spot_img
HomeTALKSConnectaTalks#CONECTATALKS COM ROBERTO FREITAS | VICE-PRESIDENTE DO CMCTI FALA DAS AÇÕES DO...

#CONECTATALKS COM ROBERTO FREITAS | VICE-PRESIDENTE DO CMCTI FALA DAS AÇÕES DO PARQUE TECNOLÓGICO SOROCABA

Eliane Bueno
Eliane Bueno
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Roberto Freitas, ex-presidente do Parque Tecnológico Sorocaba e vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), destaca as ações do Parque no fomento à inovação e ao empreendedorismo, que será tema da sua palestra no Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, é especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, PPPs e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar as iniciativas voltadas para o desenvolvimento das cidades e conduz o Conecta Talks.

A especialista entrevistou Roberto Freitas, ex-presidente do Parque Tecnológico Sorocaba e vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) da cidade.

Na ocasião, Freitas enfatizou a sua participação no Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020, que acontece nos dias 08, 09 e 10 de setembro, destacando o contexto da sua palestra no evento, que terá abordagem focada no tema Inovação em clusters produtivos e que considera o case de como Sorocaba aceitou o desafio de criar um plano local de fomento à inovação e ao empreendedorismo.

DESTAQUES DA ENTREVISTA

1. Roberto Freitas detalhou a sua atuação nos últimos 4 anos na gestão do Parque Tecnológico Sorocaba, fundado em 2012,  onde atingiu um aumento do número de startups que compõem esse ecossistema de inovação, passando de 10 para 100 startups participantes. O gestor falou sobre o papel de ações empreendedoras como essa no desenvolvimento de Sorocaba e de outros municípios.

2. Outro ponto apontado foi sobre como o estímulo ao empreendedorismo atua de forma alternativa para a promoção do desenvolvimento dos municípios.

3. Os reflexos positivos  dos investimentos em tecnologia e sua importância em um cenário de pandemia, como a que estamos vivendo com a Covid-19, também foram abordados no bate-papo.

4. Nesse sentido, Freitas destacou as iniciativas do Parque Tecnológico Sorocaba que estão sendo utilizadas para minimizar os efeitos da pandemia, como o projeto do respirador com baixo custo, o Tele Corona, o serviço de apoio psicológico e a fabricação de máscaras, por exemplo.

5. O ex-presidente do Parque Tecnológico Sorocaba e vice-presidente do CMCTI concluiu a entrevista falando sobre a contribuição de iniciativas como o Connected Smart Cities e Mobility para o desenvolvimento das cidades brasileiras, frisando como deve ser pensada e trabalhada a cidade dos sonhos.


Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos