spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteZAPAY COMPENSA EMISSÕES DE CARBONO EQUIVALENTE A MAIS DE 900 MIL QUILÔMETROS...

ZAPAY COMPENSA EMISSÕES DE CARBONO EQUIVALENTE A MAIS DE 900 MIL QUILÔMETROS RODADOS POR CARRO A GASOLINA

A startup de gestão de débitos veiculares fechou parceria com a Moss, climatech brasileira, para neutralizar sua pegada de carbono

Zapay, startup de tecnologia que atua com a gestão e financiamento de débitos veiculares, recebeu o selo “Carbon Neutral” por compensar as emissões de carbono(CO2) geradas por suas atividades administrativas ao longo do ano de 2021. Foram neutralizadas um total de 137 toneladas de CO2. A iniciativa aconteceu em parceria com a Moss, climatech brasileira pioneira e líder na comercialização de crédito de carbono e de soluções ambientais em blockchain.

Os números obtidos servem como um guia, trazendo exemplos práticos do quanto equivale a compensação da empresa. Para dimensionar, a compensação de carbono realizada pela a Zapay equivale a rodar 994.307,21 quilômetros de carro a gasolina, ou aproximadamente 3.490 residências brasileiras abastecidas com energia elétrica, cerca de 24 voltas de carro em torno da Terra ou ainda 50 mil refeições brasileiras de 400g. O cálculo das emissões levou em conta as demandas administrativas da Zapay, como ar-condicionado, energia elétrica, combustão estacionária e móvel e, pensando em mudar esse cenário, as startups se uniram para fazer a compensação dessa emissão.



Com essa iniciativa, a startup consegue contribuir com projetos de geração de crédito de carbono parceiros da Moss com atuação na Amazônia,  como o Santa MariaMadre de DiosAgrocortex e Ituxi, que são certificados pela Verra. Além disso, apoia também o desenvolvimento das comunidades locais e colabora com a preservação do Bioma Amazônico (Fauna e Flora). Cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de gás carbônico que deixa de ser emitida e a tokenização de créditos feita pela Moss facilita a inserção de iniciativas de manejo florestal na Amazônia no mercado de carbono voluntário.

“Este selo é muito importante para nós da Zapay. Buscamos construir não só uma solução que facilite a vida dos nossos clientes, desburocratizando o pagamento de débitos veiculares, mas também um ecossistema empresarial melhor, que também pense em políticas ambientais que contribuam para a construção de uma sociedade mais sadia e consciente”, afirma Callebe Mendes, CEO e cofundador da Zapay.

“Participar da compensação da Zapay reforça que essa iniciativa pode e deve ser realizada por empresas de qualquer porte ou mercado. Isso significa que as marcas estão mais preocupadas em ter uma postura e políticas ambientais mais sólidas e estruturadas, fazendo – cada uma – sua parte em busca de um planeta mais saudável”, destaca Luis Felipe Adaime, fundador e CEO da Moss.

A compensação foi feita por meio do MCO2 Token, o primeiro ativo verde digital verdadeiramente global lastreado em blockchain. Isso significa que utilizar o sistema blockchain traz segurança e transparência ao processo de compensação. Ele garante que cada crédito seja compensando apenas uma vez e que venha de projetos certificados e habilitados para a geração do ativo. O MCO2 já foi usado por mais de 300 empresas para realizar a compensação de emissões de carbono, movimentando um volume superior a R$150 milhões, beneficiando projetos de conservação da floresta amazônica.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MEIO AMBIENTE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos