spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEducaçãoUSP-CG LANÇA QUARTA CHAMADA PÚBLICA PARA ATRAIR PESQUISADORES DE PÓS-DOUTORADO E COLABORADORES.

USP-CG LANÇA QUARTA CHAMADA PÚBLICA PARA ATRAIR PESQUISADORES DE PÓS-DOUTORADO E COLABORADORES.

O Centro de Síntese USP Cidades Globais (USP-CG) lança em 2021 sua quarta chamada pública para atrair pesquisadores de Pós-Doutorado e Colaboradores. O objetivo é contribuir com o aprimoramento da pesquisa e da excelência científica e tecnológica da Universidade, assim como possibilitar a formação de grupos de pesquisadores nacionais e estrangeiros voltados às questões urbanas, integrando redes de estudos e pesquisas internacionais. Espera-se gerar aplicações, experimentações e soluções que se convertam em subsídios para as transformações necessárias no contexto urbano.

Deseja-se que os pesquisadores tragam uma perspectiva de trabalho inter e transdisciplinar em suas pesquisas, intensificando diálogo e interação entre as ciências sociais e humanas, as ciências experimentais, como a matemática e computação, física, química, biologia e todas as suas vertentes tecnológicas, e as ciências ambientais e da sustentabilidade, em propostas que considerem as complexidades das cidades e a projeção para 2050.



Sendo o IEA-USP um instituto de caráter interdisciplinar nato, o USP Cidades Globais se propõe a oferecer a possibilidade de pesquisadores e profissionais desenvolverem pesquisas inovadoras, estabelecerem conexões acadêmicas e adentrarem às diversas redes de pesquisa com as quais o IEA e demais unidades têm relação.

As propostas selecionadas poderão ser desenvolvidas na sede do IEA em São Paulo ou nos polos de São Carlos e Ribeirão Preto.

Modalidades

Programa de Pós-doutorado

O Programa de Pós-Doutorado na USP é regulamentado pela Resolução 7.406, de 03/10/2017. É realizado por portadores de título de Doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade.

Sobre o programa

  • Duração: de 6 meses a 5 anos
  • Carga horária mínima: 960h ao todo, 20h por semana

Instruções para preparar o projeto. Veja como submeter a documentação abaixo.

Programa Pesquisador Colaborador

Regulamentado pela Resolução 7.413, o Programa Pesquisador Colaborador é realizado por pesquisadores externos, vinculados ou não a outras instituições de ensino e pesquisa, com título de Doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira.

Sobre o programa

  • Dedicação: no mínimo 12 (doze) e no máximo 40 (quarenta) horas semanais
  • Duração: o período máximo de vinculação do pesquisador colaborador com o mesmo projeto de pesquisa é de 5 (cinco) anos

Instruções para preparar o projeto. Veja como submeter a documentação abaixo.

Fomento

Esta chamada não irá conceder bolsas aos pesquisadores selecionados.

Cronograma

  • Inscrição: 03 a 29/11/2021 (até às 15:00)
  • Resultado: 14/02/2022
  • Início: 24/03/2022 (reunião inaugural)

Relação de temas e pesquisadores supervisores do USP Cidades Globais

Consulte os supervisores antes de submeter a proposta. Temas sujeitos a alteração.¹ Docente do campus São Carlos

² Docente do campus Ribeirão Preto

Submissão

Submeta seu projeto aqui até às 15h (horário de Brasília) de 29 de novembro de 2021.

Sobre o programa

Criado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em 2016 com o apoio da Reitoria da Universidade de São Paulo, o Centro de Síntese USP Cidades Globais surge como espaço de diálogo e convergência intelectual entre pesquisadores, sociedade e setores público e privado para o encontro de propostas e soluções para a promoção da qualidade de vida nas cidades.  A contribuição se dá por meio de publicações, encontros e colóquios, bem como pelo envolvimento com gestores públicos municipais e representantes de setores empresariais e da sociedade civil.

Para o USP-CG, as agendas públicas das cidades devem ser montadas com base em propostas prioritárias que tenham sido examinadas cientificamente, de forma que a priorização das políticas públicas tenha a menor probabilidade possível de produzir erros ou efeitos inócuos. Assim, a missão do programa é compreender a cidade como sistema complexo, por meio de uma abordagem inter e transdisciplinar, que possa trazer respostas factíveis a duas questões norteadoras, visando um sistema de proteção social, com projeções até 2050: (1) O que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas nas cidades?; (2) O que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas nas regiões metropolitanas?

Para responder a estas perguntas, o Centro de Síntese USP Cidades Globais realizou uma série de eventos em que especialistas discutiram tópicos prioritários. A partir das ideias tratadas de forma inter e transdisciplinar, alguns documentos foram produzidos. Mais recentemente, o USP-CG também iniciou processo para agir de forma prática no auxílio às políticas públicas, com projetos que desenvolvem ferramentas para uso pelo poder público para melhorar o bem-estar dos munícipes.

São exemplos de projetos desenvolvidos no âmbito do programa: 1) o projeto Cipoal Jurídico, que usa computação linguística para examinar as leis do município de São Paulo com o intuito de auxiliar vereadores e prefeito a compreenderem as incoerências jurídicas e com isto melhorarem os seus desempenhos. Este projeto também permite avaliar o desempenho de vereadores de forma rápida e clara e servirá como uma ferramenta para a população nas próximas eleições para prefeito e vereadores em São Paulo. 2) Uma parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) visa estudar e produzir um documento sobre o Pacto Federativo Brasileiro, na tentativa de, possivelmente, alterar o pacto para que as cidades tenham maior agilidade para poderem aumentar o bem-estar de seus habitantes. 3) Desenvolvimento de ferramentas computacionais para análises de dados de vários tipos, com o objetivo de embasar cientificamente as decisões em políticas públicas. Algumas ações práticas, como na área de saúde e de soluções embasadas na natureza, já estão em andamento, inclusive com colaborações internacionais. 4) Coluna “Boletim UrbanSus”, mantida pelo Programa USP Cidades Globais no Programa Jornal da USP no Ar, na Rádio USP, que vai ao ar toda segunda-feira às 8h da manhã e que visa divulgar os objetivos do desenvolvimento sustentável e suas consequências para as cidades.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE EDUCAÇÃO

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos