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BIKE ITAÚ, PARCERIA DO BANCO COM A TEMBICI, CELEBRA 10 ANOS COM NOVO CONTRATO PARA MAIS UMA DÉCADA

  • Parceria já acumula mais de 71 milhões de viagens e 3 milhões de usuários no Brasil, Chile e Argentina, e projeta chegar a 20 mil unidades na América Latina
  • Nessa primeira década de existência, a operação do Bike Itaú evitou a emissão potencial de 32 mil toneladas de CO2

 No Dia Mundial Sem Carro, a Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina, e o Itaú Unibanco, maior banco privado da América Latina e patrocinador do Bike Itaú, reforçam seu compromisso, que completa 10 anos, de promover o uso da bicicleta como meio de transporte e revolucionar a mobilidade das cidades ao anunciar a renovação da parceria por mais dez anos. A expectativa é de que mais de 20 mil bicicletas estejam disponíveis no período, ampliando em 50% o número de bikes no sistema na América Latina, tanto nas cidades em que já opera, como em novos países e cidades.

O sistema Bike Itaú, que chegou ao seu escopo nacional em 2012, registra seus primeiros 10 anos de operação com diversos marcos: na última década, o uso de bicicletas compartilhadas teve um aumento de mais de 400%. Ao longo dessa jornada, o sistema chegou a três países – Brasil, Chile e Argentina – cobrindo hoje 10 cidades latino-americanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Recife,Jaboatão dos Guarapes e Olinda, Santiago, Nordelta e Buenos Aires. Já foram registradas mais de 71 milhões de viagens realizadas e 440 milhões de quilômetros rodados, o equivalente a 15 mil voltas ao mundo.

“A mobilidade urbana sustentável é uma causa levada muito a sério pelo Itaú. Olhar para os números dessa parceria e constatar que estamos consolidando uma iniciativa que realmente faz a diferença na vida das pessoas e ainda contribui para a preservação do meio ambiente e criação de cidades mais sustentáveis e funcionais nos enche de orgulho”, explica Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

“Ter o Itaú como viabilizador foi fundamental para promovermos essa transformação nas cidades, evidenciando a bicicleta compartilhada como um modo de transporte econômico e altamente eficaz para diversos trajetos. Já está mais que provado o poder de transformação e potencial do nosso negócio, tanto para nossos patrocinadores, como para investidores, e também para a sociedade. Nos próximos dez anos, agora com o sistema consolidado, iremos expandir nossa operação e continuar investindo em um sistema democrático e sustentável” destaca Tomás Martins, CEO da Tembici.

Além do bike-share, o projeto contempla diversos outros pilares, como bicicletários, pesquisas e estudos de comportamento, sempre com o objetivo de avaliar os impactos do serviço e a sua contribuição na melhora da qualidade de vida, educação, conscientização da sociedade e no processo de humanização das cidades.

Eletrificação da mobilidade

Ao longo dos anos, a análise de dados sobre a utilização do Bike Itaú e o acompanhamento de tendências e práticas ESG foi essencial para a melhoria contínua do projeto. Prova disso é a chegada recente das bikes elétricas ao sistema, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo – tornando o Bike Itaú um dos maiores sistemas de compartilhamento de bicicletas elétricas da América Latina.

Em menos de dois anos de projeto, as e-bikes já fizeram cerca de 2 milhões de viagens nas duas capitais, o que demonstra uma demanda cada vez maior por modais mais eficientes para as novas necessidades do consumo urbano. E que ganhará cada vez mais importância, uma vez que esses modais atendem novas necessidades das pessoas que pedalam em seu dia a dia.

A bicicleta tem sido protagonista na agenda climática, como meio de transporte, para a construção de cidades mais sustentáveis e funcionais, além de ser um mecanismo de democratização nos espaços da cidade. Mais de 32 mil toneladas de dióxido de carbono foram potencialmente evitadas com uso das bicicletas compartilhadas, e o tema tem sido prioridade frente às necessidades de um planeta mais sustentável.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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