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IFOOD INVESTE R$ 15 MILHÕES EM COMPROMISSOS DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Após estabelecer metas de ESG até 2025, incluindo zerar a poluição plástica e impactar 5 milhões de pessoas através do incentivo à educação, a foodtech já evitou o envio de mais de mil toneladas de plástico

Empresa soma cerca de 100 mil inscritos em sua plataforma de formação contínua

Um ano depois de estabelecer metas desafiadoras a serem atingidas até 2025, o iFood investiu R$15 milhões para estruturar projetos que, nos próximos anos, vão contribuir para a construção de um país mais sustentável e inclusivo. Entre as iniciativas de destaque, a foodtech já fez mais de 35 milhões de entregas por modais não-poluentes (bike convencional, bike elétrica, moto elétrica e patinetes) e evitou o envio de mais de mil toneladas de itens plástico de uso único em cerca de 130 milhões de pedidos. Outra aposta é na educação e inclusão, frente a qual já emitiu mais de 98 mil certificados para entregadores, restaurantes e mercados em cursos de capacitação profissional e também de desenvolvimento pessoal por meio da plataforma iFood Decola.

Os resultados fazem parte de grandes metas estipuladas na área de ESG, incluindo a de tornar-se neutro na emissão de CO2, com o objetivo de realizar 50% das entregas por modais não poluentes e zerar a poluição plástica no delivery até 2025, objetivos estabelecidos no iFood Regenera, projeto com foco no meio ambiente. Já na área de educação, a empresa busca formar e empregar 25 mil pessoas de perfis sub representados em tecnologia, como forma de promover a inclusão social por meio da tecnologia e, ao mesmo tempo, reduzir o apagão de mão de obra na área.



Nessa frente, a foodtech atua desde a educação básica até o desenvolvimento de habilidades para o futuro do trabalho, com iniciativas voltadas não só para o seu ecossistema de parceiros, mas também para a sociedade. Com esse propósito, o iFood pretende alcançar outro compromisso na área: incentivar a educação de forma geral, impactando 10 milhões em até três anos.

“Nós temos um sonho grande e uma vontade genuína de promover mudança. Para que o futuro seja mais próspero e inclusivo, precisamos passar pela Educação. Acreditamos no seu poder transformador e que a mesma inovação e tecnologia que guiam o nosso negócio também serão os propulsores para gerar impactos em grande escala, oferecendo oportunidades principalmente para grupos minorizados”, afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis do iFood.

Meio ambiente

Um dos pilares das metas da foodtech está ligado à sustentabilidade, área em que a empresa desenvolve o programa iFood Regenera. A iniciativa está centrada em oito projetos, um deles dedicado a aumentar as entregas feitas por modais não poluentes. Nessa frente, a empresa lançou o iFood Pedal, o primeiro serviço do mundo a oferecer aluguel de bicicleta exclusivo para entregadores. Assim, já foram realizados mais de 1 milhão de pedidos entregues com bikes elétricas e bikes convencionais compartilhadas, evitando a emissão de 271 toneladas de COna atmosfera. Ao todo, já existem mais de 15 mil entregadores cadastrados neste modelo de entrega.

Outro destaque é a parceria com a montadora brasileira VOLTZ, para lançar a primeira moto elétrica exclusiva para entregadores parceiros do iFood, que será disponibilizada com condições de preço e financiamento especiais.

Para reduzir o plástico, a empresa, por meio da disponibilização de uma opção no app, conseguiu que mais de 130 milhões de pedidos fossem feitos sem o uso do material, com mais de 119 mil restaurantes participando da campanha. A empresa ainda firmou parceria com a Suzano no desenvolvimento de novas embalagens sustentáveis para os estabelecimentos parceiros.

O iFood também a implantação de pontos de descarte voluntário de resíduos recicláveis (PEVs) e, hoje, conta com mais de 80 pontos nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Também foram feitos mutirões de coleta de resíduos nas praias do Rio de Janeiro (parceria com Recicla Orla) e incentivo à reciclagem através de benefícios aos catadores, disponibilizando geração de renda, alimentos, cursos e vouchers de desconto. Como resultado, mais de 2,4 mil toneladas de resíduos foram reciclados, além de remunerar os catadores em mais de R$70 mil em parceria com a Coletando.

Ainda na frente da sustentabilidade, os investimentos e parcerias em projetos de preservação e reflorestamento, como a SOS Mata Atlântica, arrecadaram valor equivalente à compra de 50 mil mudas de árvores através de doações feitas pelo iFood, empresas parceiras e pelos clientes no aplicativo do iFood. As primeiras 30 mil foram plantadas em março na cidade de Porto Feliz (SP) e as outras serão plantadas até o final de abril em Marabá Paulista (SP).

Educação

As iniciativas na área educacional vão desde o despertar do interesse pela tecnologia na educação básica, ajudando também a tornar a escola um ambiente cada vez mais atraente ao jovem, até a formação na área — olhando especialmente para o público sub-representado ou de baixa renda — em uma plataforma focada na carreira em tecnologia.

Já especificamente no setor de tecnologia, a meta é formar e empregar 25 mil pessoas de perfil sub representado no setor de TI até 2025. Nessa área, o programa Potência Tech, lançado em outubro de 2021, já ofereceu mais de 4 mil bolsas para formação e somou 27 mil inscritos de baixa renda ou de perfil sub-representado em cursos que buscam sanar o apagão de mão de obra no segmento e ainda aumentar a diversidade e inclusão dentro deste mercado.

Outra iniciativa de destaque é o iLab, que já contratou 40 recém-formados em cursos de tecnologia com objetivo de acelerar o seu desenvolvimento dentro do iFood dando continuidade ao processo de formação que contempla inglês, habilidades socioemocionais e técnicas, mentoria e prática..

Um dos impactados positivamente pelas iniciativas do iFood é Donovan Társis, que trabalhava com instalação, limpeza e manutenção de climatizadores em prédios comerciais e industriais, e hoje é contratado da empresa. “A bolsa de estudos de uma parceria entre o iFood e a Cubos Academy foi a chance perfeita para que eu pudesse iniciar, de verdade, na área da tecnologia”, diz. “Ser um FoodLover (como são chamados os funcionários da foodtech) é uma sensação única, de saber que faço parte de algo grande e que está mudando o mundo. Estamos em um lugar onde nem mesmo o céu é o limite.”

Na outra frente, estão os investimentos em formação para parceiros (entregadores e donos de restaurante) na educação básica, disponibilizando duas mil bolsas para o curso preparatório para o Encceja (Exame Nacional de Certificação do Ensino Médio), além de oferecer uma plataforma de formação contínua, o iFood Decola. Com essa iniciativa, a empresa pretende capacitar mais de 5 milhões de pessoas para o futuro do trabalho e empreendedorismo, disponibilizando cursos para melhorar o dia a dia do trabalho atual dos parceiros junto ao iFood, além de outros conteúdos para desenvolvimento pessoal e outras habilidades, como inovação, criatividade, equilíbrio financeiro e outros temas. No total, 200 mil parceiros já se inscreveram em ações de educação oferecidas pelo iFood Decola, com mais de 98 mil certificados de conclusão emitidos.

Com informações da Assessoria de Imprensa Ágora Comunicação

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