BLUMENAU/SC: PRONTO MOBILE GANHA NOVA FUNÇÃO PARA O MONITORAMENTO DE PACIENTES COM COVID-19

A funcionalidade monitora pessoas com suspeita ou infectadas pelo Coronavírus

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, emitiu no dia 29 de maio último, o decreto de número 12.629, que estabelece regras de isolamento social para pessoas sintomáticas ou assintomáticas que se encontrem em investigação ou tenham confirmada a contaminação pelo Covid-19. O documento prevê que toda pessoa que atestar positivo, ou que esteja em situação de investigação da doença, será monitorada.

COMO FUNCIONA?

Os estabelecimentos de saúde, médicos, farmácias e os laboratórios de análises clínicas deverão realizar a notificação compulsória dos pacientes, com preenchimento de formulário eletrônico com dados como nome completo, estado civil, profissão, endereço, e-mail e números de telefone celular e fixo. Além disso, deverão informar se o paciente possui celular ou computador com acesso à internet.

Estes dados serão enviados à Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), que enviará ao paciente, via SMS ou Whatsapp, um link de acesso ao aplicativo PRONTO Mobile e os pacientes passarão a ser monitorados pela Semus. É importante destacar que toda pessoa que se encontre em isolamento social, por atestar positivo para o novo Coronavírus, deverá instalar gratuitamente em seu aparelho de celular o aplicativo, efetuando o cadastro completo na nova funcionalidade, que já está disponível desde o início desta semana, nas plataformas iOS e Android.

Todas as pessoas que realizarem o teste para Coronavírus são suspeitos até o resultado sair, por isso, devem permanecer em isolamento. Em caso de resultados negativos, a pessoa é liberada. Em caso de resultado positivo, a pessoa segue em isolamento por 14 dias a partir da data do exame. Essas orientações são repassadas ao paciente pelos profissionais de saúde.


PRONTO MOBILE

Auxiliando na orientação médica e no acompanhamento dos pacientes que testarem positivo para a Covid-19, o Pronto Mobile manterá contato, incluindo o paciente em um sistema de monitoramento. Enquanto for monitorado, o cidadão deve manter o aplicativo instalado, pois é através dele que receberá pushs a cada duas horas, com perguntas relacionadas ao seu ao quadro clínico. Como por exemplo: Está com febre, dor ou dificuldade para respirar?

Todas as perguntas terão “sim” e “não” como resposta. Ao responder, a informação e a localização do paciente serão coletadas, constando quadro clínico e se o cumprimento do isolamento social está sendo mantido ou não. As pessoas submetidas ao isolamento social deverão responder as mensagens enviadas pelo aplicativo PRONTO Mobile no tempo máximo de 15 minutos e permanecer no endereço indicado no cadastro, local em que deverá cumprir o isolamento, com tolerância para deslocamentos de, no máximo, 15 metros.

As pessoas que não responderem aos questionamentos no prazo determinado ou que se deslocarem em distâncias superiores das permitidas, serão contatadas por meio de ligações feitas pelas equipes de monitoramento. O não cumprimento das medidas acarretará na responsabilização do paciente e acionamento da autoridade policial, bem como Vigilância em Saúde, Defesa Civil municipal e Ministério Público.

O prazo para o isolamento social, de forma monitorada, é de 14 dias e as pessoas que estiverem em suspeita e apresentarem resultado negativo, deverão validá-lo com médico de confiança e seguir as orientações recebidas das equipes de saúde.

MONITORAMENTO

Será gerado um mapa interativo com cada paciente isolado, indicando aquelas pessoas que aguardam o resultado do teste e também dos recuperados, bem como dos positivos. Cada cidadão será como um pin no mapa da cidade, sendo acompanhados por uma equipe de apoio composta por profissionais da saúde, que utilizam temporariamente a Central de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura para o monitoramento.
Assessoria de comunicação: Eduarda Loregian

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Últimas Matérias

EQUIDADE DE GÊNERO E DIVERSIDADE

Como cidades estão promovendo um planejamento urbano mais seguro sob a perspectiva de gênero e da diversidade Historicamente, o planejamento urbano de uma cidade se...

CSCM LANÇA TRILHA INÉDITA DE CONTEÚDOS E DISPONIBILIZA ACESSO À EDIÇÃO 2020; SÃO MAIS DE 75 PAINÉIS

O conteúdo exclusivo do Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020 será disponibilizado entre 01 de outubro e final da 1ª quinzena de...

SMART CITIES: SÃO PAULO

Desafios e conquistas do Estado e da cidade de São Paulo no planejamento de cidades inteligentes Com o crescimento cada vez mais acelerado das cidades...

PREFEITURA DE SÃO PAULO ADOTA HOME OFFICE PERMANENTE

Medida pode gerar economia de R$ 1 bi aos cofres municipais em 7 anos A prefeitura de São Paulo decidiu adotar, em caráter permanente, o...

ANGRA DOS REIS: AUDIÊNCIA PÚBLICA PPP/CIDADES INTELIGENTES

Evento será realizado na terça (29 de setembro de 2020), em formato online e transmitido pelo Youtube No dia 29 de setembro, terça-feira, às 10h,...