spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaFLORIANÓPOLIS TERÁ LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO URBANA FOCADO NA REDE 5G

FLORIANÓPOLIS TERÁ LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO URBANA FOCADO NA REDE 5G

Programa Living Lab 5G terá chamada pública para selecionar 10 soluções inovadoras para resolver “dores” da cidade – de segurança pública a mobilidade. Iniciativa também prevê acesso a wi-fi 5G gratuito em regiões de vulnerabilidade na Capital. 

Após quatro anos, Florianópolis volta a contar com um “living lab” (laboratório vivo) para testar soluções inovadoras para resolver algumas das “dores” urbanas da cidade. O programa Living Lab 5G, em convênio envolvendo a Prefeitura de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e prevê o lançamento de uma chamada pública para seleção de 10 soluções inovadoras a serem testadas e que atendam aos desafios da cidade, como segurança pública, saneamento e mobilidade.

primeira edição do Living Lab ocorreu entre 2018 e 2019, com o objetivo de abrir as portas do setor público na Capital para validação de iniciativas de startups que atuam no segmento de cidades inteligentes, conectividade, segurança, entre outros temas relacionados – leia mais aqui.

O projeto terá duração de aproximadamente nove meses e iniciará as atividades ainda em fevereiro. Ao final da iniciativa, as soluções implantadas na cidade e testadas serão avaliadas e, caso aprovadas, receberão um certificado de homologação valorizando e comprovando a eficiência de sua proposta. Além da chamada, o programa irá viabilizar  acesso gratuito ao 5G para pessoas que vivem em regiões de vulnerabilidade na Capital, por meio de rede wi-fi.

A UFSC e a Prefeitura de Florianópolis serão responsáveis pela definição de critérios de seleção das empresas especialistas, sendo que a Universidade ficará encarregada da metodologia, execução e definição da banca avaliadora dos projetos que farão parte do Living Lab. Parceiros e profissionais que compõem o Grupo de Trabalho 5G da ACATE e do ecossistema de inovação da cidade também estão envolvidos no projeto.

O programa Living Lab 5G foi apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Inovação, que é formado por mais de 30 membros representantes das quatro hélices – academia, governo, entidades e sociedade civil. O projeto elaborado pelos consultores de Inovação Thaís Nahas e Fernando Gomes e contará com a metodologia de Living Lab do Grupo de Pesquisa e Extensão VIA Estação do Conhecimento (Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC), liderado pela professora Clarissa Stefani.

“Este projeto abre a cidade permitindo que as pessoas vejam os desafios urbanos como oportunidades de negócio. Além disso, proporciona a inovação dentro do governo, que se coloca aberto para testes, dando retorno sobre os resultados às empresas. O Living Lab entrega uma das coisas mais importantes para o empreendedor, que é o ciclo de apoio a desenvolvimento, teste e validação para que ele em seguida vá ao mercado”, resume a consultora Thaís Nahas, que coordena a vertical Smart Cities da ACATE e também participou do primeiro programa Living Lab na Capital.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos