spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEducaçãoCURSO DE CAPACITAÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ABRE PORTAS PARA NOVOS PROFISSIONAIS NO...

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ABRE PORTAS PARA NOVOS PROFISSIONAIS NO MERCADO

O curso, realizado pelo PTI-BR, em parceria com I2A2, começou no segundo semestre de 2021 e tem como objetivo oferecer qualificação profissional aos participantes

 

A falta de profissionais capacitados na área de Inteligência Artificial (IA) é uma realidade que o mercado vem observando com o avanço dessa tecnologia, de acordo com um estudo recente da Ernst & Young – 31% dos entrevistados do estudo acreditam que a falta de profissionais capacitados é a maior barreira para a implementação de IA. O Programa de Capacitação em Inteligência Artificial (IA), promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) em parceria com o Instituto de Inteligência Artificial Aplicada (I2A2), com apoio do T2I Group e Data H, além de ser um curso inédito para a área de IA, veio com o objetivo de agregar conhecimento para estudantes e profissionais na esfera da tecnologia e inovação, assim, auxiliando o mercado na grande demanda por profissionais especializados.

 

Um relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revelou que a área de Tecnologia da Informação (TI) demandará cerca de 420 mil profissionais até 2024. Porém, a falta de mão de obra é um problema e um alerta para profissionais do segmento. Por este motivo, estudantes que buscam se especializar em Inteligência Artificial são de extrema importância para o mercado brasileiro de tecnologia.


 

Para Frederico Silva, estudante do Programa de Capacitação em Inteligência Artificial, os novos profissionais serão a base de um mercado futuro. “Acredito que estes profissionais não sejam apenas de fundamental importância para o mercado atual, mas serão também a base de um mercado futuro e não muito distante do que já vivemos hoje. Estamos precisando de soluções cada vez mais inteligentes e tecnológicas para lidar com os problemas que estão surgindo.”

 

Por um outro lado, o crescimento no investimento na área de IA, que em 2019 foi de US$ 39 bilhões, e a demanda e necessidade pelo profissional, que em 2020 se encontrou no TOP 1 de profissões mais emergentes segundo o LinkedIn, fez com que profissionais já alocados no mercado em outras áreas migrassem para a área de tecnologia e inovação. Foi o caso da Amanda Engel, participante do curso do PTI-BR, formada em Enfermagem, mas que viu na IA uma chance de unir seus dois interesses – a saúde e a tecnologia. “Acredito piamente que a tecnologia pode ser usada como ferramenta para aprimorar e aumentar o nosso desempenho, ou seja, está aí para nos ajudar. Na área de saúde então, estamos tendo grandes avanços em todos os níveis de assistência: desde um simples monitoramento de uma PA de um hipertenso por meio de um smartwatch ou aplicativo, até cirurgias robóticas.”

 

Celso Azevedo, co-founder e membro do Conselho Fiscal do I2A2, reconhece a realidade da carência nacional de mão de obra especializada no mercado de T.I, porém, também vê a importância do Programa de Capacitação em Inteligência Artificial para ampliar os horizontes dos profissionais brasileiros. “Temos ótimos alunos, que mergulharam de cabeça no processo de aprendizagem, não medindo esforços para acompanhar e se aprofundar no conteúdo oferecido. Nesta mesma ‘intrépida trupe’ de desbravadores do mundo, a IA conseguiu desenvolver um sentimento de ‘time’ e vêm promovendo sessões paralelas de troca mútua de informações e experiência com uma intensidade surpreendente.”

 

O Programa de Capacitação em Inteligência Artificial está em andamento, porém, o sucesso do curso já é notável antes mesmo da sua conclusão. O fator inédito, junto com a iniciativa de compartilhar conhecimento sobre uma área emergente e essencial para o mercado, tornam o Programa necessário para o futuro da área de tecnologia.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE EDUCAÇÃO

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos