spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaPROFISSÕES DO PRESENTE: COMO A INTERNET DAS COISAS FAZ CADA VEZ MAIS...

PROFISSÕES DO PRESENTE: COMO A INTERNET DAS COISAS FAZ CADA VEZ MAIS PARTE DO COTIDIANO

Atento à necessidade de profissionais qualificados para um mercado em constante crescimento, o Senac São Paulo visa a formação de jovens nesta área da tecnologia por meio do Ensino Médio Técnico

 

Assistentes virtuais, cidades automatizadas, lojas físicas totalmente autônomas, entre tantas outras inovações que já estão disponíveis à população, são frutos de uma área da tecnologia chamada Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT, na sigla em inglês). Este mercado, de acordo com um relatório da GlobalData, deve movimentar mais de US$ 30 bilhões na América Latina até 2023 e, só no Brasil, existem investimentos médios estimados em US$ 6,1 milhões de dólares apenas em 2019, conforme levantamento da Zebra Technologies.
Essas cifras, que só tendem a crescer, demandarão mão de obra profissional cada vez mais qualificada e alinhada a conceitos como os de inovação, pensamento crítico e empreendedor. E é justamente este o objetivo do Senac São Paulo ao lançar, a partir do próximo ano, o Ensino Médio Técnico em Internet das Coisas.

Segundo a gerente de desenvolvimento e responsável pelo Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, Melina Sanjar, não faltarão recursos inovadores para capacitar os estudantes adequadamente. “Somos uma das primeiras instituições do país a integrar essa formação técnica e profissional ao Ensino Médio Técnico. Para isso, nos preparamos por meio de pesquisas sobre as exigências deste mercado para adaptar e atualizar todos os aparatos necessários para que o curso seja o mais imersivo e conectado com a realidade do mundo do trabalho possível”, afirma.

Além dos laboratórios, os alunos terão acesso a equipamentos específicos para este curso, como computadores com suporte à virtualização, drone com câmera HD, placa microcontroladora, equipamentos e componentes para automação, como roteadores Wi-fi dual band com 4 portas e sistema Wi-Fi mesh, assistente virtual e demais componentes para automação residencial e comercial.

Outro pilar importante na proposta pedagógica da instituição, além da formação técnica e cidadã e dos projetos de vida, é a atitude empreendedora, que também estará presente durante os três anos de curso. “A atitude empreendedora auxilia no desenvolvimento de profissionais versáteis, que poderão atuar em empresas de todos os portes, multinacionais, ou então empreender, trabalhando diretamente com pessoas físicas ou prestando serviços para outras empresas, como consultores. É um mercado com grande potencial para desenvolvedores e designers de soluções que podem ser impulsionadas pelo modelo de startups, por exemplo. Isso significa que, desde as primeiras aulas, os estudantes recebem estímulo para pensar e agir sobre oportunidades com criatividade e inovação para geração de valor individual e coletivo”, avalia Melina.

Acesso democratizado a um Ensino Médio Técnico inovador

Totalmente alinhado às diretrizes do Novo Ensino Médio (Lei 13.415), que começará a ser colocado em prática em todo o Brasil a partir do ano que vem, os cursos desta fase da educação básica oferecida pelo Senac São Paulo já apresentam esse formato inovador desde sua criação, em 2019. Além do título em Internet das Coisas, existem os Ensinos Médios Técnicos em Administração, Informática e Multimídia, que são escolhidos pelo estudante no momento da matrícula.

A proposta aplicada pelo Senac São Paulo tem como base boas práticas estudadas em diversas escolas-modelo, não só no Brasil, mas ao redor do mundo, com valores mais populares e ao alcance de mais famílias que desejam um ensino de qualidade e que converse com as tendências do mercado de trabalho de forma prática, sem renunciar à cidadania e o despertar do pensamento crítico para resolução de problemas complexos dentro e fora da caminhada profissional.

A instituição entende a educação profissional como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa inserção social e ação participativa. A instituição acredita que facilitar o acesso a este nível de ensino é essencial para formação de futuros cidadãos e profissionais capazes de ocupar, com excelência, posições no mundo do trabalho e na sociedade.

Para garantir mais oportunidades aos jovens, egressos de escolas públicas (estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental), alunos e ex-alunos da instituição e dependentes de contribuintes do Senac têm desconto de 20% no curso e parcelas mensais sem juros. A iniciativa faz parte do Programa de Descontos e Parcelamentos.

Existe ainda a possibilidade de ingresso via Programa Senac de Gratuidade (PSG). Para se candidatar a uma vaga gratuita para o Ensino Médio Técnico, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais. Alunos matriculados no Senac podem solicitar uma bolsa de estudos desde que o pedido não seja para um curso igual ou no mesmo período da turma em andamento.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos