spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaTECH PARA ELAS - MULHERES COMEÇAM A DOMINAR O MERCADO DA TECNOLOGIA

TECH PARA ELAS – MULHERES COMEÇAM A DOMINAR O MERCADO DA TECNOLOGIA

Elas buscam se qualificar e atuam cada vez mais em tec, mas sobram vagas

Nos últimos cinco anos, atuação feminina em tecnologia aumentou 60%, saltando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2019; por outro lado, falta mão de obra qualificada e prevê-se um déficit de 270 mil profissionais de TI até 2024

DIO- Digital Innovation One- qualificou 210 mil mulheres nos últimos 3 anos com bolsas e cursos, e irá treinar mais 280 mil ao longo de 2022

O Brasil conta com 109,4 milhões de mulheres, o que representa 52,2% da população do país. A força de trabalho delas, composta por mulheres que estão empregadas ou procurando emprego, é de 54,5%. Já no que diz respeito às mulheres na tecnologia, a participação cai para 20%, de acordo com dados divulgados em 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Uma representação pequena se levarmos em consideração o legado que as mulheres já deixaram na história da tecnologia. Marcos como a criação do primeiro algoritmo processado por uma máquina feito pela matemática e escritora inglesa Ada Lovelace, em 1843, programação de software dos projetos Apollo e Sylab que contou com a participação de Margaret Hamilton e o voo da Apollo 11 que teve colaboração direta de Katherine Johnson.



Os números atuais do mercado de trabalho mostram mais um desafio que as mulheres enfrentam, conquistar espaço na área de tecnologia ainda dominada pelos homens. Porém, como todos os obstáculos enfrentados na história e vitórias conquistadas por elas ao longo dos anos, como direito de frequentar escolas e universidades, de trabalhar sem autorização do marido, ao voto, de portar um cartão de crédito, de praticar futebol e aprovação de leis como Maria da Penha e do Feminicídio, esse desafio provavelmente será vencido.

Oportunidades para mulheres na tecnologia

Para preencher o déficit e aquecer a participação das mulheres na tecnologia, muitas empresas estão oferecendo cursos, bolsas de estudo, bootcamps e abrindo vagas de emprego em tecnologia exclusivas para mulheres.

A DIO (Digital Innovation One), primeira plataforma Open Education brasileira que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias e conectar talentos a vagas de emprego de grandes multinacionais, vem desenvolvendo um papel importante de incentivo para as mulheres alavancarem suas carreiras na tecnologia. No total, a DIO já qualificou 210 mil mulheres, e a expectativa é qualificar mais 280 mil ao longo de 2022.

Conheça as oportunidades disponíveis no link.

“As oportunidades para mulheres na tecnologia são muito atrativas e, se depender da DIO, crescerão ainda mais. Trabalhamos para que a inclusão delas no mercado tech seja democrática e aconteça mais rápido do que o esperado. Temos certeza de que elas conquistarão cada vez mais espaço”, afirma o CEO da DIO, Iglá Generoso.

Mulheres na tecnologia: vencendo preconceitos

Prova disso é que, mesmo diante de uma realidade difícil e com pouco incentivo, as mulheres já têm conquistado seu espaço. Já é possível notar pequenas mudanças, porém significativas e que merecem destaque. Nos últimos cinco anos, a atuação feminina nas áreas de tecnologia aumentou 60% — saltando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2019, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Flávia Rezende do Carmo, 44 anos, Analytcs Internet na Avanade Brasil, é um exemplo prático dessa mudança. Ela conseguiu iniciar a carreira em tecnologia em 2021 por meio da DIO, após concluir cursos e bootcamps na maior plataforma open education de tecnologia da América Latina. “A gente tem que dominar a área da TI. Esse momento é favorável, eles querem a gente no mercado. Não devemos ter medo!”, destaca.

Afinal, hoje, as oportunidades na área estão em alta e podem ajudar as mulheres nessa missão de mudarem a realidade do mercado. Empresas de tecnologia enfrentam o grave problema da falta de mão de obra qualificada. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, faltará 270 mil profissionais de TI e uma perda de receita estimada de R$167 bilhões.

Para a Mentora em Carreira & Liderança Feminina Gisele Miranda, o setor de Tecnologia está entre as “top 3” que vêm registrando crescente participação feminina, inclusive em cargos de coordenação e liderança. “A área de TI e Tecnologia em geral se destaca entre as que as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, junto com o Marketing Digital, em funções como Gestão de Tráfego e Design. Mas, sem dúvida, ainda é preciso abrir muito mais oportunidades para elas, por isso, qualificar as mulheres é fundamental”, avalia a especialista.

Entre as áreas mais desafiadoras para as mulheres, principalmente em cargos de gestão, ela cita a Indústria e a Automobilística. “São segmentos mais conservadores, em que as mudanças ocorrem de forma mais lenta. Mas o principal é que as empresas e outros players promovam iniciativas voltadas para o público feminino, para que as disparidades gradativamente diminuam”, acrescenta Gisele.

Mulheres que fizeram história na tecnologia

Augusta Ada King colaborou com a criação do 1º computador mecânico. Suas descobertas influenciaram o projeto da máquina que quebrou o código “Enigma” da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Grace Hopper era Analista de Sistemas da Marinha dos EUA. Criou a linguagem de programação Flow-Matic. Ganhou o apelido de Vovó COBOL.

Margaret Hamilton, diretora de programação de software dos projetos Apollo e Sylab. Aqui, ela está atrás do seu código escrito à mão, importantíssimo para que o homem chegasse à lua.

Carol Shaw, primeira mulher desenvolvedora de games eletrônicos. Contratada pela Atari, provou que a menina também joga, programa e cria!

Katherine Johnson participou de grandes projetos da NASA, como o voo da Apollo 11.

Betty Holberton, uma das seis mulheres programadoras do ENIAC, primeiro computador eletrônico digital.

Com informações da Assessoria de Imprensa Ortolani Comunicação & Marketing

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos