spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaSTARTUP APOSTA EM RAIO ULTRAVIOLETA CONTRA CORONAVÍRUS

STARTUP APOSTA EM RAIO ULTRAVIOLETA CONTRA CORONAVÍRUS

A empresa foi uma das selecionadas na categoria Missão contra Covid-19 do Edital de Inovação para a Indústria, parceria entre SENAI/ABDI/Embrapii

Uma luz que consegue interferir em moléculas de DNA e RNA e impossibilita um vírus ou bactéria de se reproduzir e espalhar doenças, sem deixar resquícios químicos. Essa foi a solução que a startup SII Technology inscreveu na categoria Missão contra a Covid-19 do Edital de Inovação para a Indústria, para desinfectar meios de transportes públicos. A categoria surgiu de uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). 

Considerando que a pandemia de coronavírus possa durar um período longo, o CEO da empresa, Felipe Gásparo, disse ser imprescindível pensar em estratégias para a normalização da economia, sem deixar de priorizar a saúde e a segurança das pessoas.”Pensamos na solução de desinfecção com tecnologia de raio UV-C em ônibus e vagões, e começamos a fazer alguns testes para ver qual seria a aplicação e a eficiência. Quando apareceu o edital do SENAI, ABDI e Embrapii, vimos a possibilidade de suporte para desenvolvermos o produto em tempo hábil para ser útil na pandemia”, disse.

O produto desenvolvido pela empresa consiste em luminárias de raio UV-C instaladas dentro do ônibus ou vagão que serão acionadas por uma base móvel que funcionará fora do veículo, operada por um técnico. Uma unidade pode desinfectar até 40 ônibus por noite. O raio UV-C não deixa resquícios químicos, sendo assim mais seguro para as pessoas. Além disso é mais sustentável do que outras formas de desinfecção já que não geram resíduos tóxicos para o meio ambiente.

“Estamos na fase de lote-piloto, que, quando concluído, já poderá ser comercializado, mas ainda estamos trabalhando em ajustes para tornar o produto mais eficiente”, explicou Felipe. De acordo com o CEO, se somar o tempo de instalação e desinstalação do produto ao tempo de desinfecção, o processo leva 30 minutos por ônibus. A meta da startup é reduzir esse tempo pela metade.

As propriedades de desinfecção do UV-C já são utilizadas em outros setores: hospitais, com a desinfecção de instrumentos e equipamentos médicos e indústria alimentícia, com limpeza de alimentos. No atual cenário de pandemia de coronavírus, a startup enxergou a possibilidade de expansão de utilização de tecnologia para meios públicos.

Felipe explicou que comprovaram a eficiência do sistema por meio de medições confiáveis de laboratório e que receberam um grande apoio dos parceiros do Edital. “Estamos muito impressionados com o apoio que estamos recebendo. Eles não estão poupando esforços para entregarmos o projeto dentro do prazo”, disse.  

O EDITAL

O Edital de Inovação para a Indústria selecionou 25 projetos da categoria Missão contra a Covid-19, que receberão R$ 24,5 milhões aportados pelos parceiros. A categoria Missão contra a Covid-19 foi criada para a seleção de projetos destinados a prevenir, diagnosticar e tratar os efeitos do Covid-19.

Fonte: ABDI

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos