spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaESPECIAL CIDADES: SÃO PAULO

ESPECIAL CIDADES: SÃO PAULO

Confira como a cidade de São Paulo performou no Ranking Connected Smart Cities 2020 e quais são as medidas que a próxima prefeitura pretende estabelecer para a gestão urbana

Contando com 7.943,82 km² de área territorial e 39 municípios, a Grande São Paulo é considerada um dos principais centros de negócios do mundo, sendo responsável pelo deslocamento de quase 8 milhões de pessoas que cruzam diariamente os 365 quilômetros de extensão do Metrô e os sistemas da CPTM, na Região Metropolitana de São Paulo.

A cidade de São Paulo foi a primeira colocada no Ranking Connected Smart Cities 2020, desenvolvido pela Urban Systems em parceria com a Necta. Os principais destaques foram nos eixos de Mobilidade e Acessibilidade (1°), Empreendedorismo (2°), Tecnologia e Inovação (1°) e Urbanismo (2°).

Pensando na realidade de grandes centros urbanos, um dos principais desafios para a metrópole é o crescente adensamento urbano graças à grande concentração de indústrias, o que gera um problema de déficit habitacional e expansão irregular do espaço urbano.

A nova prefeitura da cidade aposta no uso da tecnologia como forma de otimizar serviços, principalmente no que diz respeito ao setor de Mobilidade e Acessibilidade e Governança. O novo plano de governo do prefeito Bruno Covas (PSDB) pretende também desenvolver programas de urbanização de diferentes espaços da cidade, mas, principalmente, de setores de baixa-renda.

É preciso destacar também que, dentro do contexto nacional, uma cidade inteligente não deve apenas focar em medidas tecnológicas, como também deve reconhecer questões urgentes presentes nas cidades, como o combate às desigualdades sociais, universalização do saneamento básico e medidas que incentivem a cooperação e participação da sociedade civil no desenvolvimento de políticas públicas.

Pensando nessas particularidades que cada região do país apresenta para o desenvolvimento de cidades inteligentes, o Connected Smart Cities irá realizar eventos regionais para acompanhar as discussões entre governos, entidades e empresas na gestão urbana. Para saber mais informações sobre os eventos regionais, clique aqui. 

QUER SABER MAIS SOBRE SÃO PAULO? Acesse nossas matérias:
SMART CITIES: SÃO PAULO
COMO SÃO PAULO TEM MUDADO A ÓTICA SOBRE O PLANEJAMENTO URBANO?
DADOS ABERTOS E INOVAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO

 

 

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos