spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesCSC DX 2020 – MERCADO IMOBILIÁRIO E CIDADES

CSC DX 2020 – MERCADO IMOBILIÁRIO E CIDADES

Idealizadora do Ranking Connected Smart Cities e sócia da plataforma de negócios homônima, a Urban Systems traz para a edição 2020 uma agenda estratégica para a discussão de planejamento urbano, mercado imobiliário e bairros planejados, frente às novas formas de pensar, viver e trabalhar na cidade em um cenário pós-pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

Serão 4 painéis trazendo 16 especialistas, desenvolvedores e investidores, mais os diretores da Urban Systems, para debater sobre como tornar as cidades mais inteligentes e o papel do desenvolvimento de bairros planejados e projetos imobiliários como responsáveis pela melhora da qualidade de vida nas cidades.

Lembrando que este ano o Connected Smart Cities será 100% online em sua versão CSC DX. Saiba mais sobre a Digital Xperience aqui.

BAIRROS PLANEJADOS

Para falar do que muitos tem chamado de uma solução para a mobilidade nas cidades, a Urban Systems está propondo dois painéis sobre bairros planejados, um com a temática do presente e o outro falando do futuro.

O primeiro deles, contando com moderação de João Bosco Silveira, Diretor de Patrimônio da Urban Systems, trará cases brasileiros de bairros inteligentes para discutir como esses bairros melhoram a vida de seus habitantes. Entre os temas abordados estão: o impacto na mobilidade das pessoas, considerando que esses bairros oferecem espaços de moradia, compra, lazer e trabalho, como uma nova centralidade; quais outros benefícios esse novo modelo urbano traz aos seus habitantes; a importância da tecnologia na implantação e no dia a dia dos bairros inteligentes e quais as vantagens econômicas desse modelo para investidores e proprietários de terra.

Além da moderação do João Bosco, o painel contará com a participação José Inácio, Diretor da Granja Marileusa; de Maury Bastos, Diretor Presidente da CSul Desenvolvimento Urbano; de Susanna Marchionni, CEO da Planet Brasil; e de Paula Peixoto, Gerente Sênior de Urbanismo da Iron House.

Além de discutir os projetos existentes e as soluções que já estão disponíveis em cidades brasileiras, o segundo painel, moderado por Leandro Begara, Sócio e Diretor de Inteligência de Mercado na Urban Systems, e líder de estudos de mercado e vocação imobiliário em mais de 100 projetos no Brasil, irá falar sobre os futuros bairros planejados que estão em desenvolvimento ou planejamento no Brasil.

O painel, contará com empresas e desenvolvedores com projetos em diferentes regiões do País, como o CEO da ITV Urbanismo, José Eduardo Ferreira; o Sócio Sênior da G5 Partners, Ruy Rego; o gerente de Investimentos Imobiliários da Votorantim S/A, Renê Rocha; e o Sócio Fundador da HS Urbanismo, Hugo Serra.

O painel irá tratar de questões como: o impacto regional na forma de pensar e executar novos bairros, os riscos e as formas de mitigar estes riscos em projetos de longo prazo; o impacto de projetos nas cidades em que se desenvolvem e a importância do diálogo com o poder público; as experiências adquiridas com os bairros inteligentes existentes e os erros que não se devem cometer; além de questões quanto ao uso das novas tecnologias, e as preocupações com os diferentes eixos das cidades inteligentes: energia, meio ambiente, segurança, saúde, educação, economia e mobilidade.

Esses painéis trarão conteúdo relevante para diferentes audiências, trazendo para discussão inclusive esta questão da interdisciplinaridade dos atores envolvidos, sendo relevante para: o poder público em suas diferentes esferas, incorporadores, construtores, loteadores, familly offices, fundos de investimento, arquitetos, urbanistas e a sociedade civil como um todo.

MERCADO IMOBILIÁRIO

O terceiro painel da agenda estratégica da Urban Systems trará como tema: “Soluções Inteligentes para o Mercado Imobiliário em Grandes Cidades”, contando com moderação de Paulo Takito, sócio e diretor da Urban Systems e um time de empresários do setor e urbanistas para falar sobre as novas tendências do mercado imobiliário nas cidades brasileiras.

Considerando que há diferentes aspectos e oportunidades de acordo com a regionalização, porte e perfil comportamental das cidades, o painel terá foco nas grandes cidades, porém sempre trazendo reflexões sobre as possibilidades de implementá-las nas cidades médias e grandes.

Serão discutidos neste painel os impactos da pandemia nos imóveis compactos (tendência das grandes cidades) e quais as perspectivas para esse perfil de imóvel, em diferentes perfis econômicos, no cenário futuro pós-pandemia. Também serão abordados temas como a modularidade dos imóveis residenciais, a possibilidade de implantação de micro bairros planejados nas grandes cidades, os novos modelos de negócios (locação e renda) para atender novos tipos de demanda, os impactos da incorporação imobiliária no desenvolvimento e na mobilidade das cidades e as novas regras de planejamento urbano oriundo dos novos planos diretor das cidades brasileiras.

Além da moderação do Paulo Takito, o painel contará com a participação do Alan Cury, Diretor da COMURB SPU; de Diego Dias, CEO da Ekko Group Incorporações; de Lourenço Gimens, Diretor da FGMF Arquitetos; e de Alexandre Lafer Frankel, CEO da Vitacon e Housi.

PLANEJAMENTO URBANO

Por fim, André Cruz, Sócio e diretor de Planejamento Urbano da Urban Systems recebe urbanistas e empresários para discutir e dialogar sobre o impacto da pandemia da COVID-19 (coronavírus) no planejamento das cidades e os seus usos, com ensaios sobre as novas tendências que despontam no planejamento urbano, considerando as restrições de mobilidade e as novas formas de trabalhar e consumir nas cidades.

Os palestrantes confirmados para este painel são: Marcelo Willer, sócio da ARK Desenho Urbano e o Philip Yang, CEO do Urbem – Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole.

O painel propõe a discussão do tema considerando as recentes declarações de grandes empresas a respeito da manutenção do home-office para seus colaboradores após o fim do isolamento social e os novos usos pensados para espaços corporativos, além de uma investigação a respeito do consumo local x regional e o papel das novas centralidades na vida das pessoas.

Os convites para os demais palestrantes estão sendo enviados, e logo mais você saberá quem irá participar desses painéis, pelas atualizações desse post e também na página da programação do CSC DX aqui.

Inscreva-se já no Connected Smart Cities Digital Xperience e não perca as discussões que ocorrem durante os próximos meses no espaço fechado do evento.

Willian Rigon, Sócio e Diretor Comercial e Marketing na Urban Systems

Fonte: Urban Systems

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos