spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaTECNOLOGIA DE GÊNERO: UMA ABORDAGEM AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

TECNOLOGIA DE GÊNERO: UMA ABORDAGEM AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Na tendência de interagir com as tecnologias de forma disruptiva para emergir com efetividade aos desafios complexos sociais em confronto ao Desenvolvimento Econômico Sustentável são urgentes as Tecnologias de Gênero.

As discussões sobre gênero perpassam tópicos como igualdade, violência e discriminação. A sustentabilidade social e econômica tende aprofundar nessa complexidade que são persistentes na sistematização a frente da ausência dos municípios na elaboração de políticas públicas fora do contexto local nas causas emergentes com efeito no futuro.

Por vez a Tecnologia da Informação enseja uma nova linguagem de padrões culturais que proporciona mudança regenerativa de comunicação digital; contribuindo para a redução das desigualdades e a redefinição dos conceitos e vieses sobre padrão de comportamento social e institucional mediante interfaces de Inovação Aberta em consolidação da comunicação em Rede.

Habitação:  Assim como nos demais âmbitos, a tecnologia também pode oferecer soluções no campo da habitação. As soluções tecnológicas para moradias inteligentes é uma realidade no entanto, nos países em desenvolvimento, há soluções que podem servir para mitigar problemas sociais.

No Brasil sabemos que déficit habitacional é feminino por razões das desigualdades econômicas ou por origem das violências contra á mulher entre elas a violência patrimonial. Por soluções inovadoras e tecnológicas podemos identificar a demanda a serem seguidas na implementação das políticas e programas habitacionais nos municípios.

Segurança: O campo da segurança é caracterizado pelas peculiaridades de cada região, porém como um todo está presente a violência dentro das relações interpessoais.

Por isso, é importante que a política de segurança pública esteja conectada almejando a intervenção em tempo real. Neste caso ensejamos a tecnologia da inovação no uso das ações preventivas e de motoramente por Inteligência Ativa.

Saúde e bem-estar: É possível identificar os constantes avanços no uso da tecnologia de Inteligência Artificial na área da saúde, entretanto ainda há muito o que aplicar no desenvolvimento de tecnologias smart que possam colaborar com o quadro smart living como elemento fundamental na promoção da qualidade vida.

Mobilidade: A partir da investigação de dados, é possível transformar o desconforto que as pessoas sentem nas cidades possibilitando ambientes mais próspero e de lazer.

Assistência Social: Há uma forte tendência nas Tecnologias Sociais que identifica os riscos e as vulnerabilidades sociais na colaboração dos agentes públicos em parceria com as instituições privadas em prol do desenvolvimento socioeconômico.

Dessa forma, a Tecnologia de Gênero pode significar no fluxo de conhecimento por ferramentas inovadoras para a solução dos desafios sociais na igualdade de trabalho e renda, assim como estimular o acesso de mulheres e meninas na área da ciência e tecnologia dando ênfase ao protagonismo e empoderamento feminino.

Portanto as Tecnologias de Gênero se traduzem em mecanismo de planejamento estratégico com eficiência na otimização de investimentos, automação dos gastos públicos, na eficácia da intervenção de desenvolvimento econômico mediante a interoperabilidade de gênero; uma abordagem das Cidades Inteligentes e Sustentável.

Fonte: Smart City

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos