spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaUBERLÂNDIA É A 1ª DO BRASIL EM ESTÍMULO ÀS TELECOMUNICAÇÕES EM RANKING...

UBERLÂNDIA É A 1ª DO BRASIL EM ESTÍMULO ÀS TELECOMUNICAÇÕES EM RANKING CIDADES AMIGAS DA INTERNET

Resultado do ranking nacional Cidades Amigas da Internet foi divulgado durante abertura do Painel Telebrasil 2021

 trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia ganhou um novo e importante reconhecimento. Na apresentação da 6ª edição do ranking nacional Cidades Amigas da Internet, dentro da programação virtual do Painel Telebrasil 2021, a Conexis Brasil Digital (associação que congrega as principais de operadoras de telecomunicações) e a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), com apoio da consultoria Teleco, anunciaram a cidade como a primeira do país em estímulo ao desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações e expansão da conectividade.

Durante a premiação, realizada no final da manhã por videoconferência e transmitida pela página do painel no Youtube, o prefeito Odelmo Leão comemorou o resultado, destacando as recentes conquistas municipais no setor.

“Durante a pandemia, tivemos que oferecer aulas on-line para mais de 70 mil alunos, o que incluiu internet nas escolas e desenvolvimento de ferramentas para disponibilizar os materiais para os estudantes. Estamos com mais de 95% dos serviços da Prefeitura ofertados à população por meio de plataformas digitais. O cadastro da vacinação contra a Covid-19 é todo virtual. A confirmação do agendamento é enviada ao cadastrado por mensagem de texto e eu tenho aqui uma ferramenta de Business Intelligence (BI) que me permite ter um controle de quantos vacinaram, quantos são faltosos”, destacou.



O prefeito ainda ressaltou a recém inauguração do Polo Tecnológico Sul (primeiro loteamento público empresarial, voltado para empresas de base tecnológica) e do UDI Lab (um espaço público e gratuito de coworking para microempreendedores individuais e startups). O Município também iniciou neste ano a entrega de tablets para alunos da Rede Municipal de Ensino.

“Eu sempre digo que é obrigação do município ser facilitador e é nossa determinação para todos os serviços, incluindo o de telecomunicações. É um mundo novo e precisamos estar nele”, declarou Odelmo Leão.

Retomada

O ranking Cidades Amigas da Internet é realizado anualmente entre os 100 maiores municípios brasileiros e, neste ano, considerou restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações Rádio Base (ERBs) e redes (subterrâneas ou aéreas). Os municípios concorrentes são analisados quanto à elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão destes serviços, o que mostra o nível de oferta do acesso à internet e a atração de investimentos.

Segundo a Conexis, Uberlândia é a que mais pontuou nos quesitos considerados pelo ranking, entre os quais estão legislação e prazo para licenciamento de antenas. Dessa forma, a cidade, que em 2020 ficou em segundo lugar na classificou, retomou o desempenho de 2019, quando também ocupou a primeira posição.

O presidente da Conexis Brasil Digital, Marcelo Ferrari, afirmou que o 2º maior município de Minas Gerais e polo logístico do Brasil Central é exemplo a ser seguido. “Eu fiz uma palestra sobre o que o 5G pode fazer pelas cidades e eu acho que Uberlândia mostra o que uma cidade pode fazer pelo 5G. Então queria parabenizá-lo, prefeito, e que sirva de exemplo para outras cidades em todo o Brasil, para adotar uma lei moderna, levando conectividade para a população”, disse.
Confira o ranking e obtenha mais informações aqui .

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE GOVERNANÇA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos