SALVADOR: PREFEITURA PARTICIPA DE EVENTO SOBRE SMART CITIES NESTA TERÇA (23)

Representantes das pastas de Inovação e Tecnologia (Semit) e de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) da Prefeitura de Salvador vão participar do encontro regional Salvador Connected Smart Cities e Mobility nesta terça-feira (23), às 9h. O evento gratuito é uma iniciativa da Necta, empresa de produção de eventos, comercialização e comunicação.

As inscrições para o encontro regional Salvador, em formato virtual, estão disponíveis no site: https:// evento. connectedsmartcities. com. br/eventosregionais/. A programação contará com especialistas em smart cities e gestores municipais, que abordarão os indicadores de desenvolvimento da cidade, no contexto do Ranking Connected Smart Cities.

O titular da Semit, Samuel Araújo, vai abordar o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que deve ser entregue ainda este ano. Trata-se de um planejamento de médio e longo prazo para transformar, de fato, Salvador em uma cidade inteligente, por meio de ferramentas que vão facilitar a prestação de serviços públicos.

O PDTCI está estruturado em três pilares: as infovias, infraestrutura de rede de comunicação de dados de alto desempenho; nuvem urbana, uma solução de armazenamento de grandes volumes de dados, promovendo integração da capacidade de processamento dos centros computacionais da administração pública municipal; e observatório, um centro integrado de governança e operação que funcionará como “cérebro” da gestão urbana inteligente.

“Dentro das normas internacionais de Cidade Inteligente, Salvador foi a única cidade do mundo cujo plano atingiu todos os 276 indicadores. Essa é uma característica que tem destacado Salvador no cenário da tecnologia e inovação”, conta Araújo.

Diversos avanços na área de Tecnologia e Inovação foram conquistados nos últimos anos para a capital baiana, a exemplo da criação das Escolas Laboratórios (Escolab), do Hub Salvador, um dos melhores espaços de coworking do país, e do Centro Municipal de Inovação Colabore. Ainda devem ser entregues o Polo de Economia Criativa de Salvador, também chamado de Doca 1, já em construção, e o Centro de Inovação do Subúrbio.

Ações como essas têm destacado Salvador no ranking Connected Smart Cities, com 11 eixos e 70 indicadores. “A capital baiana melhorou 12 posições no Ranking, na comparação 2019/2020, com destaque para Mobilidade, Urbanismo, Governança, Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação. Como toda cidade brasileira, Salvador possui pontos a evoluir, e o desenvolvimento do seu ‘Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente‘ é um dos principais aliados no desenvolvimento para uma cidade mais inteligente, sustentável e humana”, afirma Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems, responsável pelo Ranking.

Além do titular da Semit, outros gestores municipais que vão participar do encontro são o diretor técnico da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), Cláudio Maltez, e o diretor de Resiliência da Secis, Ivan Paiva. Após vários encontros regionais pelo país, um encontro nacional será realizado entre os dias 1 e 3 de setembro, ocasião em que as experiências de cada capital poderão ser apresentadas em nível nacional.

Com informações da Agência de Notícia Salvador 

Publicidade

Últimas Matérias

SETOR DE TI DA PREFEITURA DE SANTOS TEM TRÊS MULHERES NO COMANDO

As mulheres também são maioria entre os servidores do Município de Santos, que detém o maior percentual de população feminina entre as cidades brasileira No...

MULHERES E O ACESSO À CIDADE

Na cidade, o acesso ao transporte e o direito à mobilidade devem ser assegurados às mulheres e para todas e todos, independente de seu...

MULHERES SÃO MAIORIA EM CARGOS DE DIREÇÃO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA DE SP

As mulheres ocupam 52% dos cargos em instituições de pesquisa da Secretaria de Agricultura e são maioria na ocupação de cargos de diretoria e...

PIAUÍ: AÇÃO LEVARÁ ALIMENTOS A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

A campanha solidária organizada pela Suparc Piauí vai arrecadar alimentos para o Projeto Avançar, voltado para mulheres em situação de risco A Superintendência de Parcerias...