spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSSaúdePLATAFORMA COM IA SERÁ GRANDE ALIADA DA MEDICINA DIAGNÓSTICA NO BRASIL

PLATAFORMA COM IA SERÁ GRANDE ALIADA DA MEDICINA DIAGNÓSTICA NO BRASIL

Integração do histórico de dados dos pacientes vai gerar insights para todo o ecossistema de saúde: médicos, hospitais, laboratórios, operadoras de saúde e indústria farmacêutica

O maior grupo de infraestrutura diagnóstica do Brasil vem investindo fortemente em inovação para melhorar o acesso da população à saúde. O Grupo Pardini – um dos maiores realizadores de exames do país acaba de lançar o Precision Care: plataforma de relacionamento digital que vai conectar pacientes, médicos, operadoras de saúde, empresas, hospitais, laboratórios e indústria farmacêutica. Todos produtos e serviços que a rede de laboratórios oferece, para todos esses públicos, estarão integrados em uma única plataforma, facilitando ou trazendo diagnóstico mais preciso e tratamento mais rápido para o paciente.

 Utilizando-se do know-how e expertise em tecnologia e inovação em saúde, essa ferramenta foi desenvolvida pelo Grupo Pardini, exclusivamente para suas 17 marcas, que conta com mais de 8 mil produtos e serviços (o maior portfólio do país) e 7 unidades de negócios. O usuário, seja ele qual for, terá acesso a todo o portfólio, independentemente da marca escolhida, da região onde está, e do tipo de teste a ser realizado.



IA a serviço da medicina diagnóstica

Os dados históricos dos pacientes permitirão análises relevantes para médicos, hospitais, operadoras ou indústria farmacêutica. Como o Grupo realiza exames em todos os estados do Brasil, haverá diversidade de dados clínicos representando a população do país. E é isso que vai revolucionar o setor. Ganha o paciente, com mais qualidade de vida, e também toda a cadeia de saúde.

Nesse primeiro momento, o canal está acessível para o público médico, que poderá, com um clique, no celular ou computador, acessar os exames de seus pacientes, discutir laudos e casos clínicos com a assessoria científica do Grupo, e tirar dúvidas dos produtos e serviços do portfólio de testes.

Segundo o Diretor de TI e Digital do Grupo, João Alvarenga, o Precision Care é um projeto evolutivo. “É uma construção que não tem fim. Com os achados clínicos e correlações entre exames feitos no Grupo, poderemos emitir informações, insights e análises para apoiar os médicos nas tomadas de decisões e ajudar os pacientes a chegar no diagnóstico mais precoce”, explicou sobre o potencial da plataforma. A solução foi desenvolvida considerando o que há de mais moderno em segurança da informação, privacidade de dados e as diretrizes da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

“Temos acesso aos pacientes e seus dados clínicos, isso é muito valioso para toda a cadeia de saúde do Brasil. È com o cruzamento dessas informações que vamos transformar a medicina diagnóstica no Brasil”, comentou o vice-presidente da companhia, Alessandro Ferreira. Para o executivo, a ferramenta tecnológica faz valer, na prática, o propósito da empresa: “levar saúde para quem precisa, onde estiver”, literalmente. “Seja em hospitais de ponta nos grandes centros urbanos ou nos pequenos postos médicos do interior: todos os cidadãos merecem um diagnóstico assertivo, rápido e consciente”, reforçou ele.

O legado

Inovação e ineditismo para buscar o melhor desfecho clínico para o paciente está no DNA do Grupo Pardini. A companhia criou um modelo de produção laboratorial inédito no país. É o Enterprise, que revolucionou a forma como se processam exames de análises clínicas em escala no Brasil, com aumento exponencial da capacidade produtiva (160 milhões de testes/ano confirmar estes dados), redução de custos com equipamentos e insumos, controle integrado da operação automatizada com monitoramento em tempo real por um comand center.

 Para atender a todos os estados brasileiros, a rede conta com mais de 160 unidades próprias de atendimento e é pioneira na terceirização do serviço para mais de 6 mil laboratórios parceiros que processam seus exames nas 20 plantas produtivas do Grupo. Uma delas, em Minas Gerais, é o maior polo automatizado para realização de exames do mundo. Lá está o Guardian, um centro de produção de exames de RT-PCR com capacidade
para realizar até 20 mil testes diários no Brasil, criado em pleno pico da pandemia da Covid-19.

Mas a inovação e o investimento em tecnologia não ficam apenas no campo produtivo. Para dar conta da grandeza dessa operação que chega diariamente a mais de 2 mil municípios do país, inovações logísticas também são necessárias. Uma delas é o JetLab, criado de maneira inédita no Brasil, que conta com aeronaves contratadas para tornar mais rápido o transporte das amostras. Ainda no campo logístico, a rede está desenvolvendo e testando um projeto de transporte de amostras biológicas por drones.

Agora, com o Precision Care, o Grupo Pardini dá um grande salto rumo à sua visão de ser reconhecido como um player gerador de dados e insights clínicos, com extrema relevância para toda a cadeia de saúde.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE SAÚDE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos