spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEducaçãoSANTO ANDRÉ BENEFICIA MAIS DE 100 ESCOLAS E 39 MIL ALUNOS COM...

SANTO ANDRÉ BENEFICIA MAIS DE 100 ESCOLAS E 39 MIL ALUNOS COM IMPLEMENTAÇÃO DO TEAMS AUTOMATIZADO

No próximo ano 17 novas escolas serão municipalizadas, permitindo que mais de oito mil novos alunos e 284 docentes possam usufruir dos recursos automatizados oferecidos pelo Microsoft Teams

Santo André está localizada na região do ABC, no estado de São Paulo. Uma cidade que pensa no futuro, desenvolveu um programa para elaborar metas, diretrizes e ações estratégicas para diversas áreas até o ano de 2053, quando completará 500 anos. O programa que tem sete subeixos e começou em 2017, apostará em uma gestão integrada e inovadora, tudo para modernizar e melhorar a região. Quando falamos em educação, os andreenses têm disponíveis projetos e iniciativas gratuitas que incentivam o acesso ao ensino, arte e cultura.

Um município preocupado com o crescimento dos cidadãos não poderia fechar os olhos para os desafios que a pandemia trouxe para a aprendizagem das crianças da rede pública, fora as dificuldades enfrentadas pelos docentes e gestores das escolas, na hora de prosseguir com as aulas remotas. Viviane Havranek de Sousa, gestora da Tecnologia na Educação em Santo André, explica que o processo de identificação das defasagens de aprendizagens das crianças decorrentes do período pandêmico, inclui planejamento estratégico de recuperação dessas aprendizagens. Mesmo com tantos desafios enfrentados pelos profissionais da educação, o ensino remoto trouxe à tona, o que já era um ponto de alerta na educação: o uso da tecnologia no ensino. Ok, implementamos! Agora o grande desafio é se reinventar diante das práticas pedagógicas”, conta a gestora.



Para melhorar a qualidade do ensino, a gestão da educação e otimizar processos realizados por professores de forma manual, a Secretaria de Educação de Santo André contratou os serviços de automatização do Teams da Big Brain. O Teams Automatizado beneficia 2.500 professores e 39 mil alunos em mais de 100 escolas em Santo André. A expectativa é que com as novas 17 escolas municipalizadas no próximo ano, mais de oito mil alunos e 200 docentes sejam incluídos no número de beneficiados.

Uma solução simples que permite às escolas tirar muito mais proveito do Microsoft Teams. A versão automatizada do software é capaz de realizar a integração entre o Sistema de Gestão Escolar e o Teams, fazendo com que as plataformas se conversem e passem a funcionar com base nas informações existentes no sistema de gestão. O Teams Automatizado oferece Relatórios Inteligentes, que reduzem os custos e permitem tomadas de decisão mais assertivas, uma vez que não há erro nas mensurações de dados de produtividade e eficácia do ensino.

A professora Marli Salani dá aulas para o 5º ano na EMEIEF José Maria Sestilio Mattei e conta que no início das aulas online a adaptação foi bastante difícil, principalmente por conta da acessibilidade e a falta de conhecimento em plataformas tecnológicas. Mas, com a implementação do Teams Automatizado a situação começou a mudar. “No início todos resistiram, inclusive nós, professores, pois já estávamos nos acostumando com outras alternativas. Porém, com a apresentação e uso do Teams Automatizado, conseguimos nos desenvolver e perceber que é uma plataforma muito completa, que ajuda na comunicação com as crianças, no agendamento das aulas, na praticidade de disponibilização dos links e comunicados”, diz a professora. “Agora as crianças têm tablets e os professores computadores, tudo adquirido pelo município, o que facilita muito a aprendizagem e acesso a pesquisas e materiais complementares”, completa Salani.

A professora concorda que a tecnologia coloca o aluno como protagonista e parte integrante da construção do processo de aprendizagem, além de ser extremamente benéfica para a educação. “Ela envolve e atrai os usuários, tornando as atividades mais prazerosas e divertidas, com resultados rápidos. A tentativa, erro e acerto ficam bem mais ágeis e otimizam o tempo. Com a tecnologia, é possível realizar pesquisas com agilidade, interagir com pessoas, trocar conteúdos entre a comunidade escolar, visualizar vídeos e documentários complementares aos assuntos discutidos na escola, realizar atividades online com uma aparência mais divertida, colorida, atraente e dinâmica. É totalmente positiva a associação entre educação e novas ferramentas de inovação”, conclui Marli.

A Secretaria de Educação de Santo André realizou investimentos pensando na educação das crianças andreenses a médio e a longo prazo. Para melhorar a acessibilidade, foram adquiridos chips com pacotes de dados para fins pedagógicos para as crianças e docentes, além de disponibilizar a plataforma educacional com suporte técnico, com capacitação tecnológica para os profissionais da educação. “A Secretaria de Educação realizou a aquisição de equipamentos tecnológicos para auxiliar e contribuir na construção do conhecimento facilitar, reverberando em uma educação com uma maior liberdade e autonomia. Nossas expectativas com o novo Teams Automatizado da Big Brain é que venha atender às necessidades apresentadas pelas comunidades escolares, propiciando o conhecimento de uso da ferramenta, desenvolvendo habilidades, para que sejam gradualmente inseridas no plano aula dos docentes. Acreditamos na contribuição e no poder transformador da tecnologia e na importância da inclusão digital para a educação, sendo a escola um espaço potencializador de conhecimentos”, conclui Viviane Havranek de Sousa, da Secretaria da Educação.

Com informações da Assessoria de Imprensa KR2 Comunicação

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE EDUCAÇÃO

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos