spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaCOMPETITIVIDADE NAS CIDADES

COMPETITIVIDADE NAS CIDADES

Como desenvolver uma cidade que possibilite habitabilidade para os cidadãos, empregabilidade para as empresas e sustentabilidade para a cidade

As cidades brasileiras estão constantemente evoluindo, cada vez mais em busca de uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos, com o objetivo de alcançar excelência em setores como economia, mobilidade, governança, qualidade de vida e meio ambiente.  Nesse sentido, acredita-se que algumas alternativas para o desenvolvimento de cidades inteligentes esteja diretamente relacionado à importância da presença e diversidade de habitats de inovação que possibilitem o desenvolvimento de empregabilidade, sustentabilidade e moradias para os cidadãos. 

O Connected Smart Cities & Mobility Digital Xperience vai contar com um painel que tem como objetivo discutir o conceito de Cidades Prósperas pensando a partir de uma ótica da presença da competitividade nas cidades. O painel contará com a participação de Marcelo Calmo, Prefeito Prefeitura de Lajeado/RS; de Yuri Lima, Sócio-Fundador da LABORe; e de  Cristina Schwinden, Secretária Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Palhoça.

Com o crescimento cada vez mais acelerado das cidades em um mundo globalizado, muitos governos estão se voltando para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e eficientes: smart cities são aquelas que unem o suprimento das necessidades básicas com o desenvolvimento urbano aliado à tecnologia. De acordo com o Prefeito Marcelo Caumo, o projeto Pro_Move, que promove a integração entre o Poder Público, entidades privadas, universidade e população, busca aplicar o conceito de cidades inteligentes e apresentar soluções para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, ampliar o conhecimento dos seus cidadãos, impulsionando o desenvolvimento econômico, de inovação e tecnologia.Segundo o Prefeito “já houve a implementação de um verba para o Fundo Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, no valor de 500 mil reais, e está em andamento o primeiro edital de inovação no município, visando a aceleração de startups, com a premiação de dois projetos inovadores que tragam vantagens aos munícipes”. 

Outro projeto que busca transformar a cidade em uma smart city é o Palhoça + Eficiente que, de acordo com Cristina Schwinden, foi um Programa criado para fomentar Concessões e PPPs no Município de Palhoça utilizando como premissa a inovação e elementos de Smart City: “Dentre os projetos contemplados, destacamos a PPP de Iluminação e a Concessão de Saneamento. Ambos os projetos possuem elementos que prepararão a infraestrutura da Cidade para receber as tecnologias que estão surgindo para tornar a prestação de serviço público mais eficiente e moderna. Como exemplo tem 100% de Telegestão na Iluminação e a inclusão de dutos para fibra óptica na Concessão de Saneamento quando for feito o investimento em esgotamento sanitário”. 

O elevado crescimento populacional torna um desafio cada vez maior para as cidades conseguirem suprir demandas e atender adequadamente às populações, além de assegurar segurança, condições ambientes, minimizar riscos econômicos, etc.  Neste sentido, a cidade deve integrar soluções dos mais diversos setores para um desempenho urbano capaz de lidar com crises.

Segundo Yuri Lima,  “No Brasil, passamos por um momento de intensificação do desafio do desenvolvimento econômico à medida em que a taxa de desemprego supera os dois dígitos e a economia passa por uma lenta recuperação após uma das maiores crises da história”. Pensando nisso, a LABORe apresentou uma solução que combinou a ciência de dados, a análise geoespacial e prospecção tecnológica para analisar o futuro do mercado de trabalho nos 5.570 municípios para todas as mais de 2.500 ocupações brasileiras. 

Nunca foi tão necessário pensar no conceito de prosperidade para as cidades. Pensando nisso, o Connected Smart Cities & Mobility Digital Xperience irá destinar um painel para discutir a Competitividade nas Cidades, abordando temas como O Futuro do Emprego nas Cidades Brasileiras, Ciclo de Aceleração Academia Mercado e  soluções de sucesso nas cidades. Para mais informações sobre o evento, clique aqui. 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos