spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaSOLUÇÃO MOBILE COM REALIDADE AUMENTADA REDUZ DESPERDÍCIO DE TEMPO COM MANUTENÇÃO

SOLUÇÃO MOBILE COM REALIDADE AUMENTADA REDUZ DESPERDÍCIO DE TEMPO COM MANUTENÇÃO

Projeto é um dos quatro selecionados no Edital de Autopeças, iniciativa da ABDI com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças)

Um aplicativo para inspeções de manutenção na indústria com interface em realidade aumentada e Internet Industrial das Coisas (IIoT). Esse foi um dos quatro projetos selecionados do Edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores). O grupo é formado pela empresa MWM Motores e Geradores e pela fornecedora Arkmeds Soluções Tecnológicas.

O projeto, em fase final de implementação, elimina o uso do papel nas inspeções de rotina, substituindo atividades manuais por dispositivos mobile. Dessa forma, o responsável pela manutenção tem acesso a documentações, esquemas elétricos e dados de dispositivos IIoT. A principal tecnologia utilizada – a realidade aumentada – permite ao técnico acessar os componentes 3D da máquina, manuais e dados de sensores enquanto realiza a inspeção ou a manutenção.

O fundador da Arkmeds, Thiago Bajur, explica que, ao ocorrer uma interrupção não programada na produção, o responsável, por meio do celular, acessa o gêmeo digital da máquina, que fornece informações em tempo real como indicadores de desempenho, histórico de interrupções anteriores, resoluções anteriores, etc. De posse dessas informações, é realizado o reparo para que a máquina volte a funcionar o mais rápido possível.

Para ele, apesar de o objetivo em curto prazo ser reduzir o tempo médio de reparo, o ganho de valor é bem maior.  “O grande retorno é intangível porque o processo da gestão do conhecimento vai crescendo ao longo do tempo dentro da empresa. A gente vai trazer a maior massa de valor à medida que isso for rodando e a gente for preparando melhor a qualidade dos dados, preparando a Inteligência Artificial para que trabalhe de forma mais assertiva”, explicou. Na opinião de Bajur, o projeto ajudou a pivotar a Arkmeds, que passou a mirar um mercado muito maior, passando de empresa de software de manutenção a “empresa que promove a transformação digital, conectando os ativos reais aos seus gêmeos digitais”.

De acordo com o engenheiro de processos da MWM, Fernando Cavalcante Venturoso, a solução possibilita ainda a tomada de decisão mais precisa, com um processo estruturado. “Isso ajuda o manutentor a prever falhas, programar manutenções de forma antecipada, realizar outras manutenções antes do tempo previsto, enfim, trabalhar com redução de riscos e maior produtividade”.

De acordo com Venturoso, “as atividades de manutenção sem planejamento podem gerar até 65% de desperdício de tempo. Com o projeto, a aquisição de dados foi facilitada e a expectativa é atuar diretamente nas reduções de tempo gasto com instruções, deslocamento, atrasos no início das atividades, ociosidade, início tardio ou término adiantado. A meta agora é aumentar a produtividade em até 33%”.

Edital de Autopeças 4.0
O edital foi lançado em 2020 pela ABDI para estimular a transformação digital na cadeia de autopeças e o processo de digitalização do setor, por meio de uma parceria entre um fornecedor e uma empresa âncora. “O setor de autopeças é muito importante porque tem interações com outros setores, o que permite que o desenvolvimento de uma solução traga ganhos para toda a cadeia”, explicou o gerente de Difusão de Tecnologias da ABDI, Bruno Jorge.

Ao todo foram investidos R$ 1,2 milhão em recursos da ABDI, divididos entre quatro projetos. “O fato de o projeto ter sido concebido em parceria permite que o ganho aconteça na relação entre empresa-âncora e fornecedor. O fornecedor tem outros clientes, o que multiplica a potencialidade da tecnologia. A âncora, por sua vez, adquire uma cultura e uma competência de fazer projetos de parceria com seus fornecedores”, afirmou.

Fonte: ABDI

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos