spot_img
HomeESTUDOSNTT DATA APONTA A COLETA E GESTÃO DE DADOS AMBIENTAIS COMO FERRAMENTA...

NTT DATA APONTA A COLETA E GESTÃO DE DADOS AMBIENTAIS COMO FERRAMENTA CHAVE PARA UMA TRANSFORMAÇÃO SUSTENTÁVEL

A empresa de consultoria em tecnologia destaca, que para atingir as metas de sustentabilidade e descarbonização nos próximos anos, será necessário realizar uma dupla transformação em suas operações e governança corporativa: sustentabilidade e digitalização

A NTT DATA, uma das dez maiores empresas de serviços de TI do mundo, apresentou o relatório “De negócios tradicionais para negócios sustentáveis”, um estudo que destaca a sustentabilidade como o principal objetivo que deve ser conquistado na próxima revolução industrial e o papel da análise de dados e de um modelo de governança de dados na tomada de decisões.

Hoje, as questões relacionadas ao capital natural e ao capital social também são questões financeiras, e é evidente a tendência para que sejam totalmente interdependentes. Esta nova abordagem requer um sistema interligado onde os riscos decorrentes de grandes desafios globais (mudança climática, perda de biodiversidade e desigualdade social) sejam facilmente analisados com base em informações fornecidas pelas empresas a partir de um modelo de relatório integrado que incorpora esta nova visão de sustentabilidade.



O relatório da NTT DATA aborda as oportunidades proporcionadas pela transição das empresas para novos modelos de produção sustentáveis e viáveis ao longo do tempo, uma estratégia diretamente ligada à iniciativa de medidas legais lideradas pelas Nações Unidas, o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, e uma visão holística e coerente que permite que o ambiente natural e sua biodiversidade sejam considerados por empresas, instituições financeiras e governos.

Na América Latina e no Caribe, os títulos verdes, sociais e sustentáveis dobraram em dois anos, alcançando um volume de mercado de US$ 48,6 bilhões. Considerando que a América Latina e o Caribe abrigam 40% da biodiversidade do planeta, a região está em posição favorável para aproveitar as oportunidades de investimento sustentável.

O estudo mostra que não se trata de reduzir o impacto da atividade humana sobre o ecossistema, mas sim de atribuir a esse impacto uma trajetória positiva. O relatório apresenta os pilares mais importantes de uma estratégia de transformação para os negócios baseada na sustentabilidade como um fator econômico e de bem-estar. Com este objetivo, a NTT DATA propõe o desenvolvimento de um modelo de negócios de dois pilares. Em outras palavras, um fator que considera tanto os impactos do meio ambiente sobre a empresa quanto os da empresa sobre o meio ambiente.
A análise de dados como catalisador da transformação

A transição de negócios tradicionais para negócios sustentáveis requer uma transformação na forma de avaliar riscos, abordar oportunidades, gerenciar informações e tomar decisões que conduzam a novos modelos de financiamento e aporte de investimento. A proposta da empresa de consultoria tecnológica está centrada na gestão e no potencial dos dados ambientais como um denominador comum da transformação, integrando cinco áreas de atuação: a economia circular, a luta contra as mudanças climáticas e a proteção da biodiversidade, da agricultura e dos recursos hídricos.

O relatório aponta, em particular, a governança de dados como o caminho para um modelo de sustentabilidade transversal. Apenas para ilustrar, temos como exemplo o carvão, combustível que ajudou a catalisar a mudança para uma sociedade moderna, embora comprometida em termos de sustentabilidade, e agora são esses dados que nos permitirão evoluir para uma sociedade baseada no conhecimento e uma economia muito mais sustentável.

Para as empresas, fortalecer o monitoramento e a rastreabilidade das informações a partir da tomada de decisão orientada por dados, automação e Inteligência Artificial (IA) representa não apenas uma oportunidade para operações comerciais eficientes, mas também as melhores ferramentas para evitar qualquer risco de greenwashing.

O modelo de governança de dados proposto pela NTT DATA procura identificar indicadores sólidos, relevantes e oportunos que demonstrem a sustentabilidade de um modelo de negócios. Dessa forma, eles podem garantir uma gestão mais eficiente, agregar valor e facilitar a obtenção de financiamento, reduzindo seus custos operacionais, aumentando sua eficiência produtiva e respondendo às exigências de reputação de um mercado mais exigente.

De acordo com Cayetano Hernández, diretor de ESG e Transição de Energia da NTT DATA EMEAL, “para a NTT DATA participar deste novo paradigma Twin Transition: digitalização e sustentabilidade, é fundamental adotar uma estratégia baseada no desenvolvimento inclusivo, na integração territorial, em uma jornada de descarbonização, no uso de tecnologias limpas e em transições ecossustentáveis; e, desta forma, continuar apostando na transformação digital como um fator de produtividade para alcançar a sustentabilidade. Com este relatório, nossos clientes em diferentes países da América Latina estão avançando cada vez mais para a implementação de objetivos de desenvolvimento sustentável e para a integração no combate à mudança climática que vem sendo implantado em toda a região como Twin Transformers. O combate deve estar integrado nas diferentes estratégias de negócio para refletir em resultados de sucesso, servindo de exemplo de exportação em termos de melhores práticas para outros países”.

Qualquer estratégia de negócio baseada em dados empíricos relevantes, rastreáveis e certificáveis será capaz de: reduzir custos onde realmente for necessário; aumentar a eficiência do processo; liderar oportunidades de mercado; e contribuir para o desenvolvimento sustentável a partir de uma posição de liderança, agregando valor em duas direções: da região ou sociedade para a empresa e vice-versa.

Faça o download do relatório:De negócios tradicionais para negócios sustentáveis

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE ESTUDOS

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos