sociais e a construção de cidades cada vez mais inteligentes. Para analisar esse contexto, vale refletir sobre alguns aspectos. Qual é o papel do automóvel nesse novo panorama de mobilidade? Como a eletrificação veicular pode trazer impactos positivos ao planeta e quais são os desafios da ampliação desse mercado no Brasil?

Essas e outras questões serão discutidas no Parque da Mobilidade Urbana (PMU), que será realizado, entre os dias 22 e 24 de maio, em São Paulo.

Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), o uso de veículos de transporte é responsável por mais de 20% da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Por isso, investir em soluções de mobilidade elétrica é fundamental para integrar práticas ESG, incentivar a descarbonização, reduzir as mudanças climáticas e ajudar na construção de um mundo mais justo e sustentável. Essa transição para a eletrificação ainda gera redução de custos para os consumidores, economia em processos de recarga, entre outros benefícios.

Vendas em alta

O Brasil ainda caminha para o avanço desse nicho do mercado. De acordo com notícia recente publicada pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), “o mercado brasileiro de veículos leves eletrificados emplacou 5.989 unidades em março, o que representa um crescimento de 55,5% em relação a março de 2022 (3.851)”.

Neste ano, a companhia Stellantis vem incrementando consideravelmente seu trabalho com foco no desenvolvimento no Brasil de soluções, tecnologias e componentes para veículos híbridos que combinem etanol e eletrificação. E algumas startups de mobilidade, como o aplicativo 99, vêm apostando nessa tendência. Entretanto, o mercado asiático, especialmente o da China, ainda é o principal líder dessa produção no mundo.

Protagonismo na transição

Para acompanhar esse cenário, o governo de São Paulo vem investindo em ações para favorecer as operações desses veículos no Estado, como a instalação de vários pontos de recarga de bateria em rodovias. “São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Todo o Brasil vai ganhar muito com isso”, destacou o governador Tarcísio de Freitas, em nota publicada no portal do governo.

O protagonismo de São Paulo na busca de soluções de inovação tecnológica para a evolução da mobilidade urbana é uma referência de incentivo a ações de engajamento em toda esfera nacional.

Fonte: Mobilidade Estadão

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos