CONNECTED SMART CITIES DX 2020: PRÓXIMOS BAIRROS PLANEJADOS NO BRASIL

Foram diversos painéis com gestores públicos, empresários e especialistas que apresentaram cases de sucesso e soluções para o futuro das smart cities

Publicamos no texto anterior (acesse aqui), um resumo com as principais falas e assuntos discutidos no Painel da Agenda Estratégica da Urban Systems sobre Cases de Sucesso de bairros Planejados. Saiba agora como foi o painel sobre os bairros inteligentes em desenvolvimento no País.

O segundo painel sobre bairros planejados teve a moderação de Leandro Begara, sócio e diretor de inteligência de mercado da Urban Systems, líder de estudos de mercado e vocação imobiliária em mais de 100 projetos no Brasil, que falou sobre os futuros bairros planejados que estão em desenvolvimento ou planejamento no país. Para debater a diversidade de necessidades de cada população, o painel contou com empresas e desenvolvedores com projetos em diferentes regiões do País, como o CEO da ITV Urbanismo, José Eduardo Ferreira; o Sócio Sênior da G5 Partners, Ruy Rego; o gerente de Investimentos Imobiliários da Votorantim S/A, Renê Rocha; e o Sócio Fundador da HS Urbanismo, Hugo Serra.

O Sócio Fundador da HS Urbanismo, Hugo Serra, iniciou o painel falando sobre os desafios dos bairros planejados e smart cities, destacando as características desses projetos. “É fundamental para um bairro planejado aumentar a densidade em relação a um bairro tradicional, criando melhores alternativas para transportes por exemplo. Já as smart cities trazem outras camadas, prometendo mais segurança, mais conectividade etransportepúblico de qualidade. Lembrando que a tecnologia, Big Data, Internet das Coisas ainda precisa evoluir muito na questão do compartilhamento das nossas informações pessoais”, comentou.

Serra destacou que, na sua opinião, o maior desafio dos desenvolvedores é levar loteamentos com maior densidade e complexidade urbanística para que as soluções smart cheguem mais rápido para as cidades. “Como exemplo temos um projeto agora em Honduras, que traz equilíbrio entre densidade, uso misto e menor necessidade de transporte motorizado. É preciso sempre considerar as diferentes possibilidades de produtos para diferentes mercados” comentou.

DESENVOLVIMENTO DOS BAIRROS PLANEJADOS

O CEO da ITV Urbanismo, José Eduardo Ferreira, lembrou que a empresa completou 83 anos em 2020 e durante todos esses anos muitas mudanças aconteceram. “Normalmente construíamos loteamentos apenas em áreas próprias e depois, com o passar do tempo começamos a trabalhar em parcerias desde 2006”, explicou. Segundo Ferreira, a ITV tem, atualmente quatro projetos diretamente ligados a smart cities em desenvolvimento e outros diversos relacionados a loteamentos ou bairros planejados.

Ferreira citou como exemplo, o bairro Novo Mundo, em Uberlândia, criado em 2009, em uma área de mais de 3,2 milhões de m², conectada ao centro da cidade por uma das principais avenidas, com fácil acesso a terminais de ônibus e infraestrutura de qualidade. “O primeiro lançamento foi o Novo Mundo, depois Vida Nova, Bem Viver e Reserva dos Ipês. São quatro loteamentos já lançados, de oito novos que ainda serão lançados. Tudo começa no lote, em seguida o bairro vai se desenvolvendo com o início das construções, a chegada das pessoas e de serviços”, disse.

Além disso, Ferreira lembrou de uma das maiores dificuldades no desenvolvimento de loteamentos e bairros planejados como por exemplo a falta de padronização, as diferenças de legislação municipal, estadual e federal. Para que isso seja implantado Brasil afora temos trabalhado com as associações do setor”, completou.

NOVOS USOS PARA ATIVOS IMOBILIÁRIOS

O gerente de Investimentos Imobiliários da Votorantim S/A, Renê Rocha, ponderou os projetos do futuro e o aprendizado conquistado desde a construção dos primeiros bairros planejados do Brasil. Segundo Rocha a empresa iniciou os trabalhos no desenvolvimento imobiliário em 2015, quando começou a olhar de uma forma diferente aos seus ativos imobiliários. “Começamos a entender melhor nosso patrimônio acumulado em 100 anos de atuação e entender as diferenças entre elas. Como essas áreas conversavam com a operação industrial, com as cidades que começaram a se aproximar de áreas adquiridas anteriormente e entendemos que muitas dessas áreas poderiam ser desenvolvidas e ter melhores usos”, comentou.

De acordo com Rocha, a partir da identificação dos melhores usos para ativos imobiliários da Votorantim, foram escolhidas três áreas como prioritárias, com diferentes vocações. Uma área em Paulista (PE), outra em Votorantim (SP) e outra em São Paulo (SP). Os projetos estão em desenvolvimento e o primeiro lançamento imobiliário deverá acontecer em 2020. “São muitos os desafios, e é importante casar a vocação que a cidade tem, trazer a cultura para dentro do projeto, deixar um legado e construir um futuro”, concluiu.

O Sócio Sênior da G5 Partners, Ruy Rego, especialista em gestão de patrimônio destacou casos que levaram a um aprendizado sobre bairros planejados. Entre os citados estão o Reserva do Paiva (PE), a Granja Marileusa (MG) – onde destacou o protagonismo da Urban Systems na estruturação do projeto -, Riviera de São Lourenço (SP), Reserva Camassarys (BA) e Haram City, em Cairo no Egito, destinado a população de baixa renda. “A maioria dos projetos partem de áreas pertencentes a famílias, que resolvem dar um novo uso, outros, como o realizado no Egito, o poder público é proprietário da área. De qualquer forma o bairro planejado, ou comunidade planejada, precisa necessariamente estar integrado ao urbanismo da região”, comenta.

Rego também citou como principais desafios para o desenvolvimento de bairros e cidades planejadas a legislação, além da falta de disponibilidade de financiamentos.

DIFERENÇAS REGIONAIS

Leandro Begara, sócio e diretor de inteligência de mercado da Urban Systems, iniciou o debate destacando as diferenças regionais e a necessidade de entender as regras para cada projeto. O bate-papo continuou discutindo maneiras de superar os desafios como o trabalho conjunto de diversos profissionais e concluiu destacando a importância dos bairros planejados para o desenvolvimento das cidades e melhoria na qualidade de vida das pessoas.

A Urban Systems conta com metodologias exclusivas e customizadas para a consultoria e estudos e inteligência de mercado para todas as etapas do planejamento e desenvolvimento de um patrimônio imobiliário. Saiba mais sobre nossas soluções acessando aqui.

E entre em contato para apresentarmos nossas soluções! Seu patrimônio pode ser o futuro bairro inteligente do país!

O painel que aconteceu ao vivo e contou com apresentações e debates entre os participantes está disponível na plataforma cscmdx.com.br

Se você ainda não se inscreveu, a Urban Systems tem condição especial para você acessar a plataforma e conferir este e os outros 70 painéis que ocorreram no Connected Smart Cities e Mobility DX. Acesse aqui e receba sua cortesia.

Fonte: Urban Systems 

Últimas Matérias

LONGEVIDADE EM SMART CITIES

Como cidades humanas, resilientes e inclusivas devem se adaptar ao cenário do envelhecimento crescente da população.   De acordo com a segunda edição do Índice de...

ARTIGO PAULA FARIA – EMBAIXADORA MOBILIDADE ESTADÃO: ENCURTAR DISTÂNCIAS É UM DOS GRANDES DESAFIOS DA MOBILIDADE

Mais que melhorar a experiência ou a rapidez com que as pessoas atravessam a cidade, mobilidade urbana significa acesso a oportunidades *Por Paula Faria  “Como sair...

CENSO MOSTRA QUE ENSINO A DISTÂNCIA GANHA ESPAÇO NO ENSINO SUPERIOR

Em 2009, as matrículas dos calouros em EaD representavam 16,1% do total. Em 2018, elas representavam 39,8% do total de estudantes que ingressaram nas...

SMART MOBILITY

Com a pandemia do coronavírus, soluções de mobilidade individual se tornaram mais atrativas De acordo com dados da Associação Nacional dos DETRANS, o Brasil possui uma...

PROJETO DO GOVERNO CRIA MARCO LEGAL DAS STARTUPS E DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR

Os objetivos do governo com a proposta incluem fomentar esse ambiente de negócios; aumentar a oferta de capital para investimento em startups; e disciplinar...