NESTA QUINTA (15/04), ÀS 09H: AUTORIDADES DEBATEM REGULAÇÃO DOS CONTRATOS DO TRANSPORTE DE MINAS GERAIS

Evento acontece nesta quinta (15) e marca o lançamento da série promovida pelo Connected Smart Cities  e o Governo de Minas. Participam o secretário e o subsecretário de Infraestrutura e Mobilidade de MG, os presidentes da BHTrans e NTU, além de diretores da ANTT e Artesp

Nesta quinta (15/04), às 09h, o Connected Smart Cities & Mobility e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), realizam o primeiro bloco da série online: Os desafios do transporte coletivo de passageiros de Minas Gerais. Composta por seis blocos, a iniciativa reunirá especialistas para debater e apontar estratégias para projetos em andamento no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de difundir e implementar as melhores práticas sustentáveis e econômicas, no contexto nacional e internacional. Inscrições gratuitas em: https://bit.ly/3wQHP4r  

Os encontros abordarão a regulação de contratos, tecnologias para fiscalização do transporte e experiências de sucesso do setor em outros países. Os debates do bloco de lançamento serão sobre a regulação dos contratos de transporte, destacando os caminhos de como induzir eficiência e desempenho.



Estão confirmados: o secretário de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) do Governo do Estado de Minas Gerais, Fernando Marcato; o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Diogo Prodoscimi; o presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho; o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Murshed Menezes Ali; a advogada e consultora em mercado de infraestrutura, que já atuou como diretora da Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (Artesp), Renata Dantas; e o subsecretário de Transporte e Mobilidade da Seinfra, Gabriel Ribeiro Fajardo.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, destaca que o lançamento da série tem foco na abordagem sobre os modelos que podem induzir eficiência nos contratos de concessão, a importância dos indicadores de desempenho, matriz de riscos, previsibilidade, bem como a regulação por contrato: como adaptar os contratos de concessão às urgências atuais. “Nós temos discutido continuamente com as concessionárias a importância da melhoria nos contratos para termos maior segurança jurídica e ofertarmos um serviço de mais qualidade. Esse evento é fundamental para fazermos esse debate e aperfeiçoar, em conjunto, a questão da mobilidade em todo estado”, disse.

Contexto

A série debaterá amplamente sobre os desafios para garantir, aos cidadãos do segundo estado mais populoso do Brasil, serviços de transporte metropolitano e intermunicipal público com qualidade e segurança. “Debater a mobilidade urbana em Minas Gerais é extremamente importante, especialmente neste momento de pandemia. O transporte público é serviço essencial e sua melhoria é uma busca constante em nosso estado”, destaca o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.  

O subsecretário de Transportes e Mobilidade (Seinfra), Gabriel Ribeiro Fajardo, pontua a relevância da evolução das relações público-privadas e da regulação dos serviços públicos essenciais. “A parceria com o Connected Smart Cities é muito importante, pois permite colocar em debate desafios relevantes da mobilidade mineira. Sem dúvida, é uma oportunidade incrível para  agregar especialistas e os atores interessados em prol de melhorias do transporte coletivo”, enfatiza Fajardo. 

A iniciativa está inserida no contexto do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo (SP), entre 01 e 03 de setembro de 2021. 

“A parceria com o Governo de Minas, por meio da Seinfra, está alinhada ao propósito do Connected Smart Cities em trabalhar de forma colaborativa e integrada aos diversos atores que compõem o ecossistema de cidades e mobilidade urbana no Brasil. Fomentar a implementação de políticas públicas que priorizam o cidadão é o nosso foco e esperamos replicar o formato de Minas Gerais em outros estados do País”, comenta Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Temas

A série Os desafios do transporte coletivo de passageiros de Minas Gerais abordará, ainda: As novas experiências regulatórias no transporte coletivo: as novas fronteiras da mobilidade a partir da relação público-privada; Tecnologias para a melhoria da fiscalização e controle do transporte coletivo; Integração de sistemas e cidades para o desenvolvimento da mobilidade urbana; Os impactos da Covid-19 para o transporte público; e a desigualdade no acesso às oportunidades: como diminuir as distâncias com segurança e qualidade de vida.  
A programação completa está disponível em: https://bit.ly/3wQHP4r   

Obs.:  O credenciamento para os profissionais de imprensa está disponível em:  https://evento.connectedsmartcities.com.br/credenciamento-imprensa/     

ACOMPANHE TAMBÉM OUTRAS MATÉRIAS:

GOVERNO DE MINAS GERAIS E CONNECTED SMART CITIES PROMOVEM SÉRIE DE DEBATES SOBRE OS DESAFIOS DO TRANSPORTE COLETIVO

SERVIÇOS PÚBLICOS INTELIGENTES E A MOBILIDADE URBANA ADEQUADA

MG: USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO METROPOLITANO TERÃO MAIS FACILIDADE PARA ACESSO À INFORMAÇÃO 

Eliane Bueno
Eliane Bueno
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito
Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias