PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUAMÁ APRESENTA PROPOSTAS INOVADORAS À PREFEITURA DE BELÉM

O objetivo foi conhecer produtos desenvolvidos no PCT que podem ajudar projetos da gestão municipal

Identificar pontos de interesse entre as diretrizes do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e a Prefeitura de Belém foi o objetivo da visita, nesta quarta-feira (10), do prefeito Edmilson Rodrigues, do vice-prefeito Edilson Moura e de outros gestores municipais ao polo científico-tecnológico, uma iniciativa do governo do Estado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

No encontro, o diretor-presidente da organização gestora do PCT, Rodrigo Quites, apresentou a estrutura e o modelo de governança do primeiro parque tecnológico da Amazônia.

A programação seguiu com a exposição de algumas soluções inovadoras nos campos da tecnologia da informação, educação, sustentabilidade e mobilidade urbana, feita por representantes das empresas Amazônia Conectividade, EcoSet Engenharia, Execute TI, e dos Núcleos de Controle Ambiental (NCA) e de P&D em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE), iniciativas residentes no PCT Guamá.

Gestor do parque tecnológico, Rodrigo Quites pontuou que a visita abre portas para uma cooperação inédita entre a gestão municipal e a instituição. “A gente quer ter essa oportunidade de parceria com a Prefeitura, para que essas pesquisas e produtos desenvolvidos nos nossos laboratórios e nas nossas empresas contribuam de fato à cidade de Belém, a nossa metrópole da Amazônia”, ressaltou.

“No contexto nacional, os parques têm uma inserção maior nos municípios. Cidades como Fortaleza (CE), Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), por exemplo, contam com facilidades para empresas instaladas nos parques tecnológicos. Elas têm concessão de benefícios, como redução ou mesmo isenção do ISS (Imposto Sobre Serviços), recolhido à medida que a empresa vai prestando serviço. Esse tipo de sinergia entre os governos municipais e os parques tecnológicos ajuda a atrair negócios para as cidades. Essa janela de diálogo proporcionada pelo Edmilson possibilita que a gente comece a pautar esse tipo de conversa”, complementou Rodrigo Quites.

Inovação – Após as apresentações, Edmilson Rodrigues destacou a importância da inovação para a resolução de problemas pautados em seu plano de governo. “Trabalhamos muito a Belém das novas ideias, portanto a inovação assume um papel importante com transversalidade a todas as políticas”, declarou o gestor da capital paraense.

Edmilson Rodrigues disse ainda que recebeu um resumo de ideias sobre possibilidades de uma relação próxima com o PCT Guamá. “É claro que ele tem uma característica importante para quem governa, porque, para além de uma produção com conhecimento científico, e a Universidade tem um papel imprescindível. O conhecimento científico aplicado a soluções de problemas urbanos se faz cada vez mais necessário”, acrescentou.

Há expectativa de outros encontros para afinar as parcerias entre as instituições. Segundo o prefeito, as secretarias vão avaliar o que pode ser feito em parceria com o PCT Guamá, para que um termo de cooperação seja firmado. “São grandes os desafios, e eu creio que a relação com o Parque de Ciência e Tecnologia como este pode nos ajudar muito”, enfatizou Edmilson Rodrigues. (Com informações de Juliana Brito / Comus).

Com informações da Agência Pará 

Publicidade

Últimas Matérias

SETOR DE TI DA PREFEITURA DE SANTOS TEM TRÊS MULHERES NO COMANDO

As mulheres também são maioria entre os servidores do Município de Santos, que detém o maior percentual de população feminina entre as cidades brasileira No...

MULHERES E O ACESSO À CIDADE

Na cidade, o acesso ao transporte e o direito à mobilidade devem ser assegurados às mulheres e para todas e todos, independente de seu...

MULHERES SÃO MAIORIA EM CARGOS DE DIREÇÃO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA DE SP

As mulheres ocupam 52% dos cargos em instituições de pesquisa da Secretaria de Agricultura e são maioria na ocupação de cargos de diretoria e...

PIAUÍ: AÇÃO LEVARÁ ALIMENTOS A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

A campanha solidária organizada pela Suparc Piauí vai arrecadar alimentos para o Projeto Avançar, voltado para mulheres em situação de risco A Superintendência de Parcerias...