spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteABES ANUNCIA PARCERIA COM A REDE BRASIL DO PACTO GLOBAL E LANÇA...

ABES ANUNCIA PARCERIA COM A REDE BRASIL DO PACTO GLOBAL E LANÇA DIAGNÓSTICO DE SUSTENTABILIDADE

De olho nos ODSs e ESG, associação lançou no dia 28 de outubro, o Diagnóstico de Sustentabilidade, ferramenta inédita para medir hábitos e ações voltadas para a sustentabilidade das empresas do setor tecnológico

Atenta às discussões sobre meio ambiente e alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e às práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança na sigla em inglês), a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software anuncia parceria com a Rede Brasil do Pacto Global. A parceria busca o desenvolvimento conjunto de iniciativas de disseminação, mobilização, engajamento e compartilhamento de conhecimentos que fortaleçam a implementação de temas comuns das organizações, entre eles, Integridade, Direitos Humanos e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Além da parceria, a associação lançou o Diagnóstico de Sustentabilidade, ferramenta pioneira e inédita de análise do desempenho de gestão, sob a ótica da sustentabilidade e dos conceitos ESG, que busca entender o estado da responsabilidade social e sustentabilidade das empresas associadas à ABES e demais empresas de base tecnológica. O lançamento ocorreu durante a Mesa Redonda ‘A importância do desenvolvimento sustentável para a competitividade do seu negócio’, no dia 28 de outubro.



A Mesa redonda contou com as presenças de Rodolfo Fücher, presidente da ABES; Helen Pedroso, Diretora de Relações Institucionais do Pacto Global da ONU; Andreia Amorim, CEO da Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade; Aron Zylberman, Vice Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasil de Governança Corporativa, com mediação da jornalista Sabrina Neumann, do Um só Planeta.

“Estamos felizes em colaborar com o Rede Brasil do Pacto Global, na divulgação e engajamento do setor de TI nos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e iniciativas para a Agenda 2030. Como parte desta parceria, estamos lançando um diagnóstico on-line para empresas de base tecnológica, o qual visa aproximar ainda mais os temas ligados à sustentabilidade da gestão das empresas”, afirma Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Diagnóstico de sustentabilidade

Diagnóstico de Sustentabilidade ABES foi elaborado pela associação, em parceria com a Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade, para se tornar uma ferramenta indutora do desenvolvimento sustentável, guiada pelas boas práticas e políticas ESG. Ele está sendo lançado justamente quando o mercado se volta para as discussões da COP26, que ocorrerá de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

“As empresas de tecnologia e software têm um forte poder de transformação nas mãos, só que a maioria ainda tem dificuldade de enxergar o seu papel e impacto social e sustentável no mundo. Por isso, a iniciativa do Diagnóstico Sustentável ABES é tão importante. As empresas que insistirem em fazer negócio visando apenas o lucro estão fadadas ao fracasso. Já passou da hora de o mercado entender que o lucro deve estar associado ao resultado de um processo no qual o propósito move as pessoas e, neste sentido, o melhor caminho é a governança baseada em ESG”, reforça Andreia Amorim, CEO da Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade.

A ferramenta está sustentada em referenciais reconhecidos nacional e internacionalmente, implantados por instituições como IBGC, Ethos, Pacto Global e GRI, e orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o alcance da Agenda 2030 das Nações Unidas. O diagnóstico oferece alternativas de aprimoramento da gestão tech, para um futuro sustentável, orientada pelos princípios de ESG, uma vez que entrega à empresa respondente uma análise sobre o estágio de maturidade da gestão e, ao final, oferece uma série de sugestões de ações para aprimoramento de suas práticas.

ESG

Com o objetivo de assegurar um ambiente de negócios ético e sustentável, além de inovador, dinâmico e competitivo globalmente, e mediante o propósito de construir um Brasil digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento, a ABES tem criado uma série de iniciativas a fim de contribuir com o desenvolvimento das empresas do setor tecnológico facilitando a implantação de ESG (Environment, Social e Governance; em português: Meio ambiente, Social e Governança).

A ABES segue seu compromisso com a mobilização pela redução da desigualdade, atingindo 8 dos 17 ODS. A iniciativa tem o objetivo de apoiar ações de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de tecnologia e telecomunicações em desuso, reinserindo os materiais na cadeia produtiva através da engenharia reversa. Além disso, a mobilização ajuda a conscientizar empresários e colaboradores sobre o descarte correto de seus equipamentos e atende a Legislação Ambiental e de Segurança de TI, o que gera impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

Em relação a governança, a ABES ajuda as empresas a implementarem seus próprios programas de compliance. Para isso, desenvolveu a Programa Uma Empresa Ética – iniciativa que visa melhorar os padrões éticos e morais das empresas interessadas em adotar um Programa de Integridade que, além de promover a cultura da ética nas corporações, permite a mitigação das penalidades trazidas pela Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013) e atende aos requisitos das demais legislações aplicáveis. Ao oferecer gratuitamente às empresas associadas e entidades parceiras, três serviços que compõem os principais pilares de um Programa de Integridade efetivo – um modelo de Código de Ética e Conduta, treinamentos periódicos direcionados aos colaboradores das empresas e um canal de denúncias independente – a associação incentiva o mercado a seguir o caminho da ética e da integridade.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MEIO AMBIENTE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos