spot_img
HomeCONTEÚDOSTendênciasINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ROBÔS AUMENTAM CHANCES DE NEGÓCIO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ROBÔS AUMENTAM CHANCES DE NEGÓCIO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Chatbots com machine learning da Botmaker otimizam as comunicações digitais do setor

A tecnologia está inserida em todas as áreas de nossa vida e o setor automotivo não é exceção. Os chatbots, por exemplo, são uma tendência em alta no mundo todo por permitirem que empresas de todos os segmentos respondam rápida e apropriadamente a uma maior quantidade de pessoas, com base em suas estratégias de comunicação. Pensando em empresas que compram e vendem automóveis, de que forma essa tecnologia baseada em inteligência artificial pode contribuir para o crescimento dos negócios?

Com foco em comunicação digital, a Botmaker, uma plataforma de conversação avançada que possibilita responder rápido e bem em todos os canais de texto e voz, tem criado alternativas para a indústria automotiva, promovendo melhorias na experiência do consumidor e ampliando a capacidade de atendimento.



A fabricante japonesa Toyota é uma das empresas que levou a tecnologia de bots para diferentes funções. Internamente, a empresa usa os chatbots para otimizar a comunicação com seus colaboradores, possibilitando consulta a informações sobre benefícios corporativos, tirando dúvidas de TI ou de assuntos administrativos relacionados à área de recursos humanos. Em paralelo, a gigante automobilística também recorreu à Botmaker para se comunicar com seus clientes no serviço de pós-venda – em situações como a de veículos que precisam de manutenção, o cliente recebe os dados do agendamento que são atribuídos automaticamente por geolocalização à concessionária mais próxima.

Para que isso seja possível, os chatbots são projetados com inteligência artificial que permite configurar o robô para interpretar o que o interlocutor deseja e responder a partir disso. Graças à tecnologia de machine learning (ou aprendizado de máquina), quanto mais conversas o robô tem, mais rápido ele aprende a interpretar as intenções dos usuários, promovendo, assim, melhorias contínuas que aprimoram a precisão das respostas.

Outro caso conhecido na indústria automotiva é o da empresa compradora e vendedora de carros usados Kavak. Junto com a Botmaker, a empresa criou um novo canal para que seus clientes do mercado mexicano pudessem consultar os carros disponíveis para compra ou acompanhar seus processos de compra já iniciados.

Segundo o CEO da Botmaker no Brasil, Julio Zaguini, a inteligência artificial dá aos bots a capacidade de interpretar as necessidades do usuário e o machine learning permite que aprendam a cada nova interação com os humanos. “Nossa plataforma está sempre evoluindo. A cada semana, apresentamos uma nova feature ao mercado e aproveitamos para compartilhar conhecimentos e aprendizados dos robôs. As possibilidades de interação têm se expandido. Segundo pesquisa do WhatsApp Business API, uma a cada duas pessoas gostaria de se comunicar com mais empresas por meio de mensagens, e dois terços das pessoas se dizem confortáveis em trocar mensagens com bots”, completa o CEO.

Foco em melhorias

O mercado de chatbot cresceu exponencialmente em 2020, especialmente no setor de e-commerce, e as possibilidades são infinitas. Os bots no setor automotivo podem auxiliar concessionárias na compra e venda de automóveis, na estimativa do valor do carro que alguém deseja vender ou até para negociações de insumos entre indústrias do setor. Isso porque a tecnologia permite que as empresas conversem com milhares de pessoas ao mesmo tempo e em diferentes frentes por meio de robôs. Segundo Zaguini, os bots multiplicam as oportunidades de interação e negócios.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TENDÊNCIAS

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos