spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesMUNICÍPIO SERGIPANO INVESTE EM PROJETO DE CIDADES INTELIGENTES DA ABDI

MUNICÍPIO SERGIPANO INVESTE EM PROJETO DE CIDADES INTELIGENTES DA ABDI

Prefeitura de Itabaiana (SE) firma convênio com a Agência para implantar tecnologia de muralha digital, solução que modernizará e reforçará segurança local

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a prefeitura de Itabaiana (SE) assinaram, na última sexta-feira (08/04), às 15h, convênio para implantação na cidade de projeto de cercamento e monitoramento inteligente para reforçar as ações de segurança pública local. O evento de lançamento do sistema reuniu o presidente da ABDI, Igor Calvet, e o prefeito do município, Adailton Resende Sousa, no Hotel Real Classic.

O sistema a ser implantado pela ABDI compõe-se de barreiras virtuais formadas por equipamentos que usam inteligência artificial para monitorar grandes áreas urbanas 24h/dia. Todo o controle é centralizado. A ABDI usará sua expertise em projetos de cidades inteligentes para instalar essa modalidade pela primeira vez, por meio de convênio firmado com a prefeitura.



“Nosso desejo é que a adoção dessa tecnologia proporcione maior segurança para os moradores de Itabaiana, com benefícios para o município e a economia local”, afirma o presidente da ABDI. Ele explicou ainda que os equipamentos a serem instalados são interoperacionalizáveis, “se conectam e se comunicam um com o outro. O que está por trás disso é a inteligência que pode gerar para a cidade. O interesse da ABDI é que seja um instrumento para a redução dos índices de criminalidade”.

A tecnologia de cercamento eletrônico envolve a instalação de câmeras de vídeo monitoramento e de reconhecimento de placas de veículos, que são monitoradas por softwares para cercamento virtual e de detecção de placas de veículos, que usam inteligência artificial. O sistema faz o controle de entrada e saída de veículos do município. Havendo delitos, o software consegue localizar.

“Cidades que têm esse tipo de sistema instalado reduzem índices de criminalidade em até 80%, porque o crime geralmente anda sobre rodas”, disse Tiago Faierstein, gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI.

A infraestrutura inclui softwares que cruzam e geram dados precisos para as forças policiais em tempo real, formando um cinturão de segurança pública, a partir das informações captadas por câmeras de alta definição instaladas na região monitorada. O sistema detecta inclusive placas adulteradas e veículos clonados, entre outras situações. O compartilhamento de informações gera uma zona de amplo controle do tráfego de veículos e pessoas.

O investimento nesta tecnologia reduz custos com segurança pública e reforça as atividades de policiamento, ao aumentar o índice de assertividade das operações, prevenir e reduzir os níveis de criminalidade.
O convênio entre a prefeitura de Itabaiana e a ABDI envolve recursos do município no valor de R$ 1,3 milhão. A Agência implantará o sistema no período de três meses.

Parceria

Em fevereiro de 2021, a ABDI e a prefeitura de Itabaiana assinaram Memorando de Entendimento para permitir a cooperação na elaboração e na viabilização de programas e projetos de Cidades Inteligentes.

O Memorando prevê a realização de estudos, o intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências visando ao desenvolvimento de projetos, indicadores e pesquisas nas áreas de interesse das duas instituições.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ABDI

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE CIDADES

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos