spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaENTENDA COMO O 5G AUXILIA NA CRIAÇÃO DE CIDADES MAIS INTELIGENTES

ENTENDA COMO O 5G AUXILIA NA CRIAÇÃO DE CIDADES MAIS INTELIGENTES

O leilão de tecnologia 5G no Brasil está previsto para o 1° semestre de 2021. Confira qual a perspectiva da tecnologia para o planejamento de cidades inteligentes: 

 

Com a tecnologia 5G, a capacidade de conectar equipamentos será ampliada na quinta geração, prometendo menor latência (enquanto o 4G utiliza 60 milissegundos e 98ms, o 5G precisará de menos de 1ms), além de maiores velocidades, podendo chegar a patamares de 10Gbps a 20Gbps. Com a internet 100 vezes mais rápida, as redes presentes no 5G possuem o espectro de rádio mais abrangente, permitindo que mais aparelhos móveis de conectem ao mesmo tempo.

Com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar e estudar em casa- o que criou uma expectativa para que a demanda de internet crescesse. O cenário não é diferente quando se trata do setor público, que tem buscado soluções para implementar políticas voltadas ao uso de novas tecnologias, onde se observa uma necessidade e urgência ainda maior no atual cenário.  A conectividade se tornou o principal pilar para garantir a funcionalidade das cidades durante esse período e é preciso aproveitar a aceleração dos processos de transformações digitais para aumentar a eficiência dos serviços.

Com isso, a tecnologia 5G permitirá a expansão de ferramentas inteligentes, que vão desde de lâmpadas, carros e geladeiras, até cidades inteiras. O 5G garantirá para gestores o acesso rápido a plataformas que auxiliam na gestão urbana, facilitando a integração desses sistemas em plataformas digitais que visam transformar as cidades em smart cities.

O leilão do 5G no Brasil terá 4 faixas de radiofrequência, sendo que a mais desejada, de acordo com especialistas, é o 3,5GHz. A licitação dessa faixa será feita de maneira nacional e regional, sendo que o leilão foi estruturado em forma de blocos para diminuir as desigualdades: a empresa que ganhar a operação em São Paulo, por exemplo, deverá atender regiões menos rentáveis também, como o Norte. 

A expectativa do mercado é que a oferta do 5G no Brasil seja a maior do mundo. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem mais linhas móveis ativas no Brasil que pessoas: já são 227 milhões de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis contra 209 milhões de brasileiros. A tecnologia 5G permitirá maior conectividade entre as pessoas e, como consequência, permitirá que as transformações digitais, que garantem maior eficiência dos serviços públicos e estabelecem uma maior relação entre cidade/cidadão, acelerem o processo para a criação de cidades inteligentes.

SAIBA MAIS SOBRE A TECNOLOGIA 5G: 
PESQUISA APONTA TECNOLOGIAS IMPACTADAS POSITIVAMENTE PELA PANDEMIA
5G PODE COLOCAR A “CARROÇA NA FRENTE DOS BOIS”, ALERTA DIRETOR DA CLARO
#CONECTATALKS COM ATÍLIO RULLI | O DIRETOR DESTACA AS SOLUÇÕES DA HUAWEI PARA SMART CITIES

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos