Felizmente, quem usa o aplicativo tem ganhado mais motivos para se impressionar. Seguindo uma tendência que encontramos em aplicativos voltados a diversos setores, começamos a oferecer cada vez mais informações aos passageiros de transporte público.
Gosto de dizer que, quando um usuário começa utilizar o app do Moovit para planejar suas rotas, fica logo maravilhado duas vezes: primeiro com todas as informações sobre mobilidade urbana reunidas ali e todas suas combinações possíveis, e depois com os avisos em tempo real, informando quanto tempo falta para o ônibus chegar.
Felizmente, quem usa o aplicativo tem ganhado mais motivos para se impressionar. Seguindo uma tendência que encontramos em aplicativos voltados a diversos setores, começamos a oferecer cada vez mais informações aos passageiros de transporte público. Isso se alinha a um dos preceitos da Mobilidade como um Serviço (MaaS): diversos serviços e informações acessíveis em uma só plataforma, simplificando a experiência do usuário.
A cidade de São Paulo é uma das cinco no mundo em que apresentamos informações sobre acessibilidade para cada ônibus. Ao lado da estimativa de chegada em tempo real é exibido um ícone indicando se o veículo dispõe de elevadores e outros equipamentos para acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Como tratado em um texto anterior, a acessibilidade é um elemento fundamental para a inclusão de todos os cidadãos no transporte público.
A única outra cidade que dispõe de notificações semelhantes no país é Curitiba – poucas cidades, infelizmente, incluem esse dado no suas bases de dados, condição necessária para que o Moovit possa exibi-la.
Pagamentos sem contato
No Rio de Janeiro, em uma parceria inédita com a Riocard Mais – o sistema de bilhetagem eletrônica utilizado no estado – o Moovit passou a mostrar ao usuário, antes do embarque, em quais ônibus é possível pagar a passagem por aproximação. Na tela do app aparece uma notificação sobre o NFC (near-field communication), a tecnologia que permite aos passageiros pagar passagens com o Cartão Digital, função por aproximação do Riocard Mais. Trabalhamos para que, em breve, os usuários também possam saber quais ônibus contam com wifi e quais têm ar condicionado, um item de primeira necessidade no verão carioca.
Em 18 cidades do país, o Moovit estabeleceu parceria com a RecargaPay para que os usuários possam comprar créditos dos seus cartões de transporte. Há uma particularidade, já que a operação não acontece no app do Moovit, mas no ambiente da RecargaPay. Porém, todo o processo tem início por um botão no nosso aplicativo.
Os exemplos mostram que levar essas informações aos passageiros é uma maneira de ajudá-los a simplificar suas jornadas, o que reverte em uma maior fidelização e maior percepção de qualidade no trajeto. Boa parte dos dados que podem ser exibidos ali estão de posse dos operadores e/ou poder público, e devem ser preparados para serem disponíveis nas plataformas como o Moovit, através de políticas de dados abertos, voltadas à mobilidade.
Deixá-los acessíveis na palma da mão beneficia o cidadão com mais informações e os sistemas de transporte com mais passageiros.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities
Gerente geral do Brasil no Moovit. Atuou por 12 anos no mercado financeiro e, em 2013, a convite do então secretário de transportes do Rio de Janeiro, migrou para a área pública, onde foi o responsável pela abertura dos dados do transporte público. Formação: Administração de Empresas (IBMEC-Rio) e Finanças (FGV).