spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosFÓRUM DE MOBILIDADE ANPTRILHOS SERÁ REALIZADO NO DIA 24 DE MAIO

FÓRUM DE MOBILIDADE ANPTRILHOS SERÁ REALIZADO NO DIA 24 DE MAIO

Uma realização da Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, o evento reunirá os entes governamentais para debater as principais necessidades para ampliação e desenvolvimento do transporte metroferroviário de passageiros brasileiros.

        O Fórum terá painéis setoriais que abordarão o desenvolvimento do transporte metroferroviário urbano; a retomada dos trens regionais de passageiros; a Autoridade Metropolitana de Transporte e o avanço de projetos e atração de investimentos.
 

As cidades crescem continuamente e se transformam o tempo todo. Para viver com qualidade e segurança, é preciso investir em caminhos eficientes e sustentáveis para o melhor uso dos espaços urbanos. Neste âmbito, destacam-se os desafios para a mobilidade urbana integrada e inclusiva, que colabore com melhores condições de deslocamento, consiga reduzir congestionamentos e acidentes no trânsito. Além de resultar em menores impactos ambientais. 

Neste cenário, é importante ressaltar a importância de investimentos estratégicos em redes de trilhos urbanos, que são meios de locomoção rápidos, seguros e sustentáveis. Para analisar contextos, debater desafios e perspectivas para o segmento, a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos realizará o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, no dia 24 de maio, em Brasília (DF). 

O Fórum de Mobilidade ANPTrilhos reunirá os entes governamentais e especialistas do setor para discutir uma programação estratégica, que integra aspectos fundamentais referentes ao desenvolvimento do transporte de passageiros sobre trilhos; incluindo a necessidade de ampliação de sistemas estruturantes nas grandes metrópoles. 

“Atualmente, mais de 80% da população mundial vive em grandes centros urbanos. Por isso, o transporte de passageiros sobre trilhos é estratégico e fundamental para dinamizar e gerir com mais eficiência o tráfego urbano de milhões de habitantes. E no Brasil não é diferente. Muitas cidades brasileiras ainda não contam com uma malha metroferroviária desenvolvida e adequada para o atendimento à população. Por isso, o Fórum de Mobilidade se propõe a destacar a relevância dessa urgência nacional e buscar soluções viáveis para alavancar investimentos para este modo de transporte estruturante, que é rápido e com previsibilidade para atender os cidadãos brasileiros”, destaca Roberta Marchesi, Diretora-Executiva da ANPTrilhos

Importância do Fórum de Mobilidade para o desenvolvimento de cidades inteligentes 

Como projetar um futuro promissor para o setor metroferroviário brasileiro e a configuração de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis? Em sua segunda edição, o Fórum de Mobilidade vai proporcionar o compartilhamento de informações, experiências e propostas com o objetivo de buscar novos horizontes para o desenvolvimento da rede de transporte de passageiros sobre trilhos para atender a população, refletindo, simultaneamente, em melhorias na qualidade de vida humana e ambiental. 

“A mobilidade urbana sobre trilhos é um segmento estratégico para a construção de cidades inteligentes, ágil e seguro. O incentivo à construção de uma rede integrada e estruturante de transporte também resulta em mudanças de hábitos, escolhas de opções mais sustentáveis e inclusivas para deslocamentos, incentivando, por exemplo, a preferência pelo uso do transporte coletivo ao invés dos individuais”, explica Joubert Flores, Presidente do Conselho da ANPTrilhos. 

Ele explica ainda que “esta luta só será realmente eficaz a partir de um trabalho conjunto, de forma participativa e colaborativa, por todos os representantes da sociedade – poder público, setor privado e cidadãos – para expandir a infraestrutura e oferta dessa rede de transporte, que ainda é irrisória diante da dimensão continental do Brasil”. 

Programação e palestrantes 

O Fórum de Mobilidade terá solenidade de abertura, a partir das 9h, com pronunciamentos do Presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores; da Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi; e do Presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, foram convidados para a cerimônia. Os Presidentes das Operadoras Metroferroviárias brasileiras também participarão. 

A programação do evento abrangerá painéis temáticos, que vão abordar a importância do desenvolvimento e de investimentos no transporte metroferroviário urbano para o avanço da mobilidade dos brasileiros, principais desafios do setor, que incluem políticas eficazes de financiamento e reestruturação de diretrizes como, o Marco Regulatório do setor. 

O Fórum de Mobilidade também discutirá a importância da retomada dos trens regionais de passageiros para a ampliação dos sistemas de transporte, de parcerias e investimentos nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento social, econômico e sustentável do setor, com geração de emprego e renda, redução de impactos ambientais e fomento à expansão de novos polos industriais no país. 

Também haverá debates sobre a relevância da autoridade metropolitana para planejamento, organização e avanço do transporte estruturante em diversos âmbitos, estimulando o aumento da escala de investimentos e fortalecimento da integração dos modos de deslocamento. Além de discussões sobre tendências e perspectivas de elaboração de projetos, investimentos e ampliação da cadeia de fornecedores para o avanço da mobilidade urbana nacional, incluindo políticas de fomento ao transporte regional de passageiros sobre trilhos. 

O Ministro-Chefe da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, foi convidado para apresentar no Fórum de Mobilidade a trajetória de desenvolvimento da mobilidade sobre trilhos na Bahia, destacando conquistas no avanço do segmento no estado.

O Fórum de Mobilidade ANPTrilhos contará com a presença do Secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Cezar Ribeiro; do Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Valter Casimiro; e do Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti. 

Além de participação do Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Tegon Moro; do Presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles; do Consultor em Mobilidade Urbana e Sócio-Diretor da Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana, Sergio Avelleda; do Presidente da INFRA S.A, Jorge Luiz Macedo Bastos; e do Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha. 

Também estarão presentes no evento: o Diretor-Presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade, Francisco Pierrini; o Presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho; a Diretora do banco de fomento KFW no Brasil, Saskia Berling; e da Diretora Econômico-Financeira da TMB (Barcelona), Lola Bravo. 

Os Conselheiros da ANPTrilhos Antonio Carlos Sanches, José Eduardo Copello, Roberto Labarthe e Luiz Eduardo Argenton serão os moderados dos painéis setoriais. 

Inscrições para acompanhar a transmissão on-line 

As inscrições para acompanhar a transmissão on-line e ao vivo do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por todos os interessados em assistir o Fórum. O evento presencial será exclusivo para autoridades e convidados. 

Clique aqui para se inscrever e acompanhar a transmissão ao vivo. 

Serviço

Fórum de Mobilidade Urbana
24 de maio
Unique Palace, Brasília (DF)
Para mais informações, acesso à programação completa e inscrições, clique aqui

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos