spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologia2,4 GHZ E 5 GHZ: ENTENDA COMO AS FREQUÊNCIAS FUNCIONAM E IMPACTAM...

2,4 GHZ E 5 GHZ: ENTENDA COMO AS FREQUÊNCIAS FUNCIONAM E IMPACTAM A CONEXÃO WI-FI

Especialista da Mercusys explica as principais diferenças entre as bandas e a importância de cada uma na obtenção de uma Internet de qualidade

Se você está à procura de um novo roteador para sua casa, escritório ou estabelecimento comercial, é bem provável que já tenha se deparado com o termo “dual-band”, comumente listado entre as especificações técnicas de diversos modelos disponíveis no mercado.

Os roteadores do tipo dual-band são capazes de operar, de forma simultânea, em duas bandas de frequência Wi-Fi — 2,4 GHz e 5 GHz –, permitindo, assim, que o usuário escolha em qual delas deseja conectar seus equipamentos.



Para explicar as principais diferenças entre as bandas e a importância de cada uma na obtenção de uma conexão de internet de qualidade, a Mercusysuma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede, preparou o material abaixo, com dicas e informações trazidas por Alexandre Nogueira, Gerente Executivo de Vendas da marca.

Segundo o especialista: “Devido ao fato de os dispositivos Wi-Fi geralmente comunicarem-se entre si por meio da transmissão de sinais pela banda de rádio de 2,4 GHz ou 5 GHz, essas duas frequências acabaram se tornando as mais utilizadas pelos consumidores. No entanto, são diversos os aparelhos que trabalham com ambas as frequências ao mesmo tempo, já que cada uma delas tem suas peculiaridades, adequando-se, portanto, a diferentes aplicações”, conforme veremos adiante:

2,4 GHz

O Wi-Fi 2,4 GHz opera em uma frequência capaz de ultrapassar obstáculos, como paredes, e, por isso, pode ser captado em andares acima e abaixo do local onde está instalado o roteador, por exemplo.

No entanto, segundo alerta Nogueira: “A frequência 2,4 GHz é mais suscetível a interferências, devido à grande quantidade de dispositivos que usam essa faixa, como roteadores mais antigos, dispositivos Bluetooth, equipamentos de monitoramento, entre outros. Idealmente, essa frequência pode ser usada quando uma menor velocidade de acesso for requerida, como no caso de uma simples navegação na Internet”.

5GHz

Usando frequências mais altas, o Wi-Fi 5 GHz, por sua vez, possibilita transmissões de dados com velocidade muito maior. Se, em condições ideais, o Wi-Fi 2,4 GHz pode suportar entre 450 Mbps e 600 Mbps, o 5 GHz consegue atingir até mesmo velocidades gigabit, a depender da classe do roteador utilizado.

Por outro lado, no entanto, o Wi-Fi 5 GHz oferece um alcance um pouco mais restrito: para se obter uma boa experiência de rede é preciso utilizá-la dentro de um raio de, no máximo, 15 metros de distância. Alcance mais curto que o do Wi-Fi 2,4 GHz, por exemplo, que pode chegar a 20 metros. “Afinal, quanto mais alta a frequência, menor é a distância que ela percorre”, resume o especialista.

Ainda de acordo com Nogueira, um aspecto que é sempre importante levar em conta é o nível de interferência, “que pode causar instabilidade nas conexões e reduzir a velocidade da rede”. Como dissemos há pouco, o Wi-Fi 2,4 GHz sofre mais com a interferência de rádio, já que sua banda é ocupada por vários tipos de dispositivos, com ou sem conexão Wi-Fi — como é o caso de fornos micro-ondas, aparelhos de banda ISM (“industrial, scientific and medical”) e câmeras de segurança, por exemplo. “O Wi-Fi 5 GHz, por sua vez, é relativamente menos sobrecarregado e, por isso, sofre menos com interferências”, afirma.

Roteadores dual-band

Assim, em meio a esse cenário de prós e contras, a recomendação do Gerente Executivo de Vendas da Mercusys, é que se dê preferência aos roteadores do tipo dual-band, capazes de operar nas duas faixas de forma simultânea, deixando que o consumidor decida qual delas deseja utilizar:

“Ao oferecer duas frequências diferentes, os roteadores dual-band ampliam as possibilidades de escolha. Assim, é mais difícil ter limitações de conexão, já que uma das frequências oferece maior alcance, ao passo que a outra garante velocidade superior, tirando melhor proveito do plano de Internet contratado”, ressalta Nogueira.

Tecnologias podem auxiliar na seleção de bandas

Como se sabe, os dispositivos Wi-Fi precisam suportar a mesma banda para poderem se comunicar entre si. Todos os roteadores Wi-Fi suportam a frequência 2,4 GHz. No entanto, enquanto os aparelhos mais antigos se restringem a ela, os mais atuais, que utilizam Wi-Fi 5 (ou padrões ainda mais novos), suportam também o 5 GHz. Tratam-se justamente dos roteadores de banda dupla (dual-band).

De acordo com Alexandre Nogueira, no caso desses dispositivos, o usuário deve avaliar se, de fato, será preciso utilizar o Wi-Fi 5 GHz: “O ideal é que se selecione o 5 GHz apenas para os dispositivos que exigem velocidades mais altas, mas que podem permanecer dentro de um raio de alcance mais curto”, aconselha.

Ainda segundo Nogueira, “caso o usuário ache incômodo ficar alternando entre as bandas, é possível simplificar essa seleção com as opções de Band Steering ou Smart Connect. Basta adquirir um roteador que ofereça suporte a esses recursos e permitir que ele priorize dispositivos sem fio, distribuindo-os de maneira eficiente entre as bandas disponíveis”.

O Band Steering é um recurso que incentiva os dispositivos sem fio, com capacidade de banda dupla, a se conectarem ao Wi-Fi 5 GHz mais rapidamente e, assim, deixarem o Wi-Fi 2,4 GHz menos sobrecarregado, liberando-o para os usuários que contam apenas com essa banda, e melhorando, assim, o desempenho da conexão para todos os dispositivos.

O Smart Connect, por sua vez, conta com um algoritmo avançado, que determina automaticamente qual banda é a mais adequada para cada dispositivo e também monitora constantemente o status geral dos aparelhos, diagnosticando se (e como) cada um deles se beneficiaria ao ser redirecionado a uma banda diferente.

Com informações da Assessoria de Imprensa Dezoito Comunicação

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos