spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosDECEA E SRPV-SP PROMOVEM O 2º SIMPÓSIO REGIONAL SOBRE SISTEMAS DE AERONAVES...

DECEA E SRPV-SP PROMOVEM O 2º SIMPÓSIO REGIONAL SOBRE SISTEMAS DE AERONAVES NÃO TRIPULADAS

Eliane Bueno
Eliane Bueno
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

O evento acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro e reunirá especialistas para debater sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2020, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) realizam a 2ª edição do Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (SiReSANT). O evento acontece em formato virtual e conta com organização da Necta. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis em: https://siresant.com.br/inscricao/ 

O aumento do uso comercial do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas, do inglês Unmanned Aircraft System (UAS), deu início ao conhecido mercado dos drones. De acordo com a Association for Unmanned Vehicle Systems International (AUVSI), esse setor movimentará, somente nos Estados Unidos, cerca de US$ 82 bilhões, gerando, até 2025, 100.000 novos postos de trabalho no mercado norte-americano.

Nesse sentido, os temas do evento serão direcionados aos stakeholders do segmento, tais como: indústria, academia, operadores e autoridades reguladoras e com foco em proporcionar aos participantes o conhecimento das características deste sistema, considerado pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) como a nova era da aviação.

O Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, Chefe do SRPV-SP, enfatiza que o evento acontece no contexto em que o SRPV-SP, órgão regional do DECEA, recebeu até 11 de setembro de 2020, mais de 37 mil solicitações de acesso ao espaço aéreo de aeronaves de pequeno porte não tripuladas. A estimativa é de chegar em 50 mil até o final deste ano.

“O número de solicitações de acesso de aeronaves não tripuladas têm aumentado exponencialmente nos últimos anos. Em 2016 foram registradas em torno 35 solicitações, saltando para 42 mil solicitações em 2019. Os dados demonstram a importância que novo modal representa, e que em pouco tempo poderá superar o número de aeronaves tripuladas no nosso espaço aéreo”, avalia o Coronel Ciccacio.

A programação do evento vai abordar com profundidade o uso de drones/aeronaves não tripuladas (UA) por órgãos de Segurança Pública, Defesa Civil, de Fiscalização da Receita Federal do Brasil e por órgãos ligados aos Governos Federal, Estadual e Municipal, além das aplicações em novos mercados, como no setor de serviços, com destaque para delivery.

CRESCIMENTO DURANTE A PANDEMIA

Mesmo considerando a pandemia de Covid-19, houve um aumento de 13% no número de cadastros de drones/aeronaves não tripuladas (UA) de janeiro a junho de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019, passando de 68 para 77 mil, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos