spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteRELATÓRIO ANUAL "OBSERVATÓRIO DE MERCADOS DE ENERGIA MUNDIAL", DA CAPGEMINI, DEMONSTRA QUE...

RELATÓRIO ANUAL “OBSERVATÓRIO DE MERCADOS DE ENERGIA MUNDIAL”, DA CAPGEMINI, DEMONSTRA QUE O INVESTIMENTO EM ENERGIA SUSTENTÁVEL É A CHAVE PARA ALCANÇAR AS METAS CLIMÁTICAS

O setor de Energia e Serviços Públicos está enfrentando o desafio de cumprir promessas de longo prazo de redução de carbono e, ao mesmo tempo, encontrar o equilíbrio entre atender às expectativas das partes interessadas, fornecer energia acessível e garantir a continuidade dos negócios. Todo este processo está acelerando a transformação do setor.

A Capgemini publicou a 23ª edição do relatório anual “Observatório Mundial dos Mercados de Energia (WEMO)”, criado em parceria com De Pardieu Brocas Maffei, Vaasa ETT e Enerdata. O estudo analisa o estado e as tendências dos mercados e tecnologias de eletricidade e gás na América do Norte, Europa, Ásia – incluindo China e Índia – e Austrália, e fornece insights sobre o progresso na luta contra o aquecimento global e a transição energética em curso. A pesquisa também explora a evolução dos principais participantes da indústria e prevê as tendências para o futuro. Entre as descobertas mais relevantes incluem:

Mercados de eletricidade – Estão em níveis recordes, vinculados à demanda sustentável, margens de capacidade de geração menores, altos preços do gás e, na Europa, valores exorbitantes do carbono.



Fornecimento de eletricidade de base renovável – Houve aumento da oferta, enquanto os custos para provimento deste tipo de energia continuaram diminuindo em 2020. As capacidades de geração por fonte solar e eólica aumentaram em 2020, representando 10% do mercado de geração de energia elétrica. A tendência de redução de custos pode se reverter em 2021 e nos anos seguintes, com o aumento dos preços dos metais, equipamentos e transporte, bem como as taxas de juros.

Hidrogênio Verde – Há um crescente interesse em torno do hidrogênio verde, que tem o potencial de descarbonizar mais de 15% da economia mundial. Esta fonte limpa ainda é cara, cerca de três vezes mais do que o com base em fósseis; no entanto, a redução dos custos da eletricidade renovável e do eletrolisador pode levar à paridade em 2030.

Concorrência – A competição no mercado varejistas de eletricidade e gás se recuperou amplamente no início de 2021. No entanto, atualmente, os preços elevados da energia estão a desencadear consolidações. Embora as concessionárias tenham demonstrado resiliência financeira em 2020, os participantes do setor de petróleo e gás foram mais severamente atingidos, mesmo muitos já tendo se recuperado graças à alta demanda e preços do petróleo e gás. A pressão das partes interessadas sobre as principais empresas de petróleo e gás acelerou sua diversificação em direção à eletricidade, energias renováveis e mobilidade eletrônica e, também, reforçou seus compromissos de neutralidade de carbono, especialmente para as companhias petrolíferas internacionais europeias (IOCs).

Novo modelo de negócios – Os players do setor de energia e serviços públicos estão se movimentando rapidamente para descarbonizar suas operações e aproveitar a atual transição energética para desenvolver novos modelos e se reinventar de maneiras valiosas. Digitalizando e adotando tecnologias de redução de carbono. Muitos estão tentando encontrar o equilíbrio certo entre atender às expectativas das partes interessadas e garantir a transformação dos negócios em mercados competitivos.

Embora o apelo por tecnologias limpas, essenciais para a transição energética, comece a se intensificar, é crucial lembrar que isso significa não comprometer a segurança do fornecimento ou acessibilidade da mesma.

De acordo com Colette Lewiner, Conselheira Sênior de Energia e Serviços Públicos da Capgemini, “o impacto da COVID-19 foi importante. No entanto, como vimos no primeiro semestre de 2021, a pandemia não trouxe uma redução sustentável nas emissões de gases e do efeito estufa compatível com a meta de aquecimento global de 1,5 ° C para 2100. Os esforços para a implementação de tecnologias de redução de carbono, aumento do armazenamento energético estacionário e crescimento do mesmo devem ser multiplicados. É importante que a sustentabilidade da geração de energia elétrica, armazenamento de bateria e produção de hidrogênio seja avaliada ao longo de seus ciclos de vida. As energias renováveis mudaram as métricas de medições e novas são necessárias. As trajetórias rumo ao Net-Zero para negócios globais devem contar com métodos de medições científicos indiscutíveis e dados precisos que incluem todos os gases de efeito estufa. Hoje, o acesso à energia está se tornando um desafio social: a indústria e os governos devem encontrar o equilíbrio entre a descarbonização e a garantia de que as necessidades globais de energia permaneçam acessíveis a todos”.

Philippe Vié, vice-presidente do grupo de energia e serviços públicos da Capgemini, acrescenta: “como o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa estão aumentando novamente, precisamos de planos realistas e acessíveis para acelerar a transição energética. Limitar a trajetória da mudança climática requer uma mudança de marcha quando se trata de investimento e de um requisito para considerar o equilíbrio entre aplicações de valores e um resultado tangível. Cada dólar investido deve levar a uma redução nas emissões, por exemplo. Agora, é necessário mais investimento na geração de redução de carbono, se quisermos atender ao crescimento da eletrificação – duas a três vezes a capacidade atual necessária até 2050 – e, ao mesmo tempo, descarbonizar a geração de eletricidade”.

Giulio Salomone, Vice-Presidente Utilities, Telecom & Industries da Capgemini Brasil, afirma: “para que se cumpram as metas acordadas não só em Paris, mas principalmente agora durante a COP26 será preciso um grande esforço de todos os países. Somos um só planeta e não adianta algumas localidades se comprometerem, enquanto outras continuam a não se preocupar com seus resíduos ou com a emissão de Gases de Efeito Estufa. Neste sentido, a tecnologia tem muito a colaborar, com a criação de modelos, coleta e gestão inteligente de dados para acelerar a transição energética e fortalecer a adoção de soluções verdes”.

Além das descobertas apresentadas acima, o WEMO traz uma série de recomendações para que possamos atender às metas de combate às mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, garantir a segurança do fornecimento de energia e acessibilidade para os cidadãos:

• Definir planos ambiciosos e realistas de transição energética, considerando o tempo de adaptação das sociedades, suas indústrias e os estilos de vida da população.

• Acelerar a pesquisa em tecnologias de redução de carbono (solar, eólica, baterias elétricas, hidrogênio verde) e diminuir os obstáculos administrativos para a construção de instalações renováveis.

• Medir o efeito das ações tomadas. As instituições financeiras devem definir critérios extra financeiros padronizados, possibilitando a comparação entre os esforços empreendidos pelas empresas.

• Dando uma atenção especial à segurança cibernética. Implementando sistemas mais inteligentes, principalmente redes elétricas com tecnologia avançada, são fundamentais para fornecer uma grande parte de energias renováveis. No entanto, isso está vinculado a um risco maior de segurança cibernética à medida que mais dispositivos se conectam às redes.

• Implementar medidas de adaptação para lidar com o atraso no alcance das metas climáticas.

O World Energy Markets Observatory é uma publicação anual da Capgemini que monitora os principais indicadores dos mercados de eletricidade e gás na América do Norte, Europa, Ásia (incluindo China e Índia) e Austrália. A 23ª edição, elaborada principalmente a partir de dados públicos combinados com a expertise da Capgemini no setor de energia, refere-se aos dados de 2020 como primeiro semestre de 2021. Expertise especial em regulação e comportamento do cliente, bem como dados de mercado foram fornecidos por pesquisas de equipes em De Pardieu Brocas Maffei, VaasaETT e Enerdata.

Para mais informações e acesso ao relatório clique aqui .

Perdeu o evento? Acesse aqui e confira todos os detalhes.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MEIO AMBIENTE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos