spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesSALVADOR: PREFEITURA PARTICIPA DE EVENTO SOBRE SMART CITIES NESTA TERÇA (23)

SALVADOR: PREFEITURA PARTICIPA DE EVENTO SOBRE SMART CITIES NESTA TERÇA (23)

Representantes das pastas de Inovação e Tecnologia (Semit) e de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) da Prefeitura de Salvador vão participar do encontro regional Salvador Connected Smart Cities e Mobility nesta terça-feira (23), às 9h. O evento gratuito é uma iniciativa da Necta, empresa de produção de eventos, comercialização e comunicação.

As inscrições para o encontro regional Salvador, em formato virtual, estão disponíveis no site: https:// evento. connectedsmartcities. com. br/eventosregionais/. A programação contará com especialistas em smart cities e gestores municipais, que abordarão os indicadores de desenvolvimento da cidade, no contexto do Ranking Connected Smart Cities.

O titular da Semit, Samuel Araújo, vai abordar o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que deve ser entregue ainda este ano. Trata-se de um planejamento de médio e longo prazo para transformar, de fato, Salvador em uma cidade inteligente, por meio de ferramentas que vão facilitar a prestação de serviços públicos.

O PDTCI está estruturado em três pilares: as infovias, infraestrutura de rede de comunicação de dados de alto desempenho; nuvem urbana, uma solução de armazenamento de grandes volumes de dados, promovendo integração da capacidade de processamento dos centros computacionais da administração pública municipal; e observatório, um centro integrado de governança e operação que funcionará como “cérebro” da gestão urbana inteligente.

“Dentro das normas internacionais de Cidade Inteligente, Salvador foi a única cidade do mundo cujo plano atingiu todos os 276 indicadores. Essa é uma característica que tem destacado Salvador no cenário da tecnologia e inovação”, conta Araújo.

Diversos avanços na área de Tecnologia e Inovação foram conquistados nos últimos anos para a capital baiana, a exemplo da criação das Escolas Laboratórios (Escolab), do Hub Salvador, um dos melhores espaços de coworking do país, e do Centro Municipal de Inovação Colabore. Ainda devem ser entregues o Polo de Economia Criativa de Salvador, também chamado de Doca 1, já em construção, e o Centro de Inovação do Subúrbio.

Ações como essas têm destacado Salvador no ranking Connected Smart Cities, com 11 eixos e 70 indicadores. “A capital baiana melhorou 12 posições no Ranking, na comparação 2019/2020, com destaque para Mobilidade, Urbanismo, Governança, Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação. Como toda cidade brasileira, Salvador possui pontos a evoluir, e o desenvolvimento do seu ‘Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente‘ é um dos principais aliados no desenvolvimento para uma cidade mais inteligente, sustentável e humana”, afirma Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems, responsável pelo Ranking.

Além do titular da Semit, outros gestores municipais que vão participar do encontro são o diretor técnico da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), Cláudio Maltez, e o diretor de Resiliência da Secis, Ivan Paiva. Após vários encontros regionais pelo país, um encontro nacional será realizado entre os dias 1 e 3 de setembro, ocasião em que as experiências de cada capital poderão ser apresentadas em nível nacional.

Com informações da Agência de Notícia Salvador 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos