spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaPARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUAMÁ APRESENTA PROPOSTAS INOVADORAS À PREFEITURA DE...

PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUAMÁ APRESENTA PROPOSTAS INOVADORAS À PREFEITURA DE BELÉM

O objetivo foi conhecer produtos desenvolvidos no PCT que podem ajudar projetos da gestão municipal

Identificar pontos de interesse entre as diretrizes do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e a Prefeitura de Belém foi o objetivo da visita, nesta quarta-feira (10), do prefeito Edmilson Rodrigues, do vice-prefeito Edilson Moura e de outros gestores municipais ao polo científico-tecnológico, uma iniciativa do governo do Estado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

No encontro, o diretor-presidente da organização gestora do PCT, Rodrigo Quites, apresentou a estrutura e o modelo de governança do primeiro parque tecnológico da Amazônia.

A programação seguiu com a exposição de algumas soluções inovadoras nos campos da tecnologia da informação, educação, sustentabilidade e mobilidade urbana, feita por representantes das empresas Amazônia Conectividade, EcoSet Engenharia, Execute TI, e dos Núcleos de Controle Ambiental (NCA) e de P&D em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE), iniciativas residentes no PCT Guamá.

Gestor do parque tecnológico, Rodrigo Quites pontuou que a visita abre portas para uma cooperação inédita entre a gestão municipal e a instituição. “A gente quer ter essa oportunidade de parceria com a Prefeitura, para que essas pesquisas e produtos desenvolvidos nos nossos laboratórios e nas nossas empresas contribuam de fato à cidade de Belém, a nossa metrópole da Amazônia”, ressaltou.

“No contexto nacional, os parques têm uma inserção maior nos municípios. Cidades como Fortaleza (CE), Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), por exemplo, contam com facilidades para empresas instaladas nos parques tecnológicos. Elas têm concessão de benefícios, como redução ou mesmo isenção do ISS (Imposto Sobre Serviços), recolhido à medida que a empresa vai prestando serviço. Esse tipo de sinergia entre os governos municipais e os parques tecnológicos ajuda a atrair negócios para as cidades. Essa janela de diálogo proporcionada pelo Edmilson possibilita que a gente comece a pautar esse tipo de conversa”, complementou Rodrigo Quites.

Inovação – Após as apresentações, Edmilson Rodrigues destacou a importância da inovação para a resolução de problemas pautados em seu plano de governo. “Trabalhamos muito a Belém das novas ideias, portanto a inovação assume um papel importante com transversalidade a todas as políticas”, declarou o gestor da capital paraense.

Edmilson Rodrigues disse ainda que recebeu um resumo de ideias sobre possibilidades de uma relação próxima com o PCT Guamá. “É claro que ele tem uma característica importante para quem governa, porque, para além de uma produção com conhecimento científico, e a Universidade tem um papel imprescindível. O conhecimento científico aplicado a soluções de problemas urbanos se faz cada vez mais necessário”, acrescentou.

Há expectativa de outros encontros para afinar as parcerias entre as instituições. Segundo o prefeito, as secretarias vão avaliar o que pode ser feito em parceria com o PCT Guamá, para que um termo de cooperação seja firmado. “São grandes os desafios, e eu creio que a relação com o Parque de Ciência e Tecnologia como este pode nos ajudar muito”, enfatizou Edmilson Rodrigues. (Com informações de Juliana Brito / Comus).

Com informações da Agência Pará 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos