DELL TECHNOLOGIES, INTEL E IOS FORMAM JUNTOS 892 JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Por meio dos cursos, 277 alunos formados já estão empregados e 180 professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo receberão formação em tecnologia que podem impactar 7.200 alunos por ano.

Desde 2018, quando formou parceria com IOS (Instituto da oportunidade Social), a Dell Technologies e Intel já formaram por meio de cursos gratuitos 892 jovens cursando ou já concluído o ensino médio na rede pública de ensino, com idades entre 15 e 29 anos e pessoas com deficiência a partir dos 16 anos de idade. Desse total, 277 já conseguiram emprego, aumentando a renda de suas famílias em até 43% em média. Após a conclusão do curso, 50 alunos formados ingressaram no ensino universitário em diversas áreas.

A parceria, que inicialmente foi planejada para abrir 80 vagas semestrais em apenas dois locais de atendimento, hoje (2021) já opera com mais de 780 vagas anuais, nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Hortolândia e Porto Alegre.



Os cursos oferecidos são: Gestão Administrativa, Suporte em TI, Informática para o trabalho, Programação Web, além do curso LEAD — para pessoas com deficiência — e o curso ‘Ferramentas de Tecnologia e Educação’, exclusivo para 180 professores da rede pública de ensino, que segundo dados do IOS, pode impactar até 7.200 alunos em um ano.

Por conta da pandemia, os cursos passaram a ser totalmente online. Para isso, foram fornecidos 308 chips de internet 4G aos alunos para acesso à plataforma virtual de aulas e atividades nesses três anos de parceria.

O conteúdo dos cursos é desenvolvido pelo IOS, com foco em tecnologia e administração. Inclui o pacote Office e a operacionalização de software de gestão empresarial ERP. Além disso, com base na sua experiência de mais de duas décadas formando profissionais para o mercado de trabalho, criou quatro pilares para reunir os diferenciais que o jovem espera em sua formação profissional:

1. Atividades práticas

Desde o início do curso, os alunos aprendem praticando. Além de conteúdos tecnológicos, os cursos do IOS abrangem conceitos administrativos com aulas práticas em softwares de gestão, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills) trazendo para a prática a vivência corporativa, que ensinam o aluno elaborar desde e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão de negócio até desenvolver o briefing e apresentação de um produto.

2. Tecnologia dentro e fora de aula

Metodologias e ferramentas que colocam o aluno como protagonista de sua formação, por meio de workshops, gamificação, dinâmicas e debates. Além disso, realiza o trabalho transversal em outras disciplinas com o objetivo de desenvolver e aprimorar habilidades como trabalho em equipe, criatividade, liderança, empatia, cidadania digital, organização, disciplina, diversidade, negociação, resolução de conflitos etc.

3. Apoio psicológico

Muito antes da pandemia, desde sua criação, o IOS atua com um dos diferenciais mais significativos para colaborar com a carreira profissional dos jovens: o desenvolvimento comportamental (Soft Skills) para o preparo completo dos alunos para os desafios do mercado de trabalho.

A equipe composta por assistentes sociais e psicólogas ficam à disposição dos alunos para apoio em suas questões emocionais e sociais. São realizados atendimentos individuais e, quando necessário, relacionamento com a rede socioassistencial. O trabalho tem por objetivo auxiliar nas demandas relacionadas à ansiedade, depressão, conflitos familiares, defesas de direitos, dificuldade de aprendizagem, inclusão e diversidades e demais situações que possam interferir no bom desempenho em sala de aula.

4. Empregabilidade

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização.

Na pandemia, para prestar suporte completo aos alunos e seus familiares, a equipe de apoio psicossocial realizou diversas ações como:

  • Atendimentos individuais e familiares;​
  • Mapeamento de perfis;​
  • Projeto CRESCER (Colaborar, Respeitar, Equilibrar, Solucionar, Conhecer, Executar, Relacionar-se);​
  • Projeto “Verdade ou Fake News”;​
  • Projeto Dentistas do Bem (parceria);​
  • Monitoramento e acompanhamento dos casos de Covid-19 e ações de enfrentamento à pandemia.​

Mais de 40 mil profissionais formados

O IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, ampliando a renda dessas famílias em até 49%.

Em 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o IOS formou cerca de 1.500 jovens e pessoas com deficiência e, também colaborou com o ingresso de 815 alunos no mercado de trabalho.

Com informações da Assessoria de Imprensa Pitchcom Comunicação

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE EDUCAÇÃO
Connected Smart Cities
Connected Smart Cities é uma plataforma multidimensional que acelera o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes.
Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias