spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteIMPULSIONAR O FINANCIAMENTO É PEÇA-CHAVE PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, DIZ PESQUISADORA...

IMPULSIONAR O FINANCIAMENTO É PEÇA-CHAVE PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, DIZ PESQUISADORA DA UFMG

Para Débora Freire, é preciso valorizar o papel dos bancos de desenvolvimento, agências de fomento e cooperativas de crédito

Criado para impulsionar a produção de projetos que contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável, o Prêmio ABDE-BID contemplou os vencedores no dia 15 de dezembro, em cerimônia online. O evento contou com palestra da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da comissão julgadora, Débora Freire. Com o tema “Desafios para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil em 2022”, a pesquisadora indicou caminhos e dificuldades para o país avançar no assunto.

“É urgente que a gente passe a discutir os caminhos de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento sustentável. Precisamos enfatizar a preocupação ambiental quando falamos em desenvolvimento sustentável para que, num futuro próximo, as questões climáticas não sejam um entrave para o desenvolvimento”.

Para a pesquisadora, as instituições financeiras do desenvolvimento são peça-chave para impulsionar o desenvolvimento sustentável no país. Segundo ela, os investimentos privados são insuficientes e precisam de estímulo de parcerias com os bancos de desenvolvimento, agências de fomento e cooperativas de crédito.

“Não adianta recomendar e pensar caminhos e não pensar no financiamento. Vejo um papel imprescindível dos bancos de desenvolvimento. A gente precisa voltar a discutir o papel dos bancos de desenvolvimento, sem esse pilar é impossível pensar no promoção do desenvolvimento sustentável. Acredito na complementariedade do investimento público e privado”.

Vencedores do Prêmio ABDE-BID

O secretário executivo da ABDE, José Luiz Gordon, anunciou os vencedores das três categorias da premiação. Na categoria Desenvolvimento em Debate, o trabalho vencedor foi “Productivity of transportation infrastructure in Brazil: a sectoral and regional approach using dynamic panel data models”, de autoria de Victor Medeiros, Rafael Saulo Marques Ribeiro e Pedro Vasconcelos Maia do Amaral, todos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O artigo “Empowerment and gender equity in agriculture: evidence of smallholder farmers in Western Paraná (Brazil)”, levou o prêmio na categoria Diversidade: aspectos gerais e desafios para o desenvolvimento. O trabalho foi desenvolvido por Roberta Vedana, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Marcos de Oliveira Garcias (UNILA), Mary Arends-Kuenning (Universidade de Illinois) e Pery Francisco Assis Shikida (UNIOESTE).

Por fim, na categoria Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito, realizado em parceria com a OCB, a primeira colocação foi do artigo “O efeito do cooperativismo agropecuário e de crédito no desenvolvimento regional da agricultura familiar no Brasil”. A autoria foi de Érica Basílio Tavares Ramos, da Universidade de Goiás, com coautoria de José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e ministério da agricultura pecuária e abastecimento (MAPA).

“É o oitavo ano que a gente repete essa parceria. Sempre nos surpreendemos e nos anima e trazem novas ideias. É uma edição especial por estarmos ainda vivendo um momento de pandemia, e essa é uma iniciativa que exerce papel muito importante na geração e disseminação de conhecimento”, afirmou o presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski.

O representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, destacou a qualidade dos trabalhos acadêmicos que concorreram à premiação. “Mais do que nunca será preciso articular esforços para levar financiamento de qualidade às micro, pequenas e média empresas, a fim de diminuir as lacunas que tem se agravado entre os empreendedores. Fico encantando com o nível da produção acadêmica brasileira, e a solidez de temas que são muito relevantes para o país”.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MEIO AMBIENTE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos