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AVANÇOS NA ELETROMOBILIDADE AMPLIAM POSICIONAMENTOS DE GRANDES CIDADES POR VEÍCULOS SUSTENTÁVEIS

Joao Paulo Ledur
Joao Paulo Ledur
Diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo: Profissional com experiência internacional na indústria automotiva, João Paulo Pohl Ledur atualmente é diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo, onde responde também pelas áreas de Corporate Venture Capital e Inovação da companhia. Atuando na gestão da estratégia de inovação e seus desdobramentos na cultura organizacional, fazendo conexão do atual negócio com o futuro da mobilidade. Há 18 anos na empresa, parte deles atuando na África do Sul, o executivo tem formação pela Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos e Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Eletrificação veicular é um consenso em relação ao futuro da mobilidade, seja no segmento de transporte coletivo ou individual. Próximo passo é buscar alternativas, em tecnologia e infraestrutura, para viabilizar a expansão desses sistemas

No último trimestre de 2022, a SPTrans, órgão responsável pelo transporte público da cidade de São Paulo, comunicou oficialmente que a partir de então, serão impostas restrições para a compra de novos ônibus movidos a diesel. De acordo com o Programa de Metas da capital paulista, entre os anos de 2021 e 2024, serão incluídos 2.600 ônibus elétricos na cidade.  

A medida adotada pela maior capital do Brasil norteou os debates entre os profissionais e empresas que atuam no setor automotivo e, com o olhar atento às necessidades de inovações tecnológicas para o futuro da mobilidade que está cada vez mais próximo de todos.

Positivamente, os órgãos públicos já compreenderam que eletrificação veicular é fundamental para o meio ambiente, assim como os proprietários de carros particulares que também aderem, gradativamente, a este novo modelo de motorização. 

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) revelou que  o ano de 2022 fechou com números representativos, alcançando a marca de 49.245 unidades elétricas emplacadas, totalizando uma frota eletrificada circulante de 126.504 veículos em todo território nacional. 

Diante deste cenário, o transporte de passageiros busca equilibrar essa conta e aumentar as opções de veículos sustentáveis para os cidadãos que circulam nos grandes conglomerados brasileiros e, com o incentivo de cidades como a de São Paulo, outras localidades certamente começarão a seguir o bom exemplo. Aliás, Salvador e São José dos Campos são dois exemplos de cidades que investem fortemente na ampliação das frotas de veículos elétricos.

Apesar dos avanços, ainda surgem dúvidas constantemente em relação à infraestrutura destinada ao reabastecimento dos ônibus elétricos, mas como adiantei em uma reflexão há exatamente um ano, é preciso avaliar como serão feitas as recargas para que carros, caminhões e ônibus eletrificados consigam circular com maior autonomia, uma vez que a massificação dos veículos elétricos exige condições estruturais das cidades para receber esses pontos de recarga, seguindo um número semelhante de opções de postos de combustível para veículos comuns.

Como um ponto de equilíbrio, a ABVE relatou que o número de postos de recargas chegou a 754 estações de recargas públicas e semipúblicas no Brasil, em 2021. A expectativa para que os números de 2022 represente um crescimento neste total.

Com o aumento da demanda, a fabricação de ônibus elétricos brasileiros se expandirá, com a capacidade de atendimento às exigências de cada um dos órgãos públicos, de acordo com as características de cada mercado. 

O crescimento da eletrificação veicular trará resultados positivos para o transporte coletivo e para todo o futuro da mobilidade, seja pelos avanços tecnológicos dos veículos ou pela infraestrutura adaptada ao ecossistema que envolve a eletrificação.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

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